-
-
Matos, Júlia Silveira
(2012)
A trajetória das políticas voltadas para a avaliação, regulação e distribuição dos livros didáticos no Brasil foi marcada por três momentos específicos da história nacional. O primeiro ainda no século XIX, com a criação ...
-
-
Costa, Andresa
(2011)
-
-
Pinto, Matheus Balbueno
(2021)
O texto apresenta considerações para o estabelecimento de relações práticas e concretas entre o ensino de História e a Educação Patrimonial, no município do Rio Grande/RS, podendo elas serem utilizadas como base para ...
-
-
Oliveira, Maria do Socorro Ramos de
(2012)
Nosso trabalho visa a analisar a importância do livro didático e do
professor de História no processo de formação identitária de jovens
negros. Nesse sentido, selecionamos o distrito de Pontina, da cidade
de Ingá, ...
-
-
Xavier, Virginia da Silva
(2017)
No presente trabalho de conclusão de mestrado visamos analisar como os atuais Manuais do Professor de História que somados aos Livros Didáticos de História, voltados para o Ensino Médio, são utilizados pelos docentes para ...
-
-
Nunes, Eliana Duarte
(2022)
Esta pesquisa faz parte de estudos realizados no Mestrado Profissional em História, pela Universidade Federal do Rio Grande. Trata da relação entre o Ensino de História, a aprendizagem de estudantes com deficiência visual ...
-
-
Sosa, Derocina Alves Campos
(2010)
O artigo a seguir analisa alguns conceitos estudados em História e como
esses mesmos conceitos contribuem para a construção de imagens
distorcidas dos acontecimentos, que favorecem a continuidade e o
fortalecimento ...
-
-
Schiavon, Carmem Gessilda Burgert; Santos, Tiago Fonseca dos
(Historiae, 2012)
O presente texto tem por objetivo discutir o ensino de História enquanto campo de pesquisa em constituição, tendo como pressuposto a análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs). Para tanto, utiliza-se a investigação ...
-
-
Cunha, Bianca Langhinrichs
(2018)
Atualmente muito se tem debatido a respeito do ensino de História e também sobre o ensino de Surdos nas escolas bilíngues. Contudo, os debates ainda encaram essas duas questões isoladamente. Essa pesquisa propõe unir as ...
-
-
Silva, Paulo Gutemberg de Noronha
(2019)
Esta dissertação tem como objetivo identificar e analisar as narrativas dos discentes Quilombolas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, com delimitação temporal dos ingressantes entre os anos de 2014 a 2017, tanto ...
-
-
Rodrigues, Alessandra Farias
(2018)
O presente trabalho propõe-se a ressaltar a importância do Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como analisar, discutir e refletir sobre como crianças do 4º ano se apropriam dos saberes históricos ...
-
-
Silva, Márcia Alonso Piva da
(2018)
A educação Patrimonial é ação permanente e metódica do trabalho educativo do ensino de história, tendo como foco o Patrimônio Cultural e suas manifestações. Entretanto, os conceitos de patrimônio cultural e, por conseguinte, ...
-
-
Alves, Amanda Cristina dos Santos Costa
(2018)
A presente pesquisa tem como principal objetivo identificar e analisar as práticas de Ensino de História Pré-Colonial, através das atividades turísticas implementadas no Parque Estadual do Guartelá (PEG), localizado no ...
-
-
BRASIL, Rogério Victor Maas
(2016)
No presente trabalho tive como objetivo investigar dentro do conjunto de pesquisas relativas à Educação Histórica, como se dá ou não a aprendizagem histórica dos alunos a partir da utilização das histórias em quadrinhos ...
-
-
Campos, José Inácio Garcia
(2018)
O trabalho de pesquisa a seguir intenciona discutir as possibilidades pedagógicas a partir de experiências concretas com análise de filmes considerados históricos com turmas de alunos do Ensino fundamental. Tendo por base ...
-
-
Marlow, Sergio Luiz
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-04-05)
O presente artigo propõe uma reflexão acerca do processo de formação étnica do povo brasileiro, levando-se em consideração a importância dos grupos de imigrantes que se deslocaram para o Brasil entre os séculos XIX e XX, ...
-
-
Pereira, Nilton Mullet
(2012)
Este artigo quer compreender como se constitui e funciona um dispositivo de
subjetivação que tem produzido, através do ensino de História, modos de olhar para a
civilização medieval. Trata-se do dispositivo da ...
-
-
Nunes, Cíntia Ferreira
(2023)
A catalogação é uma das principais atividades na área da Biblioteconomia, desse modo a formação do catalogador precisa acompanhar as mudanças que vêm acontecendo na área. O objetivo geral do presente trabalho é investigar ...
-
-
Silveira, Carlos José Borges
(2016)
Esta pesquisa propõe a investigar o papel da Educação Histórica no planejamento curricular
na área de História do Ensino Médio (EM). Para tanto, o suporte teórico-metodológico
investigativo se fundamentou na obra de ...
-
-
Pinheiro, Áurea; Moura, Cássia; Souza, Francisca Márcia Costa de
(2012)