IE – PPG – Programas de Pós-Graduação
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188 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemStress docente na pandemia da COVID-19: a ecologia da ação nos discursos dos professores imigrantes digitais da área de ciências do ensino fundamental(2024) Silva, Alessandra Nery Obelar da; Araujo, Rafaele Rodrigues deA profissão de professor, cotidianamente, tem demandado muitas atribuições por dentro da escola, situações que vêm adoecendo os profissionais da educação. Os processos e as condições de trabalho do professor extrapolam a mediação das possibilidades de aprendizagens em sala de aula. A docência envolve a participação na gestão escolar, as interações com a comunidade, a intensificação da jornada de trabalho, entre outros aspectos, que impactam na saúde do professor. Além dessas constatações, no ano de 2020 os professores tiveram suas rotinas escolares modificadas por conta da pandemia do Covid-19. Com isso, a pesquisa foi epistemológica e metodologicamente orientada pelos princípios do pensamento complexo e tem como objetivo compreender as estratégias de enfrentamento do stress produzidos pelos docentes no período da pandemia, na perspectiva de professores da área de Ciências dos Anos Finais da rede municipal de ensino da cidade de Rio Grande/RS. A investigação inicia com um mapeamento na base de dados Scielo, para investigar, por meio do Estado do Conhecimento, a incidência de pesquisas sobre o stress docente na Educação Básica e analisar a tipologia e as manifestações de stress na docência, bem como os fatores, que o potencializam neste nível de ensino. Além disso, a pesquisa buscou analisar os discursos dos professores da área das Ciências dos anos finais da rede municipal de ensino de Rio Grande/RS sobre as estratégias adotadas para o enfrentamento do stress docente no período da pandemia de Covid-19. Os participantes da pesquisa constituíram-se em quatro professores caracterizados por imigrantes digitais da área de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental de quatro escolas do município de Rio Grande. Para a coleta de informações utilizou-se um questionário por meio de uma plataforma online e conversas pelo whatsapp. A análise ocorreu através da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que incidiu em um metadiscurso, trazendo assim os elementos da Ecologia da Ação. Foram elaborados dois discursos, o primeiro discurso “Incertezas e desafios que permearam as práticas pedagógicas no ensino remoto” trouxe a compreensão de que a utilização dos recursos tecnológicos foi visto como desafiador pelos docentes e que as aprendizagens dos estudantes foi algo que também trouxe incertezas, pois os professores não sabiam o quanto o ensino remoto havia alcançado todos os estudantes. Já o segundo discurso, “O stress docente na pandemia e as estratégias dos professores” evidenciou os movimentos realizados pelos docentes na intenção de enfrentar os sintomas do stress, buscando assim, estratégias que foram desde uma boa alimentação, exercícios físicos até o convívio com a família, situação que trouxe bem-estar para que a saúde física e mental dos educadores, a fim de que eles se mantivessem em equilíbrio no período da pandemia. A partir desses dois discursos, realizamos o metadiscurso “Das partes para o todo e do todo para as partes: movimentos da ecologia da ação”, ao analisarmos o metadiscurso percebemos que os desafios, as incertezas e as estratégias fizeram parte das práticas pedagógicas dos docentes, impulsionando-os na realização de ações, as quais que possibilitaram e contribuíram para que o ensino tivesse sua continuidade no período da pandemia. Diante disso anunciamos a tese de que as práticas pedagógicas realizadas pelos professores de Ciências na pandemia, realizaram movimentos orientados pela ecologia da ação para o enfrentamento do stress, porém faz-se necessária a efetivação de políticas públicas para a melhora da qualidade na saúde física e mental dos docentes.
