-
-
Pedrini, Alexandre de Gusmão
(EDGRAF, 2006)
A Educação Ambiental (EA) tem sido aplicada timidamente para a conservação
da Biodiversidade Brasileira. A EA e a Biodiversidade no Brasil (EA&BB) estão
previstas para implementação imediata nas políticas públicas. A ...
-
-
Sá, Lais Mourão
(EDGRAF, 2004)
A importância estratégica da Educação num contexto de mudança de paradigmas exige a construção de uma noção complexa que supere a necessidade de distinguir entre educação formal e não-formal, ou entre os vários focos ...
-
-
Suassuna, Dulce
(EDGRAF, 2004)
O trabalho discute o significado da educação ambiental para o Projeto Tamar, por meio do estudo do processo de intervenção do programa ambiental em comunidades pesqueiras do litoral brasileiro. Verifica-se que a intervenção ...
-
-
Santos, Arion de Castro Kurtz dos
(EDGRAF, 2004)
O artigo apresenta alguns aspectos sobre modelos mentais dos pontos de
vista de NORMAN (1983), JOHNSON-LAIRD (1987), DE KLEER & BROWN (1983)
e FORRESTER (1973, 19902). Na seqüência, apresenta alguns aspectos do
texto, ...
-
-
Loureiro, Carlos Frederico Bernardo; Albuquerque, Eliana Cristina Paula Tenório; Barreto, Betânia Maria Vilas Bôas
(EDGRAF, 2004)
No presente artigo, são retomados os diferentes significados que definem a
categoria sustentabilidade, problematizando-a diante do quadro de
desigualdade e exclusão social existente no Brasil, e seus efeitos sobre ...
-
-
Lago, Carmen Dal
(EDGRAF, 2004)
Este trabalho tem como objetivo principal estudar o processo de construção do saber ambiental no contexto escolar do ensino fundamental. O estudo foi realizado em três escolas de Porto Alegre, onde buscamos identificar as ...
-
-
Fontoura, Ana Elisa Sparano; Braun, Ani Maria Swarowsky; Freitas, Elisete Maria de
(EDGRAF, 2004)
A origem, a evolução e a crise do paradigma dominante são o ponto de
partida deste artigo. São analisadas as concepções de mundo que dão o
suporte para a construção de um novo paradigma, considerando as idéias
e reflexões ...
-
-
Turchielo, Luciana Boff; Vela, Hugo Anibal Gonzalez
(EDGRAF, 2004)
Entre os múltiplos aspectos emergentes para serem estudados na temática
que envolve a Extensão Rural e a Educação Ambiental, este estudo optou
por analisar as percepções de Educação Ambiental entre os extensionistas
rurais ...
-
-
Sampaio, Carlos Alberto Cioce
(EDGRAF, 2003)
A temática do Turismo tem sido estudada sobretudo sob a ótica das Ciências
Sociais Aplicadas. Utilizando-se também de referências bibliográficas das
Ciências Humanas, este ensaio tem como objetivo sugerir proposições ...
-
-
Guerrero, Olga Maria Bermudez
(2004)
Con este artículo se pretende resaltar la importancia de las culturas locales en el marco de la globalización, destacando la diversidad cultural como una potencialidad ambiental. Se trata de hacer visibles a esos otros ...
-
-
Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
(2003)
No presente artigo abordam-se as premissas teóricas que definem a Educação Ambiental numa perspectiva transformadora, à luz de um referencial marxista, distinguindo-a das tendências politicamente conservadoras que dissociam ...
-
-
Galindo, Andrés Bucio
(2003)
Ofertar al público el rescate de utopías, parece convocar al rescate de ideologías. En el presente texto, hacemos a un lado el asunto de si las utopías e ideologías son necesarias o no, y tratamos de ver cómo y porqué es ...
-
-
Alexandre, Agripa Faria
(2003)
O artigo apresenta uma crítica a respeito do movimento ambientalista
brasileiro como um movimento complexo e multissetorial. Esta crítica está
dirigida especificamente ao trabalho acadêmico de Eduardo Viola. Para
este ...
-
-
Novicki, Victor de Araujo; Gonzalez, Wânia Regina Coutinho
(2003)
O modelo de competências é um aspecto central na reforma
educacional (Lei de Diretrizes e Bases da Educação/1996), e seu principal
objetivo foi estreitar a relação entre a escola e o processo de acumulação
capitalista. ...
-
-
Ribeiro, Paula Regina Costa; Quadrado, Raquel Pereira
(Editora da FURG, 2013)
-
-
Odebrecht, Clarisse; Abreu, Paulo Cesar Oliveira Vergne de
(1997)
-
-
Meira Cartea, Pablo Angel; Campos, Marilia Andrade Torales; Schimidt, Elisabeth Brandão
(2015)
Este texto tiene por objetivo identificar algunas de las posibilidades y de los desafíos en el ámbito de la formación de pos-grado, en especial la que tiene como finalidad la formación de doctores en el campo de la Educación ...
-
-
Fonseca, Tania Maria Morais Vieira da; Schmidt, Elisabeth Brandão; Teixeira, Vânia de Moraes
(2013)
Esta pesquisa faz parte de tese de doutoramento que tem como foco principal a problematização
dos processos educativos emergentes na relação entre profissionais de saúde e gestantes,
tendo como objetivo discutir a produção ...
-
-
Brandão, Cláudia Mariza Mattos; Schmidt, Elisabeth Brandão
(2008)
-
-
Salort, Michelle Coelho; Schmidt, Elisabeth Brandão
(2014)
O sentido de pertencimento, primordial nas relações do sujeito com o meio,
pode ser fruto das conexões entre Arte e Educação Ambiental, duas áreas que
se aproximam e se complementam, potencializando processos sociais ...