ICHI - Mestrado Profissional em História
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17 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemEnsino de História no arquivo: diálogos e potencialidades para aprendizagens significativas(2023) Rosa, Erick Silva da; Matos, Julia SilveiraNeste trabalho nos propomos construir uma reflexão sobre a contribuição dos conjuntos documentais que se encontram no Arquivo Público Histórico Municipal do Rio Grande, para a manutenção, construção e reconstituição da memória, na cidade de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul-Brasil, assim como, para aprendizagens significativas no âmbito do ensino de história. No entanto, com vistas a extrapolar uma simples reflexão, propomos ainda a construção de um arquivo simulado voltado para os estudantes do ensino fundamental e ensino médio, com vistas a mobilizar aprendizagens históricas a partir do manuseio de documentos arquivísticos. Essa proposta de construção de um arquivo simulado se converte não apenas no produto final desse Trabalho de Construção de Curso, como também nos motiva a problematizar o trabalho com documentos tratados pelo arquivo na prática do ensino de História. Assim, partiu-se do seguinte questionamento:Qual a contribuição dos documentos para as aprendizagens significativas no ensino de história?Com vistas a responder tal problemática, buscamos em referenciais teóricos da história e da arquivologia o alicerce necessário para a consecução dos nossos objetivos. Como objetivo principal nos propomos a construção arquivo simulado acima mencionado, para tanto buscaremos: Apurar a evolução histórica do Arquivo Público e Histórico Municipal do Rio Grande APHMRG; contextualizar o APHMRG como lugar de ensino de história; identificar nos conjuntos documentais do acervo documentos que tratem sobre a história dosexcluídos, presos, pessoas escravizadas, deficientes mentais e profissões marginalizadas; propor a experimentação do arquivo simulado, cuja temática será a história dos excluídos, na cidade do Rio Grande com atividades estratégicas e orientações de como trabalhar em sala de aula com tais documentos. O público alvo são os professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, este produto além de sua versão física, será também inserido no site do APHMRG. Em seu detalhamento metodológico esta é uma pesquisa de caráter documental, natureza aplicada, abordagem quali-quantitativa.
- ItemA ciranda cultural de prendas do Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG: um reorte na bibliografia do ensino de história, a partir de escolas públicas municipais das cidades que compõe a 6ª região tradicionalista(2023) Santana, Doris de Souza; Silva, Cláudio Renato Moraes daEste trabalho tem como tema a Ciranda Cultural de Prendas do Movimento Tradicionalista Gaúcho, fazendo um recorte em uma das etapas do concurso, a prova escrita. Em especial o conteúdo programático referente as questões de História do Rio Grande do Sul, exigidas no seu regulamento. Utiliza a metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como ferramenta o questionário, que foi aplicado aos professores da rede municipal de ensino nas cidades que fazem parte da 6a Região Tradicionalista (Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí – Brasil) que ensinam o conteúdo de História do Rio Grande do Sul. A coleta de dados informacionais e posterior análise revelou que mais da metade do conteúdo exigido na Ciranda Cultural de Prendas, não é ensinado em sala de aula. Essas etapas foram fundamentais para a elaboração do Produto deste TCM – o BLOG, ferramenta pública, gratuita e de fácil acesso que vai contribuir na preparação das candidatas a participação nas Cirandas.
- ItemA narrativa-interativa como jogo de História: o livro-jogo como potencializador da Educação Histórica(2024) Martins Junior, Domingos Savio Ximendes; Matos, Júlia SilveiraA presente dissertação é fruto de uma conexão entre a atividade humana do jogar e o campo do ensinar história. Partindo do pressuposto que o jogo é uma atividade lúdica, que coloca os jogadores em contato com uma dinâmica progressiva e uma interpretação em uma narrativa mediada por regras, se estruturou uma problemática que a associe com o ensino da história: como um jogo de interpretação de papéis, através de uma narrativa em que o jogador é partícipe interativo, pode servir de artefato para a Educação Histórica? A pesquisa tem como objetivo geral a análise de como pode ser realizada essa articulação entre o ensino de história e a atividade lúdica do jogo de RPG, partindo de pressupostos da Educação Histórica. Através de tal articulação teórica, buscou-se refletir as possibilidades de um desenvolvimento de um livro-jogo de temática histórica direcionado aos estudantes do ensino fundamental. Fundamentando-se na Educação Histórica, em pesquisas entre ensino de história com jogos e das teorias do jogo concretizou-se no desenvolvimento um livro paradidático sobre a Ditadura Militar de 1964 na cidade do Rio Grande (RS), para que seja usado de forma lúdica por professores com seus estudantes nas aulas de história, objetivando um ensino significativo da História.