- ItemEmoções e sentimentos relacionados à escolha e à práxis na docência em matemática(2024) Ayres, Luana Maria Santos da Silva; Novello, Tanise PaulaEm um mundo permeado por processos acelerados de produção de informação, torna-se imprescindível abordar as emoções e os sentimentos que as pessoas vivenciam em suas práticas profissionais e pessoais. Nesse sentido, esta tese tem como objetivo compreender as emoções e os sentimentos que envolvem a escolha e a práxis docente em Matemática. Escolheu-se o termo práxis docente, pois pretende- se observar não somente a prática dos professores, mas também o seu processo de ação e reflexão na docência. A tese foi estruturada no formato de artigos que foram organizados em capítulos. O Capítulo 1 traz a trajetória da pesquisadora e o primeiro artigo desta tese que discute as definições dos termos "emoções" e "sentimentos" de acordo com as teorias de António Damásio e Humberto Maturana, além de abordar a influência do sistema emocional na prática docente. O Capítulo 2 é composto pelo segundo artigo, que apresenta um mapeamento dos últimos 10 anos (2011-2020) na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) sobre as emoções e sentimentos relacionados à docência, na qual foram selecionadas 11 pesquisas, sendo sete dissertações e quatro teses. Os resultados desse mapeamento revelam a emergência de diferentes emoções e sentimentos ao longo dos anos de carreira docente, destacando o apoio dos pais dos alunos, colegas e equipe gestora para promover um ambiente agradável. O Capítulo 3 descreve como foram realizadas as entrevistas com os quatro graduandos em Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e com os quatro professores de Matemática atuantes na educação básica. As entrevistas foram analisadas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e, a partir dos dados obtidos, emergiram dois discursos dos graduandos e quatro discursos dos docentes. O Capítulo 4 é constituído pelo 3o, 4o e 5o artigos. O terceiro artigo é composto pelos discursos dos graduandos e aborda as motivações, expectativas, anseios e experiências vivenciadas por esses licenciandos ao longo do curso de graduação. Observou-se que, apesar da percepção de desvalorização da profissão, os estudantes escolheram o curso por sua paixão pelo ensino e pela Matemática, destacando também algumas lacunas na formação inicial que geram medo e angústia em relação à prática docente. O quarto e quinto artigos foram elaborados com base nos DSC dos relatos dos professores. O quarto artigo aborda os aspectos relacionados à satisfação e à práxis docente em Matemática. Nele, verificou que, apesar de estarem cientes da desvalorização da profissão, os professores demonstram satisfação com sua prática, pois reconhecem sua relevância social e seu impacto na sociedade. O quinto artigo discute a formação inicial dos professores e as condições de trabalho que enfrentam. Por meio dos discursos, evidencia-se a falta de preparação durante os cursos de graduação e sua influência na preparação para a realidades educacionais. Além disso, sinalizam desafios decorrentes das condições físicas e estruturais das escolas para a implementação dos planos de aula. Conclui-se que a investigação acerca das emoções e dos sentimentos dos professores é necessária e fundamental, pois a condição emocional pode desencadear sintomas de estresse, ansiedade, fadiga e até mesmo patologias que interferem diretamente na vida pessoal e na práxis docente. Nesse sentido, a formação continuada pode ser uma alternativa de suporte para os docentes, pois por meio da troca de experiências com pares e de novos métodos de ensino a prática em sala de aula pode ser enriquecida.
- ItemTecnoestresse na docência: sentimentos de professores de matemática da educação básica(2024) Pereira, Fabrine Diniz; Novello, Tanise PaulaA crescente utilização das tecnologias digitais tem modificado o modo de viver em diferentes âmbitos da vida social e de trabalho devido à sua disseminação que tem permitido outras maneiras de interação social. Nesse sentido, o uso dessas tecnologias no ambiente de trabalho, nas escolas e em diferentes contextos tornou- se inevitável, porém, elas podem desencadear problemas sociais e físicos. Nesse âmbito, surge o termo “tecnoestresse” que é conceituado por Salanova (2003) como um estado psicológico negativo relacionado ao uso de tecnologias digitais ou com a ameaça que essa pode causar em seu uso futuro e que é constituído por quatro dimensões: fadiga, ansiedade, ineficácia e descrença. Assim, essa pesquisa problematiza o tecnoestresse no contexto da docência e tem como objetivo compreender os sentimentos de professores de Matemática que atuam na educação básica, considerando as implicações das dimensões do tecnoestresse que são percebidas na prática pedagógica. Para entender o campo de estudo, realizou-se um mapeamento de dissertações, teses e artigos sobre o tecnoestresse em professores. Observou-se que no Brasil, as pesquisas acadêmicas e científicas relacionadas ao estudo deste tema são deficitárias, o que reafirma a necessidade de fomentar pesquisas sobre o tecnoestresse no contexto da docência. Por meio de pesquisas e atividades dos programas brasileiros de pós-graduação pode-se contribuir para a promoção de estratégias que visem o bem-estar dos professores na era digital. Os colaboradores deste estudo são cinco professores atuantes da rede pública de ensino do município de Rio Grande, Rio Grande do Sul. Optou-se por produzir os registros do presente estudo por meio de entrevistas individuais com cada um dos cinco participantes. Para compreender as perspectivas acerca do tecnoestresse desse coletivo de professores, utilizou-se a técnica de análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Com o operar do método foi possível construir três discursos intitulados: uso das tecnologias digitais no contexto social, dos estudos e do trabalho; tecnologias digitais como potencial pedagógico; desafios do trabalho com tecnologias digitais. A partir da análise destes discursos foram determinadas seis dimensões de enfrentamento do tecnoestresse docente. São elas: tecnoaceitação, tecnorresiliência, tecnocolaboração, tecnoapoio, tecnoformação e tecnoinfraentrutura. Acredita-se que, ao integrar tais dimensões em sua prática docente, os educadores podem garantir uma transição para ambientes de aprendizagem digitalmente habilitados minimizando os efeitos do tecnoestresse em sua saúde física e mental.
