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dc.contributor.author Ramos, Edimauro
dc.date.accessioned 2023-03-30T20:55:18Z
dc.date.available 2023-03-30T20:55:18Z
dc.date.issued 2021-07-30
dc.identifier.citation RAMOS, E. A construção narrativa da Bruxa Xianniang no live action de Mulan: pedagogias do gênero em ação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 305–323, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13032. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13032. Acesso em: 25 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10790
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.305-323, Jan./Jun. 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo busca, por meio de articulações com as pedagogias culturais e as pedagogias de gênero, explorar a construção narrativa de Xianniang, nova personagem presente no live action de Mulan (2020), baseado na animação de 1998. O filme traz a personagem como uma bruxa perversa que se junta ao vilão para atacar a China, assim como na animação. Contudo, quando analisada pela perspectiva das pedagogias de gênero, a construção da personagem está às sombras da masculinidade hegemônica, das marcas de gênero e da dominação masculina. Execrada e subestimada por conta de seus poderes, o desenrolar da personagem e as pedagogias que a envolvem abrem fendas para os debates sobre gênero, suas pedagogias e seus movimentos curriculares. pt_BR
dc.description.abstract Este artículo busca, a través de articulaciones con pedagogías culturales y pedagogías de género, explorar la construcción narrativa de Xianniang, un nuevo personaje en la acción en vivo de Mulan (2020), inspirado en la animación de 1998. La película presenta el personaje como una bruja perversa que se une al villano para atacar a China, así como en animación. Sin embargo, cuando se analiza desde la perspectiva de las pedagogías de género, la construcción del personaje se encuentra en las sombras de la masculinidad hegemónica, las marcas de género y la dominación masculina. Execrada y subestimada por sus competencias, el desenvolvimiento del personaje y las pedagogías que lo involucran abren brechas para los debates sobre género, sus pedagogías y sus movimientos curriculares. pt_BR
dc.description.abstract This article seeks, through articulations with cultural pedagogies and gender pedagogies, to explore the narrative construction of Xianniang, a new character in the live action of Mulan (2020), based on the animation of 1998. The film features the character as a witch perverse who joins the villain to attack China, as well as in animation. However, when analyzed from the perspective of gender pedagogies, the construction of the character is in the shadows of hegemonic masculinity, gender marks and male domination. Execrated and underestimated due to their powers, the unfolding of the character and the pedagogies that involve her open gaps for debates about gender, its pedagogies and its curricular movements. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Pedagogias de gênero pt_BR
dc.subject Pedagogias Culturais pt_BR
dc.subject Mulan pt_BR
dc.subject Xianniang pt_BR
dc.subject Pedagogías de género pt_BR
dc.subject Pedagogías culturales pt_BR
dc.subject Gender pedagogies pt_BR
dc.subject Cultural Pedagogies pt_BR
dc.title A construção narrativa da bruxa Xianniang no live action de Mulan: pedagogias do gênero em ação pt_BR
dc.title.alternative A construcción narrativa de la bruja Xianniang en la acción en vivo de Mulan: pedagogías de género en acción pt_BR
dc.title.alternative The narrative construction of the witch Xianniang in the live action of Mulan: gender pedagogies in action pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9i1.13032 pt_BR


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