- ItemCultura material e proveniência bibliográfica no ensino de história: um estudo sobre os ilustres doadores do acervo raro da Biblioteca Rio-Grandense(2023) Vian, Alissa Esperon; Pestana, Marlon Borges; Rodrigues, Marcia CarvalhoA proveniência engloba todo o ciclo de vida de um objeto, desde a sua origem manufatureira até a sua vida social, o que enquadra especificidades técnicas, políticas e sociais. É usualmente expressa por meio de uma cronologia de proprietários, custódia ou localização, incluindo nomes e outras informações contextuais de interesse para os historiadores. Esta pesquisa destaca os antigos doadores da Biblioteca Rio-Grandense e investiga a história do livro, dos leitores e da leitura na cidade do Rio Grande (RS) a partir do estudo das marcas de proveniência bibliográficas encontradas em exemplares publicados entre 1880 e 1920, que integram a coleção de livros raros da instituição. Como objetivos específicos, destaca-se: a) mapear a trajetória histórica percorrida pelos livros raros pertencentes à Biblioteca Rio-Grandense, identificando as marcas deixadas por seus antigos proprietários e leitores; b) identificar os antigos proprietários e leitores dos livros pertencentes à Biblioteca Rio-Grandense; c) identificar os gêneros literários das obras selecionadas; d) analisar os grupos sociais dos doadores das obras selecionadas; e) criar um repositório temático digital, de acesso aberto, das marcas de proveniência identificadas junto ao acervo raro da Biblioteca Rio-Grandense. A coleta de dados para a construção deste projeto baseou-se em revisão bibliográfica e documental, realizada em fontes nacionais e estrangeiras, disponíveis em formatos tanto impressos quanto digitais, com um método exploratório não exaustivo e uma abordagem quanti- qualitativa.
- Item"De modelo à toda a terra" : valorizando o patrimônio cultural quilombola em sala de aula(2019) Costa, Alaídes Terezinha Dias da; Schiavon, Carmem Gessilda BurgertO presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos por meio de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História, mestrado profissional. A pesquisa gira em torno do Patrimônio Cultural e da Educação Escolar Quilombola na Comunidade Remanescente de Quilombo de Casca, situada na cidade de Mostardas, Rio Grande do Sul. No primeiro capítulo demonstraremos de que forma conceituamos, patrimônio, educação patrimonial, quilombo, educação quilombola, ensino de História, bem como nos propomos a pensar a quem serve o patrimônio o patrimônio é o mesmo para todos? Assim, ao longo deste primeiro capítulo essas serão nossas indagações geradoras da pesquisa; para que se possa elucidá-las, faremos uso de revisão bibliográfica no tocante ao patrimônio, remanescentes de quilombos, educação e a educação ligada ao patrimônio e às populações ditas quilombolas. No segundo capítulo, pretendemos apresentar parte prática da pesquisa em que demonstraremos nossa incursão na comunidade, conhecendo sua história e trajetória enquanto comunidade remanescente de quilombo, por meio da catalogação das peças oriundas da comunidade que compõem o acervo localizado na escola, observação das aulas da turma de quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quitéria Pereira do Nascimento e entrevista com a educadora da turma com o objetivo de identificar de que forma ocorre o ensino de História naquela turma, principalmente, o ensino da História local. O terceiro capítulo será dedicado a demonstrar de que forma elaboraremos o material de apoio que será disponibilizado a quem realizar visita ao acervo de patrimônio quilombola, quais as atividades proporemos para compor esse material, quais ações de ensino/aprendizagem constarão nesse folheto informativo. Também, nesse capítulo, pretendemos dar conta de realizar ações de aproximação entre a turma do quinto ano da E.M.E.F Quitéria Pereira do Nascimento e o acervo do museu, bem como uma aproximação entre a comunidade escolar e o acervo, de forma mais generalizante.