- ItemO primeiro passo para um recomeço: o professor aliado a reinvenção dos processos de ensino-aprendizagem de Ciências, antes, durante e uma projeção pós-pandemia da COVID-19.(2022) Souza, Adriana Silva de; Sosa, Hebert Elias LoboA dissertação comunica as compreensões de uma professora-pesquisadora sobre o que se mostra das mudanças acontecidas nas aulas de Ciências da Educação Básica das escolas de Rio Grande - RS, da perspectiva dos professores regentes na área de Ciências da Natureza, em meio das incertezas do complexo período da Pandemia da COVID-19. A pesquisa de mestrado está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG) na linha de pesquisa - Educação científica: as tecnologias educativas no processo de aprendizagem. O estudo em questão foi norteado pela pergunta central: O que significaram as mudanças experenciadas por professores de Ciências da Educação Básica durante a pandemia da COVID-19? A pesquisa é de abordagem qualitativa, com o enfoque na fenomenologia e hermenêutica, e tem como objetivo geral compreender as mudanças tecnológicas e socioemocionais nas aulas de Ciências da Educação Básica durante a Pandemia da COVID-19. O Estado da Arte foi realizado nos meses de dezembro de 2020 e agosto e setembro de 2021 considerando publicações entre 2016 e 2021. Dos trabalhos recuperados foram selecionados doze que contribuíram como referenciais teóricos, além de outros autores como Morin, Tardif, Goleman, Perrenoud e Freire. Foi elaborado um Questionário Virtual, contendo 23 perguntas, que foram aplicadas a 14 professores das redes públicas (estadual e municipal) e da rede privada da cidade do Rio Grande – RS – Brasil. As respostas foram obtidas através de e-mails, WhatsApp e gravações, que constituíram o principal Instrumento de Pesquisa de análise. Os dados obtidos, foram analisados a partir da perspectiva da Análise Textual Discursiva (ATD). As respostas foram organizadas em uma planilha do Excel e inseridas no Software Atlas.ti que auxiliou na organização dos dados, então, iniciou-se o processo de unitarização, obtendo-se 327 unidades de significados (US), dos quais formou-se 144 categorias iniciais e 9 categorias intermediárias, emergindo 3 categorias finais com as compreensões e interlocuções do que se mostra na pesquisa. Os metatextos construídos como resultados foram organizados em capítulos. No capítulo 5 “Compreensões sobre a importância das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na pandemia da COVID-19” constatou-se que as DTIC foram fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, no que foi chamado de ensino remoto emergencial, compreendido no espaço-tempo de 2020 e 2021 (período pandêmico), permitindo a manutenção dos vínculos afetivos e a utilização de plataformas educacionais como alternativa para manter o elo de ligação entre os alunos e os professores. O capítulo 6 “O trabalho do professor de Ciências da Natureza e suas inquietações frente a pandemia da COVID-19”, mostra que o professor de Ciências da Natureza foi fundamental como mediador da aprendizagem dos alunos, exercendo a sua função com excelência frente as adversidades, planejando, sendo empático, reflexivo sobre a sua prática pedagógica, preocupado com os aspectos socioemocionais, superando as situações de estresse e ansiedade, reestruturando o seu planejamento e ajustando ao que o momento permitia, desempenhou múltiplos papeis; e o capítulo 7 “Os alunos protagonistas segundo a visão dos professores” a partir do planejamento dos professores, os alunos desempenharam o papel de protagonistas, já que o distanciamento social não permitia que o ensino ocorresse de forma presencial. Vários foram os problemas enfrentados como: a falta de recursos tecnológicos para acompanhar as aulas síncronas e assíncronas, a falta de internet ou a mesma de baixa qualidade, falta de espaços adequados para acompanhar o processo, dentre outros.
