-
-
Cunha, Tainara Quintana da
(2019)
Este ensaio origina-se na leitura do romance O risco do bordado (1970), de Autran Dourado (1926-2012). Na interpretação do texto, destacam-se a memória e a imaginação como tecelãs das lembranças da personagem protagonista ...
-
-
Coronel, Luciana Paiva
(2007)
O livro do desassossego constitui obra privilegiada para a análise
das contradições da modernidade. A inovação contida na forma fragmentária desta prosa poética incorpora com freqüência em seu interior momentos nos quais ...
-
-
Hanciau, Nubia Tourrucôo Jacques
(2004)
-
-
Farias, Ariane Ávila Neto de; Pereira, Ânderson Martins
(2017)
A reflexão sobre construção de uma história literária bem como a concepção de cânone que
ela abarca traz à tona uma importante questão: quem são os sujeitos (escritores) que merecem lugar
de destaque. A História nos ...
-
-
Fornos, José Luís Giovanoni
(2008)
O presente ensaio aborda as questões do nacionalismo, do colonialismo e da imigração em diferentes textos da literatura portuguesa a partir das reflexões teóricas de Boaventura de Sousa Santos, Edward Said, entre outros. ...
-
-
Fornos, José Luís Giovanoni
(2006)
-
-
Hanciau, Nubia Tourrucôo Jacques
(2004)
-
-
Danieli, Lisiane Andriolli
(2018)
Este trabalho objetiva analisar o último livro de Michel Laub, O tribunal da quinta-feira (2016), quanto aos conteúdos abordados – internet, homossexualidade, HIV/Aids – e as propriedades formais da obra – narrador em ...
-
-
Brisolara, Luciene Bassols; Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto
(ANPOLL, 2018)
Este estudo propõe-se investigar a percepção da vogal /a/ do espanhol, em contextos nasais, por uruguaios, considerando que a nasalização vocálica tem natureza alofônica nesta língua e que, segundo ...
-
-
Baumgarten, Carlos Alexandre
(2000)
-
-
Campello, Eliane Terezinha do Amaral; Danieli, Lisiane Andriolli
(2020)
Este artigo propõe uma interpretação do romance Orlando: uma biografia3
, publicado por
Virginia Woolf em 1928, o qual narra a vida da/o protagonista homônima ao título desde os seus
16 anos, no século XVI, até os 36 ...
-
-
Danieli, Lisiane Andriolli
(2018)
A partir da noção de pensamento e paisagem desenvolvida pelo professor e crítico literário francês
Michel Collot, este artigo pretende efetivar uma análise da produção lírica de Adalgisa Nery (1905-
1980), poeta carioca ...
-
-
Farias, Ariane Ávila Neto de; Pereira, Ânderson Martins; Rocha, Mariane Pereira
(2018)
No que se refere à forma de composição
poética, a poesia de Marcos Siscar é um
marco importante na literatura brasileira
contemporânea. Além de um trabalho
minucioso e inventivo com a palavra, sua obra
pode ser ...
-
-
Farias, Ariane Ávila Neto de
(2019)
O presente artigo pretende refletir acerca da emocionalidade feminina na poesia da norte-americana Adrienne Rich. A partir da compreensão de um sujeito feminino multifacetado, esse estudo pretende examinar a forma como ...
-
-
Paim, Claudia Teixeira
(2004)
-
-
Tagliani, Dulce Cassol
(2006)
Neste artigo, pretendemos estabelecer uma relação entre problemas que envolvem
o ensino de língua materna no Brasil e aspectos discriminatórios relacionados
às diferentes variedades lingüísticas que coabitam na sociedade. ...
-
-
Pereira, Ânderson Martins; Farias, Ariane Ávila Neto de
(2017)
O presente artigo busca discutir os processos que envolvem o “lembrar” e “esquecer” representados na obra Maus: a história de um sobrevivente (2009). Dessa maneira, a partir da ficcionalização que se dá na margem entre ...
-
-
Brisolara, Luciene Bassols; Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto
(2018)
Este estudo propõe-se investigar a percepção da vogal /a/ do espanhol, em contextos nasais, por falantes nativos de português brasileiro (PB), estudantes do Curso de Licenciatura em Letras Português-Espanhol de uma ...
-
-
Piva, Mairim Linck
(2001)
Análise da trajetória simbólica presente no conto “O marinheiro”, do livro Triângulo das águas, do escritor gaúcho Caio
Fernando Abreu. A análise, tendo como suporte teórico as teorias do Imaginário propostas por Gilbert ...
-
-
Tagliani, Dulce Cassol
(2007)
Neste ar tigo, fizemos uma tentativa de relacionar a perspectiva de linguagem trabalhada por Halliday com aspectos relacionados ao ensino de língua por tuguesa,
visto que tal prática faz par te de um projeto maior de ...