-
-
Rheinheimer, Cristine Gerhardt; Guerra, Terezinha
(EDGRAF, 2010)
Neste trabalho, investimos em um processo formativo em Educação Ambiental desenvolvido entre os anos de 2005 e 2008, constituído de dois momentos interdependentes: (1) formação de um grupo de estudos relativos à temática ...
-
-
Fortunato, Rafael Angelo; Castro, Elza Maria Neffa Vieira de
(EDGRAF, 2010)
O presente artigo apresenta elementos de práticas de educação ambiental não formal, desenvolvidas em atividades turísticas em favelas cariocas, como indicadores de contribuição para a minimização de conflitos socioambientais. ...
-
-
Honorato, Soraya Carvalhedo; Lima, Isabel Maria Sampaio Oliveira
(EDGRAF, 2011)
Faz-se aqui uma análise descritiva do Programa de Educação Ambiental executado
mediante o Termo de Parceria celebrado entre o Instituto de Desenvolvimento
Sustentável do Baixo Sul da Bahia – IDES e o Centro de Recursos ...
-
-
Carvalho, Denis Barros de; Feitosa, Conceição de Maria Martins
(EDGRAF, 2011)
pesquisa sobre educação ambiental (EA) no Brasil é significativa, apesar de recente. Parte expressiva da produção das referidas pesquisas resulta de dissertações e teses, sendo uma de suas dificuldades o uso predominante ...
-
-
Slonski, Gladis Teresinha
(EDGRAF, 2011)
Uma estratégia para a realização da educação ambiental é a identificação da
percepção ambiental da comunidade envolvida. Compreender como os professores
percebem o ambiente em que vivem, suas fontes de satisfação e ...
-
-
Barros, Marcelo Paes de; Chastel, Elizandra; Campos, Roberto César; Anjos, Sérgio Lanzieri
(EDGRAF, 2010)
Acreditando que o entendimento da realidade ambiental passa por uma mudança nas atitudes, que, por sua vez, mudam com o aumento do conhecimento acerca da natureza, o artigo apresenta uma proposta de trabalho da Física ...
-
-
Vasconcellos, Valéria Oliveira de; Siqueira, Cristiano Tierno de; Santos, Raquel; Salazar, Marcelo; Straatmann, Jeferson; Neves, Leticia; Reis, Allan Ribeiro dos; Campos, Patrícia Greco
(EDGRAF, 2010)
O presente trabalho trata de uma experiência de consultoria cujos objetivos eram o
cadastramento dos moradores, o diagnóstico sócio-econômico e a formação dos
Conselhos Deliberativos de duas Unidades de Conservação ...
-
-
Almeida, Ellen Maria Pestili de; Santana, Patricia Mariana da Costa; Tonso, Sandro
(EDGRAF, 2010)
A crescente preocupação com as questões ambientais atuais perpassa o conceito de
disciplina. Nesse contexto, a Educação Ambiental se insere no currículo escolar como
um tema transversal, constituindo uma forma de reflexão ...
-
-
Moura, Danieli Veleda; Simões, Christian da Silva
(EDGRAF, 2010)
O presente trabalho visa tratar da evolução histórica do conceito de Paisagem, a
fim de esboçar sua utilização na atualidade. Para tanto, utilizamos as abordagens
de Paisagem da Alemanha, da ex-União Soviética e dos ...
-
-
Ramos, Elisabeth Christmann
(EDGRAF, 2010)
O presente artigo discute as diferentes concepções de natureza construídas pelas sociedades com o objetivo de entender, nas mudanças de tal conceito, os traços das rupturas e continuidades na elaboração dos dualismos que ...
-
-
Madeira, Márcia Cristina Souza
(EDGRAF, 2009)
O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de cunho qualitativo realizada pela turma de alunos regulares que ingressou no ano de 2002 (com algumas exceções) no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, nível de ...
-
-
Dolci, Danielle Schmidt; Shirazawa, Juliana; Kindel, Eunice Aita Isaia
(EDGRAF, 2008)
No Brasil, o campo da Educação Ambiental, embora não se constituindo em
disciplina, deve estar presente nas escolas como tema transversal. Para alguns
autores, a atual fragmentação do ensino escolar encontra-se intimamente ...
-
-
Marpica, Natália Salan; Logarezzi, Amadeu José Montagnini
(EDGRAF, 2008)
As políticas educacionais definem que a educação ambiental não deve ser uma
disciplina escolar, mas incorporada por todas as que já existem e, diante desse
contexto, o livro didático pode atuar como um promotor da ...
-
-
Layrargues, Philippe Pomier
(EDGRAF, 2009)
O presente artigo discute de que forma se apresenta a distribuição do poder na
implementação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), segundo a
Lei Federal nº 9.795/99 e seu Decreto de Regulamentação nº 4.281/02; ...
-
-
Oleques, Luciane Carvalho; Nascimento, Jane Adéa Ferreira; Martello, Alcemar Rodrigues
(EDGRAF, 2009)
O presente estudo tem por objetivo uma investigação etnoecológica utilizando as
representações sociais dos Kaingang da Terra Indígena Carreteiro no município de
Água Santa – RS. Esta atividade foi realizada com 35 alunos ...
-
-
Nogueira, Marinez Gil
(EDGRAF, 2009)
Este ensaio visa refletir sobre o cenário de mudanças contemporâneas no mundo
do trabalho, ressaltando a inclusão da problemática ambiental na gestão das
políticas públicas e privadas. Discute as possibilidades de ...
-
-
Azevedo, Genoveva Chagas de; Higuchi, Maria Inês Gasparetto; Barcelos, Valdo
(EDGRAF, 2009)
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) tem procurado contribuir na
redução da distância entre o conhecimento científico e sua aplicabilidade no
cotidiano. O Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental ...
-
-
Bigliardi, Rossane Vinhas; Cruz, Ricardo Gauterio
(EDGRAF, 2007)
Este artigo desenvolve uma reflexão acerca da atual crise civilizatória enfrentada
pela humanidade, entendendo tal crise como inerente ao modelo capitalista. Busca,
para tanto, fundamentar a adoção dos pressupostos da ...
-
-
Pires, Pierre André Garcia; Bromberger, Suzi Mara Teixeira
(EDGRAF, 2009)
O presente trabalho procura apresentar a relação entre a Educação Ambiental,
saúde coletiva e representação social. Percebe-se que dessa forma o estudo do
ambiente é fator determinante para essa relação e que suas ações ...
-
-
Fortunato, Elizabeth; Ruscheinsky, Aloísio
(EDGRAF, 2003)
Procuramos demonstrar, neste trabalho, que o resultado de um longo
processo de luta pelo direito à moradia poderá contribuir para a
implementação de uma nova perspectiva ambiental. Uma política
socioambiental deve contar ...