-
-
Figueiredo, Mara Lúcia; Guerra, Antonio Fernando Silveira; Schmidt, Elisabeth Brandão
(2012)
-
-
Salort, Michelle Coelho; Schmidt, Elisabeth Brandão
(2014)
O sentido de pertencimento, primordial nas relações do sujeito com o meio,
pode ser fruto das conexões entre Arte e Educação Ambiental, duas áreas que
se aproximam e se complementam, potencializando processos sociais ...
-
-
Schmidt, Elisabeth Brandão; Freitas, José Vicente de; Velasco, Sirio Lopez; Caporlingua, Vanessa Hernandez
(2012)
Este breve texto pretende dar uma ideia geral do que foi a "Rio + 20" nas suas atividades oficiais e paralelas, e tecer alguns comentários críticos acerca dos seus resultados.
-
-
Galiazzi, Maria do Carmo; Schmidt, Elisabeth Brandão
(2009)
Neste texto, apresentamos a trajetória de formação e pesquisa do grupo CEAMECIM – Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, articulado à existência ...
-
-
Abrahão, Isabela Pandolfo Leusin
(2015)
Esta pesquisa, intitulada CRIATIVIDADE PARA QUÊ? CONVERSAS, PROCESSOS
E PRODUÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, investiga a criatividade na
formação de professores. Sua fundamentação teórica baseia-se, principalmente, ...
-
-
Oleiro, Walter Nunes
(2016)
A Educação Ambiental, em sua vertente crítica, tem raízes nos ideais democráticos e
emancipatórios do pensamento crítico aplicado à educação, opondo-se a uma compreensão de
mundo que, hegemonicamente, constitui a sociedade ...
-
-
Fonseca, Tania Maria Morais Vieira da; Schmidt, Elisabeth Brandão; Teixeira, Vânia de Moraes
(2013)
Esta pesquisa faz parte de tese de doutoramento que tem como foco principal a problematização
dos processos educativos emergentes na relação entre profissionais de saúde e gestantes,
tendo como objetivo discutir a produção ...
-
-
Salort, Michelle Coelho
(2016)
Esta tese foi produzida a partir de argumentos construídos no percurso da pesquisa que teve como objetivo principal compreender como o entrelaçamento entre o Ensino de Arte e a Educação Ambiental contribui para desenvolver ...
-
-
Tavares, Claudia Moraes Silveira; Brandão, Cláudia Mariza Mattos; Schmidt, Elisabeth Brandão
(2009)
O artigo objetiva apresentar algumas aproximações entre Estética, Educação Ambiental (EA) e a Epistemologia da Complexidade de Edgar Morin, visando a contribuir para o entendimento da situação socioambiental vigente, na ...
-
-
Tavares, Claudia Moraes Silveira
(2009)
A educação do sensível, em especial a do olhar, assim como o pensamento complexo favorecem a percepção das questões estéticas que orientam os valores éticos,as mentalidades e os comportamentos – fatores reveladores do ...
-
-
Pedruzzi, Alana das Neves
(2015)
A presente dissertação de mestrado teve como fenômeno de estudo a Ênfase em Gestão do Patrimônio Socioambiental do curso de História Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, buscando compreender o processo ...
-
-
Lima, Luciano Soares
(2018)
Torna-se imperativo que os processos educativos contemplem questões relacionadas a valores etico-estéticos que possibilitem questionamentos e tomadas de posição com relação à importância de uma vida pautada pela boa ...
-
-
Passos, Wagner Valente dos; Schmidt, Elisabeth Brandão
(2014)
Este artigo é derivado da dissertação de
mestrado intitulada “Humor Gráfico: linguagem e crítica
para uma Educação Ambiental sem fronteiras”, cujo
objeto de pesquisa foi a 1ª Mostra Internacional de
Humor sobre Educação ...
-
-
Passos, Wagner Valente dos
(2013)
Esta pesquisa objetivou compreender em que sentido e de que forma o Humor Gráfico potencializa processos de Educação Ambiental. Teve como objeto de pesquisa a 1ª Mostra Internacional de Humor sobre Educação Ambiental, ...
-
-
Alvarez, Lurima Estevez
(2017)
El objetivo general de esta tesis consistió en comprender las representaciones que un grupo de académicos en Artes Visuais – Licenciatura de la Universidade Federal do Rio Grande, FURG (Brasil) y un grupo de instructores ...
-
-
Souza, Andressa Queiroz
(2019)
Esta dissertação descreve o processo de pesquisa desenvolvido no âmbito do projeto “Cirandar: rodas de investigação desde a escola” com o objetivo de compreender como se apresenta a Educação Ambiental nos processos de ...
-
-
Brandão, Cláudia Mariza Mattos; Schmidt, Elisabeth Brandão
(2008)
-
-
Silveira, José Francisco Baroni
(2013)
Esta pesquisa objetivou compreender como os saberes circenses podem se constituir, a partir da práxis docente, em conteúdos potencializadores de uma educação crítico-emancipatória, tendo como colaboradores os professores ...
-
-
Damo, Andreisa
(2016)
Esta tese denuncia as contradições próprias à lógica do modo de produção hegemônico que têm degradado a qualidade dos alimentos. A mercantilização onipresente, a alienação, a não sustentabilidade e a injustiça ambiental ...
-
-
Matta, Caroline Rodrigues da; Schmidt, Elisabeth Brandão
(2014)
Este texto originou-se de uma dissertação de mestrado em
Educação Ambiental, cujo objetivo é compreender como reconhecidos
educadores ambientais, que atuam em Programas de Pós-graduação em
Educação, no Brasil, conceituam ...