- ItemPercepções dos professores de Matemática da educação básica, técnica e tecnológica sobre as mudanças curriculares promovidas pela BNCC(2025) Santos, Lupi Scheer dos; Pereira, Elaine CorreaA Base Nacional Comum Curricular é resultado de um processo de reforma curricular concluído em 2017, com a finalidade de definir objetivos, competências e habilidades para todas as áreas da educação básica do país. A partir desse documento, a presente tese tem por objetivo compreender a acolhida dos professores de Matemática do Instituto Federal Sul-Rio-grandense frente à política de mudança curricular gerada pela Base Nacional Comum Curricular com reflexos em suas atividades de sala de aula. Para desenvolver a investigação foram convidados os professores da Coordenadoria da Disciplina de Matemática, do Campus Pelotas do Instituto Federal Sul-Rio-grandense. Com esse grupo, foi realizada uma proposta formativa sobre a temática e, ao final do processo, os docentes foram convidados para responder um questionário. As respostas constituíram o corpus da pesquisa e foram analisadas por meio do método do Discurso do Sujeito Coletivo, que resultaram dois discursos representativos, intitulados Participação dos professores na elaboração da BNCC e Fatores de aceitação/resistência frente à nova proposta. Também, foi realizada uma análise comparativa da proposta da Base e o programa atual de Matemática para os cursos técnicos na modalidade integrada. A análise das informações, fundamentada em referenciais teóricos, resultou em quatro artigos acadêmicos. Os principais achados incluem a escassez de publicações que discutem teoricamente a Base Nacional Comum Curricular de Matemática ou apresentem o posicionamento dos professores sobre o documento. Salienta-se, a percepção dos docentes de que o documento foi elaborado propositalmente sem diálogo com a categoria, sem incentivo institucional e com a definitiva exclusão dos professores no processo. Ainda, notou-se a resistência política dos docentes à sua implementação, que sofrem pressão decorrente das avaliações externas e a preocupação com o desempenho dos estudantes. Ao analisar o documento, identificou-se que o atual programa abrange, parcialmente, as propostas da Base, mas apresenta lacunas, especialmente, nos conteúdos de Estatística, demandando um planejamento que priorize metodologias voltadas ao protagonismo dos estudantes. Diante dos resultados pode-se confirmar a tese de que os professores não acolhem a nova reforma curricular, pois não foram ouvidos e não participaram do processo de construção da Base Nacional Comum Curricular. Baseado nas discussões observa-se que os docentes são a peça chave para produzir, acolher e implementar novas políticas de mudanças curriculares. Assim, destaca-se a importância da participação ativa dos professores no processo de elaboração de propostas curriculares alinhadas à realidade cotidiana da escola.
