-
-
Corrêa, Maria de Fátima Cruz
(2021)
A presente pesquisa configura se em um estudo bibliográfico, teórico e reflexivo acerca do uso da descrição documental arquivística enquanto estratégia e metodologia instrumental servindo de apoio e estímulo aos estudos ...
-
-
Pinto, Matheus Balbueno
(2021)
O texto apresenta considerações para o estabelecimento de relações práticas e concretas entre o ensino de História e a Educação Patrimonial, no município do Rio Grande/RS, podendo elas serem utilizadas como base para ...
-
-
Xavier, Virginia da Silva
(2017)
No presente trabalho de conclusão de mestrado visamos analisar como os atuais Manuais do Professor de História que somados aos Livros Didáticos de História, voltados para o Ensino Médio, são utilizados pelos docentes para ...
-
-
Nunes, Eliana Duarte
(2022)
Esta pesquisa faz parte de estudos realizados no Mestrado Profissional em História, pela Universidade Federal do Rio Grande. Trata da relação entre o Ensino de História, a aprendizagem de estudantes com deficiência visual ...
-
-
Cunha, Bianca Langhinrichs
(2018)
Atualmente muito se tem debatido a respeito do ensino de História e também sobre o ensino de Surdos nas escolas bilíngues. Contudo, os debates ainda encaram essas duas questões isoladamente. Essa pesquisa propõe unir as ...
-
-
Silva, Paulo Gutemberg de Noronha
(2019)
Esta dissertação tem como objetivo identificar e analisar as narrativas dos discentes Quilombolas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, com delimitação temporal dos ingressantes entre os anos de 2014 a 2017, tanto ...
-
-
Rodrigues, Alessandra Farias
(2018)
O presente trabalho propõe-se a ressaltar a importância do Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como analisar, discutir e refletir sobre como crianças do 4º ano se apropriam dos saberes históricos ...
-
-
Silva, Márcia Alonso Piva da
(2018)
A educação Patrimonial é ação permanente e metódica do trabalho educativo do ensino de história, tendo como foco o Patrimônio Cultural e suas manifestações. Entretanto, os conceitos de patrimônio cultural e, por conseguinte, ...
-
-
Alves, Amanda Cristina dos Santos Costa
(2018)
A presente pesquisa tem como principal objetivo identificar e analisar as práticas de Ensino de História Pré-Colonial, através das atividades turísticas implementadas no Parque Estadual do Guartelá (PEG), localizado no ...
-
-
BRASIL, Rogério Victor Maas
(2016)
No presente trabalho tive como objetivo investigar dentro do conjunto de pesquisas relativas à Educação Histórica, como se dá ou não a aprendizagem histórica dos alunos a partir da utilização das histórias em quadrinhos ...
-
-
Campos, José Inácio Garcia
(2018)
O trabalho de pesquisa a seguir intenciona discutir as possibilidades pedagógicas a partir de experiências concretas com análise de filmes considerados históricos com turmas de alunos do Ensino fundamental. Tendo por base ...
-
-
Silveira, Carlos José Borges
(2016)
Esta pesquisa propõe a investigar o papel da Educação Histórica no planejamento curricular
na área de História do Ensino Médio (EM). Para tanto, o suporte teórico-metodológico
investigativo se fundamentou na obra de ...
-
-
Aguirre, Kathleen Kate Dominguez
(2017)
Neste trabalho temos por objetivo identificar representações excludentes reproduzidas nos espaços escolares, a partir das categorias raça, pobreza, perspectivas de mundo e futuro. Para tanto, partimos da perspectiva do ...
-
-
Souza, Uirys Alves de
(2016)
Jörn Rüsen influenciou teoricamente a base deste Trabalho de Conclusão de Mestrado, que
se propõe apresentar a consciência histórica como substanciação da forma dos seres humanos se
corresponderem ao mundo através da ...
-
-
Corrêa, Iryna da Silva
(2022)
Este relatório apresenta o desenvolvimento da exposição digital de fotografias da E.M.E.F. Álvaro de Carvalho, através das incursões ao seu acervo fotográfico e as contribuições do acervo de mesma natureza do Professor ...
-
-
Trindade, Deivid da Costa
(2021)
Os "Espelhos de Príncipe" foram manuais difundidos dos séculos XIII ao XVIII na Europa, principalmente na Itália e na França. Através deles, eram ditadas as formas de conduta que os Príncipes deveriam seguir para exercer ...
-
-
Silva, Lisiana Lawson Terra da
(2017)
Esta dissertação visa estudar como a sociedade ateniense do século V articulava social e politicamente, a elaboração de um modelo do feminino que era expresso através de uma visão masculina sobre as mulheres e como isso ...
-
-
Papaconstantinou, Sophia Martinez
(2021)
Neste trabalho nos debruçamos sobre a obra Otelo, O Mouro de Veneza (1604) de autoria de William Shakespeare e a analisamos pela perspectiva de gênero. Compreendendo a forma como o feminino e o masculino se portam naquele ...
-
-
MESQUITA, Natiele Gonçalves
(2014)
Esta Dissertação tem como objetivo problematizar a educação nas relações étnico-raciais, trazendo à tona a discussão da Lei n.º 10.639/03 e algumas possibilidades de trabalho a partir do periódico A Alvorada. Para tanto, ...
-
-
Faria, Simone Gomes de
(2016)
O presente trabalho tem como escopo central aferir as concepções dos professores de História
sobre as relações entre pesquisa e docência. A investigação apresenta uma natureza descritiva
e sua abordagem é qualitativa. ...