A construção narrativa da bruxa Xianniang no live action de Mulan: pedagogias do gênero em ação

Ramos, Edimauro

Abstract:

 
O presente artigo busca, por meio de articulações com as pedagogias culturais e as pedagogias de gênero, explorar a construção narrativa de Xianniang, nova personagem presente no live action de Mulan (2020), baseado na animação de 1998. O filme traz a personagem como uma bruxa perversa que se junta ao vilão para atacar a China, assim como na animação. Contudo, quando analisada pela perspectiva das pedagogias de gênero, a construção da personagem está às sombras da masculinidade hegemônica, das marcas de gênero e da dominação masculina. Execrada e subestimada por conta de seus poderes, o desenrolar da personagem e as pedagogias que a envolvem abrem fendas para os debates sobre gênero, suas pedagogias e seus movimentos curriculares.
 
Este artículo busca, a través de articulaciones con pedagogías culturales y pedagogías de género, explorar la construcción narrativa de Xianniang, un nuevo personaje en la acción en vivo de Mulan (2020), inspirado en la animación de 1998. La película presenta el personaje como una bruja perversa que se une al villano para atacar a China, así como en animación. Sin embargo, cuando se analiza desde la perspectiva de las pedagogías de género, la construcción del personaje se encuentra en las sombras de la masculinidad hegemónica, las marcas de género y la dominación masculina. Execrada y subestimada por sus competencias, el desenvolvimiento del personaje y las pedagogías que lo involucran abren brechas para los debates sobre género, sus pedagogías y sus movimientos curriculares.
 
This article seeks, through articulations with cultural pedagogies and gender pedagogies, to explore the narrative construction of Xianniang, a new character in the live action of Mulan (2020), based on the animation of 1998. The film features the character as a witch perverse who joins the villain to attack China, as well as in animation. However, when analyzed from the perspective of gender pedagogies, the construction of the character is in the shadows of hegemonic masculinity, gender marks and male domination. Execrated and underestimated due to their powers, the unfolding of the character and the pedagogies that involve her open gaps for debates about gender, its pedagogies and its curricular movements.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.305-323, Jan./Jun. 2021.

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