- ItemCiência Aberta mediando transformações para a formação cidadã: uma análise, a partir da perspectiva teórica de Vigotski, sobre a abordagem nos programas de pós-graduação públicos da área de avaliação Ensino, localizados na região sul do Brasil(2024) Heinz, Michele Urrutia; Miranda, Angélica C. D.Buscando compreender como os programas de pós-graduação públicos da área de Ensino abordam a Ciência Aberta em seus currículos este estudo traz a proposição de que a Ciência Aberta pode atuar como um instrumento de mediação, capaz de promover transformações sociais potentes para a formação cidadã. Neste sentido, se dedicou a investigar como os programas de pós-graduação de instituições públicas, da área Multidisciplinar de Ensino, da CAPES, localizados na região sul do Brasil, abordam a ciência aberta em seus currículos em busca da formação cidadã, pautado na perspectiva teórica de Vigotski que diz que a aprendizagem científica pode ser mediada por instrumentos, como a ciência aberta, e que os sujeitos em formação, com mediação podem alcançar o desenvolvimento iminente, tornando- se cidadãos conscientes e ativos. A intenção desta pesquisa é contribuir para ampliar as discussões sobre a ciência aberta e evidenciar o seu potencial de mediação para a educação cientifica e cidadã. Para tanto, foi realizado dois procedimentos metodológicos, uma revisão bibliográfica, em bases nacionais e internacionais, para identificar os estudos que relacionam a ciência aberta à educação em ciências, mapear as contribuições encontradas, indicar os elementos da ciência aberta que são promotores da formação cidadã e capturar o conceito empregado nesses estudos para generalizar a ciência aberta. E, utilizou-se a análise documental e de conteúdo, nos programas de pós-graduação da área de avaliação Ensino, para identificar por meio de categorias de análise as abordagens (ações e práticas) existentes nos programas sobre a ciência aberta e indicar possibilidades de aproximação dos objetivos e linhas de pesquisa dos cursos com a ciência aberta. Os principais resultados revelaram que a ciência aberta contribui para promover a educação científica, estimulando o pensamento crítico, compreensão profunda, a formação digital, autônoma e flexível, evidenciando como elementos promotores da formação cidadã, o desenvolvimento de valores éticos, sociais e sustentáveis, pautados na equidade e no fortalecimento da coesão social, envolvendo os estudantes em práticas sociais, colaborativas e interativas, em que os sujeitos em formação possam se tornar ativos na busca por mudanças junto à sociedade. Quanto a análise dos programas a pesquisa relevou algumas ações e práticas existentes voltadas ao desenvolvimento da ciência aberta, como o fato de 25% dos programas analisados abordarem o tema em disciplinas específicas de ciência aberta, sendo que todos os demais cursos apresentam viabilidade de desenvolver a temática em disciplinas com potencial de aplicação. Quanto ao elemento categorizado como ação evidenciou-se a realização de eventos promotores da temática, e como prática a disponibilização de cursos online, plataformas colaborativas e projetos de extensão, destacando ainda que existem muitas possibilidades de aplicação, expostas nas ações e práticas desenvolvidas institucionalmente ou por meio de atividades evidenciadas em outras pesquisas, que podem ser replicadas e adaptadas em cada programa, dependendo dos objetivos que se propõe alcançar. Cabe salientar que as propostas curriculares e as linhas de pesquisas dos programas analisadas possibilitam a inclusão da temática, dentro dos propósitos dos cursos, apresentando indícios sobre o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a ciência aberta e seus elementos. Esses resultados demonstram que a ciência aberta só precisa ser reconhecida e aplicada para adentrar os programas de pós- graduação e poder contribuir para a formação científica e cidadã. A viabilidade de sua adoção não pode ser associada a exigências, determinações ou planos que orientem sua prática, pois existem atividades em funcionamento, viáveis e realizadas de forma voluntária. Nesse contexto, a necessidade real reside em capacitar pesquisadores e docentes quanto a temática da ciência aberta e sua prática, e, isso se faz na pós-graduação, portanto cabe as Instituições de Ensino Superior e aos programas de educação científica essa adoção, para que de fato possam compartilhar o conhecimento científico gerado para a sociedade.