- ItemEnsino de história e arquivos : práticas de descrição documental arquivística e preservação documental como estratégias de aprendizagem(2021) Corrêa, Maria de Fátima Cruz; Matos, Julia SilveiraA presente pesquisa configura se em um estudo bibliográfico, teórico e reflexivo acerca do uso da descrição documental arquivística enquanto estratégia e metodologia instrumental servindo de apoio e estímulo aos estudos dos alunos da disciplina de história. O docente de história tem nos arquivos um espaço colaborativo e motivacional para a pesquisa histórica e o ensino do uso das fontes documentais. A pesquisa discorre sobre as origens e evolução dos preceitos da ciência diplomática em sua perspectiva clássica e contemporânea ; e seu aporte para os fundamentos da metodologia de identificação arquivística, que faz uma pesquisa intelectual sobre a gênese documental, ancorando se nos princípios e ensinamentos da didática da história. Esse conhecimento adquirido culmina no letramento informacional histórico e arquivístico de alunos e professores. O letramento ao ser aplicado nas atividades descritivas a s tornam referência instrumental e metodológica com instrumentos de pesquisa estruturados e contextualizados. Os alunos e professores de história ao entrarem em contato com os produtos descritivos precisam valer se de sua própria consciência histórica, dos ensinamentos transmitidos por seus professores, e de suas competência s informacionais, o que torna esta atividade desafiadora e instigante. Afinal, em um instrumento de pesquisa consulta se muitos documentos e, neste ponto a pesquisa torna se uma atividade fascinante. Como resultado desse estudo, será produzida uma cartilha para docentes da Educação básica e superior que apresentará a descrição e a identificação arquivísticas como metodologia para um ensino e aprendizagem significativos da história.
- ItemA trincheira discursiva: escritos políticos de Angelo Dourado em livros e na imprensa rio-grandina na formação do Rio Grande do Sul republicano (1893-1905) – usos e possibilidades para a pesquisa e o ensino de história no ensino superior(2014) Oliveira, Marcelo França de; Alves, Francisco das NevesA presente dissertação analisa a produção discursiva de Ângelo Dourado através dos livros Voluntários do Martírio (1896) e A Situação Política do Brasil (1905) além de uma seleção de vinte crônicas publicadas no diário rio-grandino Echo do Sul (1899), enquanto fontes para a pesquisa e o ensino de história da época da implantação e consolidação republicana brasileira, em especial os eventos relacionados à Revolução Federalista (1893-95), sob a perspectiva da história política. Assim, constituem seus objetivos principais a análise dos elementos políticos, ideias e posicionamentos abrangidos na produção discursiva de Ângelo Dourado no quadro da formação do Rio Grande do Sul republicano (tendo por base os registros documentais indicados); e também conhecer, com base nas suas obras, as percepções, interpretações e afirmações a respeito da Revolução Federalista, levando em conta suas construções discursivas acerca dos aliados e dos adversários na guerra e na política do Rio Grande do Sul e do Brasil; e ainda refletir sobre as possibilidades de uso das fontes da época no ensino de história, mesclando análise historiográfica e documental sobre o período analisado, debatendo o tratamento factual e até mesmo o silenciamento a que o tema foi relegado ao longo da história sulina, em especial nos ambientes de ensino-aprendizado. Por fim, a aplicação prática deste conhecimento, valendo-se dos excertos dos textos de Dourado (nos livros e na imprensa) em sala de aula, especificamente na disciplina de História do Rio Grande do Sul II ministrada nos cursos de graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande.
- ItemA apropriação dos conhecimentos históricos pelos alunos dos quintos anos do ensino fundamental: estudo do caso de uma escola da Rede Salesiana em Rio Grande/RS(2020) Guerreiro, Fabíola Delsale Diniz; Senna, Adriana Kivanski deO presente trabalho tem o objetivo de investigar, junto aos alunos dos quintos anos da Escola Salesiano Leão XIII - Rio Grande/RS, como eles se apropriam dos conhecimentos históricos trabalhados em suas turmas, com relação a um determinado assunto da disciplina de História, que será desenvolvido em data pré-determinada. Como os professores das turmas e a direção serão entrevistados, será feita também a análise de suas falas sobre o que pensam e como é colocado na prática o ensino da história conjuntamente com as diretrizes pedagógicas, orientação para professores e regimento da instituição (documentação oficial da escola). A metodologia utilizada na pesquisa é de cunho qualitativo, a qual valoriza e considera o papel dos sujeitos envolvidos naquilo que se está investigando. Através de um acompanhamento nas turmas, observando as aulas que abordam especificamente o ensino de História, e com entrevistas posteriores junto aos estudantes se conseguirá interpretar suas narrativas a partir da Hermenêutica, ou seja, compreender-se-á, desvendar-se-á, por uma análise profunda das falas das crianças, o que significou para elas o conteúdo histórico desenvolvido pela professora. A fundamentação teórica da pesquisa baseia-se no conceito de Educação Histórica, pela qual investiga-se possibilidades do que pode ocorrer com cada pessoa em suas formas de interpretar fatos que ocorreram no passado, descartando uma manifestação única de pensamento, de análise, de significância. Este trabalho, por fim, tem o intuito de saber como os alunos conseguem ressignificar para suas vidas no presente o que conheceram sobre o passado, numa relação de percepção e crítica, para que diferentes possibilidades possam ser pensadas, no sentido de uma nova orientação de vivências para o futuro. Essa construção/reconstrução de saberes faz parte do conceito de Consciência Histórica, a qual embasa a teoria da Educação Histórica.
