-
-
Villar, Jozeane Lopes
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
-
-
Rodrigues, Victor Hugo Guimarães
(2008)
O autor procura distinguir limites e possibilidades da filosofia onírica de vertente bachelardiana para devanear filosoficamente em mundos desencantados e tempos sombrios, onde o sonho, o devaneio e a imaginação criadora ...
-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2005)
O texto discute os limites da democracia representativa, sobretudo a limitação dos partidos políticos como determinantes dos processos eleitorais. Constrói uma reflexão de filosofia política que se estriba na situação atual ...
-
-
Pinheiro, Danieli de Lemos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
-
-
Pereira, Marlyson Junio Alvarenga; Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos; Mazzei, Luiz Davi
(2021)
Os percursos teóricos-metodológicos, suas rupturas, (des)continuidades e poéticas são trazidos, neste texto, ao nosso olhar. Pesquisas científicas, por vezes, preocupadas com os resultados de seus estudos terminam por ...
-
-
Borges, Aurélio Ferreira; Borges, Maria dos Anjos Cunha Silva; Rezende, José Luiz Pereira de; Durigon, Maria do Socorro Guedes Freitas
(2012)
O objetivo do estudo foi caracterizar a Formação Ambiental que receberam os graduandos do Instituto Federal de Educação Goiano (IF Goiano), Campus Rio Verde, analisando as variáveis sociodemográficas curso de graduação e ...
-
-
Silva, Andrea da; Maraschin, Mariglei Severo; Haetinger, Claus
(2013)
Este artigo objetiva fazer uma exposição de um projeto, de caráter pioneiro, que visa a
Formação de Educadores do (e para o) Campo do Vale Jaguari/RS, a ser implementado pelo
Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Jaguari. ...
-
-
Junqueira, Heloisa; Eye, Carol Corso von
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
No percurso escolar, o ser aluno se dá de forma diferente para meninos e meninas. Ser
um bom aluno e se constituir como o menino esperado socialmente, pode ser muito
improvável. Buscou-se analisar a formação de masculinidades ...
-
-
Filippini, Isabella; Diehl, Vera; Frizzo, Giovanni
(2010)
O presente ensaio tem por objetivo discutir a formação inicial de professores de Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, após passados cinco anos de reestruturação curricular onde o curso foi dividido ...
-
-
Minasi, Luis Fernando
(2007)
-
-
Rinaldi, Rita de Cássia Grecco dos Santos; Haerter, Leandro
(2005)
O artigo aborda a formação do Professor de Sociologia da Educação Básica, situando esse processo dentro da possibilidade de construção de um novo paradigma na formação de professores: a interdisciplinaridade.
-
-
Branco, Alessandra Batista de Godoi; Royer, Marcia Regina; Nagashima, Lucila Akiko
(Editora da FURG, 2018)
A Educação Ambiental (EA), em seu caráter político, econômico, social e cultural, é
indispensável para a educação e cidadania, por sua natureza de direito inerente a todos os
indivíduos. Na política nacional, são importantes ...
-
-
Freitas, Fabrício Monte; Silva, João Alberto da; Oliveira, Ricardo Rios
(2011)
Muitos alunos da licenciatura em Matemática têm ingressado no curso sem qualquer experiência de ensino em sala de aula. Para estes estudantes, o primeiro momento de exercício da docência se dá durante o estágio supervisionado. ...
-
-
Souza, Maycon dos Santos; Shaw, Gisele Soares Lemos
(2022)
A formação de professores de Ciências leva em consideração uma série de fatores que vão desde aspectos pessoais e culturais até aspectos sociais e econômicos. Além disso, quando se pensa numa formação ...
-
-
Silva, Apolônia de Jerusalém Ferreira; Castro, Roney Polato de
(2023-02-01)
O artigo tem como foco as discussões realizadas em uma pesquisa de doutorado em
educação, cuja discussão dialoga com alguns dos pressupostos foucaultianos para
pensar questões de gênero e sexualidade nos processos de ...
-
-
Souza, Marco Antônio Simões de; Galiazzi, Maria do Carmo
(2012)
Este artigo tem por objetivo argumentar sobre as possibilidades da formação de professores para a Educação Profissional como espaço-tempo de discussão e busca de enfrentamento da crise socioambiental, por meio da problematização ...
-
-
Lage, Allene Carvalho; Macêdo, Perycles
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)
Este artigo objetiva compreender de que maneira a formação política e a competência
técnica têm influenciado a trajetória profissional das professoras ativistas da Marcha
Mundial das Mulheres em Caruaru-PE. No marco ...
-
-
Lage, Allene Carvalho; Macêdo, Perycles
(2022)
Este artigo objetiva compreender de que maneira a formação política e a competência técnica têm influenciado a trajetória profissional das professoras ativistas da Marcha Mundial das Mulheres em ...
-
-
Guimarães, Simone Sendin Moreira; Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro
(2003)
Este texto tem o objetivo de aprofundar a discussão sobre o papel da universidade na formação "ambiental" dos profissionais que coloca no mercado. Este aprofundamento se fez necessário a partir dos resultados de uma pesquisa, ...
-
-
Mateos, Antonio
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017)
La igualdad entre sexos es una conquista por hacer. La propia UNESCO lo ha
declarado una prioridad (ONU, 2106). La legislación española en esta materia ha ido
experimentando avances en los últimos años. Sin embargo, las ...