- ItemOlhares sobre Políticas Públicas Educacionais contemporâneas e o Componente Ciências da Natureza: alinhamentos, governamentos e resistências(2024) Pureza, Mirian; Henning, Paula Corrêa; Kroetz, KetlinEste estudo de doutoramento, faz parte do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, na linha de pesquisa “Discursos, culturas e subjetividades na Educação em Ciências”. Nele se propõe uma análise crítica das políticas públicas educacionais contemporâneas focando, em particular, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Orientador Curricular do Território Rio Grandino (DOCTRG). O problema de pesquisa questiona como os conhecimentos que compõem o Componente Curricular de Ciências da Natureza nessas políticas educacionais atuam na produção de relações de poder-saber e na construção do sujeito neoliberal no campo educacional atual. Para abordar essa questão, definimos três objetivos específicos: investigar o que as pesquisas educacionais contemporâneas dizem sobre os conceitos de poder, biopoder e resistência, conforme a perspectiva de Michel Foucault; analisar quais discursos estão presentes nas políticas públicas da BNCC e do DOCTRG, entendidos como discursos de verdade em um contexto neoliberal; e, por fim, explorar como os saberes relacionados à Ciência da Natureza são mobilizados para constituir um modo específico de fazer educação na contemporaneidade, contribuindo com a formação e a identidade do sujeito neoliberal. Como ferramentas metodológicas, adotamos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a problematização foucaultiana, visando sustentar a tese de que a governamentalidade neoliberal e suas estratégias biopolíticas educacionais estão em operação na BNCC e no DOCTRG, por meio do componente curricular de Ciências da Natureza, contribuindo para a fabricação de um sujeito neoliberal que se alinha à nossa atualidade. A base teórica do estudo consiste em analisar a escola como um aparelho pedagógico de disciplinamento e constituição de subjetividades; entender a Ciência como uma verdade legitimada; e examinar como as transformações políticas, econômicas e sociais do Ensino de Ciências no Brasil moldaram seu papel a serviço de determinados objetivos. Além disso, o estudo problematiza as práticas discursivas das políticas públicas, especialmente no contexto da BNCC e do DOCTRG, considerando as relações entre saber e poder que moldam as verdades educacionais, autorizando certos conhecimentos e restringindo outros. Conclui-se que existe uma governamentalidade neoliberal, bem como estratégias biopolíticas educacionais em operação na BNCC e no DOCTRG, por meio do componente curricular de Ciências da Natureza, que contribui para a formação do sujeito neoliberal contemporâneo. Apresentam-se provocações para a constituição de resistências e práticas de liberdade possíveis a partir de uma educação menor. O estudo aceita o desafio de nos desapegarmos das certezas e verdades estabelecidas, problematizando as concepções sobre as ciências e os alinhamentos e governamentos neoliberais presentes nas legislações educacionais contemporâneas.
- ItemOs fios que tecem a Rede Lilás no enfrentamento à violência contra as mulheres em um município do extremo sul do Rio Grande do Sul(2024) Pires, Marisa Barreto; Magalhães, Joanalira Corpes; Rizza, Juliana LapaA presente tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e está vinculada à linha de pesquisa Educação Científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos. O objetivo geral da pesquisa é investigar a constituição da Rede Lilás em um município do extremo sul do Rio Grande do Sul, a partir de fios narrativos produzidos com participantes que atuaram/atuam nessa rede de enfrentamento à violência contra as mulheres. A tese está fundamentada teórico e metodologicamente nos Estudos de Gênero e no pós- estruturalismo. Para produção dos dados utilizamos as ferramentas da pesquisa documental e entrevistas com roteiro semiestruturado. Nas análises, operamos com os conceitos de gênero, patriarcado, violência e políticas públicas, os quais auxiliaram na construção dos fios narrativos. As análises foram organizadas em três eixos. O primeiro eixo teve como objetivo apresentar alguns deslocamentos, que ocorreram na legislação brasileira e em outros documentos nacionais e internacionais, a fim de problematizar a constituição da Lei no 11.340/2006 - Lei Maria da Penha; no segundo, foi investigado o processo de constituição da Rede Lilás de um município do extremo sul do Rio Grande do Sul a partir de fios narrativos produzidos com profissionais que integraram/integram essa rede e por fim, no terceiro eixo foram discutidas as expectativas, os desdobramentos e os desafios percebidos pelas/pelos integrantes na constituição dessa Rede Lilás. Os fios narrativos permearam essa escrita, tendo em vista que ao serem interpenetrados no tear com o auxílio da navete, produziram o tecido - a tese. A constituição desse tecido ocorreu a partir dos deslocamentos que aconteceram na legislação pátria, fruto da mobilização dos movimentos de mulheres e da sociedade, que nos trouxeram até a Lei Maria da Penha. Na continuidade, os movimentos analíticos realizados possibilitaram que percebêssemos como aconteceu a constituição da Rede por meio dos fios narrativos oriundos das entrevistas. A partir das expectativas das servidoras públicas/dos servidores públicos que atuaram/atuam na Rede foi possível, também, perceber as fragilidades e os desafios que elas/eles enfrentaram/enfrentam em