- ItemRomualdo Gomes Magriço e O Naufrágio do Rio Apa : às margens do infortúnio nos mares do sul(2017) Pinho, Pablo José Mateus do; Paulitsch, Vivian da SilvaA tela O Naufrágio do Rio Apa - pintura a óleo sobre tela -, de Romualdo Gomes Magriço, produzida em 1887 e pertencente ao acervo da Biblioteca Rio-Grandense (Rio Grande do Sul - Brasil), retrata o naufrágio que ocorreu entre os dias 11 e 12 de julho de 1887. O fato ocorreu próximo à costa do litoral sul da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul com o paquete Rio Apa da Companhia Nacional de Navegação a Vapor. Recusada pela crítica local, a pintura ficaria reclusa aos olhos da população por mais de cem anos, permanecendo esquecida na memória dos rio-grandinos. A tela insere-se no gênero de marinha sobre o espectro dos naufrágios e suscita indagações sobre possíveis relações com a produção pictórica da Itália Setentrional no final do século XIX. No plano iconográfico da tela observa-se a correspondência do quadro com inquéritos, notícias e especulações em torno do naufrágio e referências que perpassam as tradições literárias e pictóricas. Em demanda de seu encomendante discutir-se-á a relação da tela com uma possível função mnemônica a ser empregada pela elite comercial e política na reivindicação de melhorias na Barra do Rio Grande. Ademais, a partir da pesquisa histórica e iconográfica acerca da tela O Naufrágio do Rio Apa, um bem cultural do Rio Grande, desenvolveu-se um projeto educativo denominado Magriço, o menino pintor, com alunos do Ensino Fundamental I e II, a fim de que os objetivos propostos fossem alcançados, no âmbito da experiência estética, da consciência histórica e da prática artística.
- ItemUma pitada de memória, duas colheres de história : um estudo da relação entre memória e história no livro "Projeto Araribá" do 6° ano(2016) Garcia, Bruna da Silva; Gonçalves, Jussemar WeissEste trabalho tem o intuito de estudar o conceito de memória nos livros didáticos de história, especificamente na coleção "Projeto Araribá", da editora Moderna, do 6º ano do ensino fundamental, componente curricular de história, juntamente com outras coleções, das escolas públicas, estaduais e municipais, e particulares desde que foi aprovado pelo PNLD de 2014. O livro didático de história é um importante instrumento didático-pedagógico, no seu sentido mais complexo, ele exprime e perpetua as ideologias, as relações sociais, econômicas, políticas, identitárias, memorísticas, etc. Primeiramente, a pesquisa foca-se em como a memória se constrói e se articula dentro da historiografia; para, então, problematizá-la no livro didático selecionado. O capítulo número 1, é responsável por apresentar o objeto da pesquisa, no caso, o projeto Araribá e conversar sobre a importância do livro didático dentro do ambiente escolar. O capítulo número 2, possui um caráter mais teórico e visa dialogar sobre o conceito de memória na história a partir dos escritos de Jacques Le Goff, Pierre Nora e François Hartog, historiadores quepossuem seus trabalhos focados na historiografia e na memória, entre outros autores que de uma forma ou outra, complementa e corroboram com autores citados. O capítulo 3, tem o objetivo de apresentar os resultados da pesquisa, relacionando as concepções sobre a memória e as abordagens apresentadas na fonte.