relação ao combate da violência contra a mulher no município em que a pesquisa aconteceu. Percebemos como desafios a dificuldade das mulheres vítimas retomarem seus estudos, não só pela falta de escolas para que as crianças possam estar em locais seguros, enquanto elas estudam, mas também por outras questões relacionadas à empregabilidade. A ausência de escolarização das mulheres vítimas e a impossibilidade de conseguirem exercer uma profissão, deixa-as dentro do ciclo da violência. Um outro desafio que surgiu, a partir dos fios narrativos, foi a importância e a necessidade de uma atuação e um trabalho, das instituições que compõem a Rede, mais integrado, a fim de evitar que as mulheres passem por situações de revitimização. Além disso, é preciso haver um cuidado, para que as servidoras/os servidores não pratiquem a violência de gênero no momento do atendimento as mulheres. Os fios narrativos evidenciaram a necessidade das instituições públicas oportunizarem cursos de formação às/aos profissionais que atuam diretamente e indiretamente com as vítimas de violência doméstica, a fim de tornar os serviços prestados mais eficientes e eficazes. Destaca-se, ainda, que a política pública de enfrentamento à violência contra as mulheres, deva ser uma política de estado, a fim deque a troca de gestoras públicas/gestores públicos não desconsidere um trabalho já iniciado, dessa forma os direitos dessas mulheres serão garantidos conforme a legislação vigente no Brasil.
- ItemAlfabetização científica e o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação no currículo, processo formativo e vozes dos professores e gestores(2024) Altnetter, Bruna Roman Nunes; Ritter, JaquelineO campo do Ensino de Ciências (EC) apresenta-se como um espaço/tempo propício para desenvolver autonomia, reflexão crítica sobre os acontecimentos científicos, assim como balizar os sujeitos na tomada de decisões fundamentadas. Para tal, torna-se necessário que o ensino ultrapasse a dimensão tradicional abarcando pressupostos da Alfabetização Científica (AC), dentre outros. Nessa perspectiva, este estudo buscou responder a seguinte pergunta de pesquisa: O que se mostra de Alfabetização Científica e do Ensino de Ciências nas concepções e práticas do currículo da Rede Municipal da cidade de Bagé, bem como, de que forma ela se apresenta nas vozes dos gestores e professores atuantes no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, o objetivo geral consistiu em compreender como a Alfabetização Científica e o Ensino de Ciências são concebidos na dimensão curricular da Rede Municipal de Bagé, bem como na prática e no discurso tanto dos gestores da Secretaria e Conselho Municipal de Educação quanto dos professores dos Anos Iniciais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental. O plano metodológico configurou-se de cunho qualitativo por um viés exploratório seguido da pesquisa-ação, no qual ampliamos a familiaridade com os currículos normativos, bem como com vozes e ações dos sujeitos da pesquisa, levantando informações e concepções acerca do fenômeno da Alfabetização Científica e das Ciências nos primeiros anos da escolarização. O método no qual, a priori, percebeu-se pertinente foi a pesquisa documental junto aos currículos normativos local (DOM) e de abrangência nacional (BNCC), revisão bibliográfica e formação Continuada/ Cursos/Oficinas Pedagógicas com a temática da AC e Ciências nos anos iniciais ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação e com proposição da professora-pesquisadora. Também fez parte do corpus empírico as entrevistas semiestruturadas com os professores gestores da rede municipal. Para a realização da análise das informações os resultados foram apresentados e balizados pela Análise Textual Discursiva (ATD) e os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (THC). A partir dos resultados obtidos nos diferentes eixos pesquisados, percebeu- se com as publicações da comunidade acadêmica, bem como com as formações ofertadas pela SMED e o documento delineado em período pandêmico sobre os objetos de conhecimento, uma incipiência quantitativa e qualitativa acerca da temática investigada, qual seja o EC com vistas a AC, havendo necessidade de investimento em pesquisas e formações nesses campos. Através das entrevistas realizadas com as gestoras foi possível entender sobre o DOM: sentimentos, constituição e condicionalidades; as Ciências da Natureza no contexto dos Anos Iniciais, e também, o perfil dos professores atuantes nos Anos Iniciais da rede. O olhar investigativo e analítico sobre a abordagem teórico-metodológica do DOM potencializaram a compreensão de que as habilidades delineadas no documento curricular junto aos objetos de conhecimento apresentam um sentido de: Conceitos de Funcionalidade; Espontâneos/Experienciais; Relacionais/Humanísticos; e, a conceitos Representacionais/Procedimentais. A Oficina Pedagógica foi interpretada e apresentada em Categorias emergentes assim nomeadas: Os desafios na Formação e Prática Docente; o Papel das Ciências/AC no desenvolvimento de Habilidades e Competências; e as Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Estratégias de contorno diante das limitações. Por fim, com as ações desenvolvidas, fundamentalmente nos aspectos epistemológicos do currículo e da formação docente, compreendeu-se que o EC via abordagem da AC apresenta potencial frente ao desenvolvimento de Funções Mentais Superiores (FMS) como capacidades humanas a serem constituídas desde o início da escolarização.
- ItemProdução científica sobre as temáticas educação em ciências, alfabetização científica e comunicação científica na base de dados Education Resources Information Center (ERIC)(2025-03) Rosa, Isabela Figueiredo da; Miranda, Angélica Conceição DiasAs ciências que anteriormente eram configuradas em espaços específicos, atualmente trabalham de modo interdisciplinar. Sendo assim os conceitos de educação em ciências, alfabetização científica e comunicação científica foram recriados e reconfigurados. Esse trabalho estuda as temáticas em nível internacional com objetivo de ampliar as perspectivas sobre os temas. O objetivo geral da pesquisa foi investigar a produção científica sobre Educação em Ciências, Alfabetização Científica e Comunicação Científica na base de dados ERIC. Os objetivos específicos são a) pesquisar artigos científicos sobre os temas, b) apresentar dados quantitativos e indicadores sobre as temáticas e c) compreender as tendências e lacunas na produção acadêmica sobre as temáticas. Para atender aos propostos, foi adotada a revisão bibliográfica e a análise bibliométrica com a aplicação de suas leis. A Lei de Bradford analisou os periódicos mais relevantes em cada uma das temáticas, a Lei de Lotka explorou a produtividade dos autores e a distribuição da produção científica e a Lei de Zipf examinou a frequência e a distribuição das palavras chave, destacando os termos mais recorrentes nos estudos analisados. As coocorrências de autores e palavras-chave, também foram aplicadas buscando identificar padrões de relacionamento entre esses elementos, mapear áreas de interesse, tendências de pesquisa e redes de colaboração entre pesquisadores. A pesquisa resultou 572 artigos sobre Educação em Ciências, 110 sobre Alfabetização Científica e 45 sobre Comunicação Científica, sendo 21 com a tradução scientific communication e 24 com scholarly communication. De acordo com a Lei de Bradford, observou-se que em educação em ciências, um pequeno número de periódicos concentra a maior parte dos artigos, enquanto a maioria tem apenas um ou poucos artigos sobre o tema. Na alfabetização científica, um periódico concentra alta frequência de artigos, e em comunicação científica, scientific communication apresenta três periódicos com mais de um artigo e scholarly communication apresenta três periódicos com dois ou mais artigos. Quanto à Lei de Lotka, identificou-se que, em educação em ciências e alfabetização científica, poucos autores publicaram a maior parte dos artigos, enquanto muitos autores publicaram apenas um. Em comunicação científica, no entanto, todos os autores possuem apenas uma publicação. Por fim, a Lei de Zipf foi observada em todas as temáticas, com a distribuição das palavras-chave apresentando uma frequência alta para algumas e uma distribuição ampla de termos menos frequentes. Identificou-se que a educação em ciências foca na eficácia das estratégias de ensino e no desenvolvimento de habilidades, promovendo a alfabetização científica. A comunicação científica complementa esse processo, tornando o conhecimento acessível e fortalecendo a compreensão crítica e a formação de futuros cientistas. As análises de coocorrência revelam fragmentação nas colaborações acadêmicas em educação em ciências, alfabetização científica e comunicação científica. Destacam-se núcleos temáticos distintos e a necessidade de maior integração interdisciplinar, o fortalecimento da colaboração entre pesquisadores e ampliação do impacto da comunicação científica na educação e na sociedade. A investigação fortaleceu a integração entre as áreas estudadas, a teoria científica através da educação em ciências, a criticidade da alfabetização científica e a aplicação na comunicação científica.
