IE – Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Teses)
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84 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemO Engendramento coletivo da educação profissional e tecnológica a distância: histórias que contam as experiências dos polos de apoio presencial(2015) Nascimento, Cinara Ourique do; Rodrigues, Sheyla CostaPensar a Educação Profissional e Tecnológica a distância não é somente pensar na execução de regulamentos e normatizações aceitas pelo papel, é sim pensar na singularidade exclusiva e particular de uma realidade. É preciso compreender como a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) está sendo percebida nesse modelo; como ela atende à democratização do ensino técnico e às necessidades de formação do cidadão. Essa tese reflete a importância das experiências dos professores coordenadores dos polos de apoio presencial no contexto da oferta da EPT, na modalidade a distância do IFSul/CAVG. Nesse trabalho, fundamentamos a hipótese de que o mundo conhecido e experienciado, que emerge do cotidiano dos polos de apoio presencial, conta suas histórias e reflexões e nos leva a conhecer a Educação Profissional e Tecnológica a distância, no encadeamento entre ação e experiência. Para sustentar nossa pesquisa assumimos a Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana e Francisco Varela, como sustentação para nossas reflexões teóricas e epistemológicas, juntamente com outros autores que nos ajudaram a pensar e a discutir as histórias. O estudo enfocou e delimitou o campo de análise para os professores coordenadores dos polos que tiveram reoferta dos cursos técnicos a distância até o ano de 2013. Concretizamos a pesquisa com a participação dos coordenadores de oito polos de apoio presencial. Para operacionalizar a pesquisa foi construído um site com acesso a um espaço denominado “meu diário”. Das narrativas singulares, oriundas de cada diário, emergiram temas recorrentes que possibilitaram sair da singularidade da narrativa para a coletividade das vozes, para criar e contar histórias que refletem a Educação Profissional e Tecnológica a distância ofertada pelo IFSul/CAVG. Conceitos como enação, emocionar, amar, viver democrático, inclusão social, cultura, transformação na convivência e aprendizagem permitiram a compreensão do problema investigado. Esses substantivos e verbos que se apresentaram nas histórias, quando teorizados, permitiram significar a Educação Profissional e Tecnológica a distância do IFSul/CAVG. As histórias revelaram as múltiplas experiências dos polos de apoio presencial, e contaram uma realidade de mundos que surgem ao viver, para além de ter, e transmitir experiências e também produziram um significado que nos atravessou, nos tocou e, portanto, refletem um sentido de conhecimento experienciado pelos que vivem a EPT cotidianamente.
- ItemVirtualização e atualizações em redes de conversação sobre o currículo de um curso on-line de licenciatura em ciências(2013) Duvoisin, Ivana Almeida; Laurino, Débora Pereira; Galiazzi, Maria do CarmoEste trabalho é resultado de uma pesquisa de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós- Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde - PPGEC, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na linha de pesquisa Educação científica: as tecnologias educativas no processo da aprendizagem. Situa-se essa pesquisa no caminho explicativo da objetividade entre parênteses, a qual, segundo Maturana (2009), caracteriza-se pela ausência de verdade absoluta e de verdade relativa, bem como pela existência de muitas verdades diferentes em domínios distintos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo objetivo não é a generalização nem a busca de leis ou princípios, mas a compreensão particular do que se estuda, ou seja, o foco da atenção desloca-se da generalização para o específico, o peculiar, o individual, almejando sempre a compreensão do fenômeno estudado. A pesquisa busca identificar e analisar as virtualizações e as atualizações emergentes das Redes de Conversação que foram se constituindo no processo de discussão e elaboração do currículo do curso on-line de licenciatura em ciências da FURG. Para tanto, foi necessário explicar e compreender os fenômenos do linguajear e do emocionar nas redes de conversação: Rede Proponente (RP) e Rede de Estudantes-professores da Pós-Graduação Educação em Ciências (REPGEC), que se formaram no esforço de conversar sobre o currículo que geravam. Apostou-se no potencial do linguajear e do emocionar das redes conversação por considerar que o conversar promove o deslocar-se no tempo, por intermédio do relembrar fatos vividos e o pensar em novas soluções para problemáticas identificadas; nesse sentido, o atuar e vivenciar coletivo se tornam indispensáveis. Perseguiram-se três questionamentos: 1. Quais são os complexos problemáticos e os nós de tendências ou de forças que acompanham os processos de formação de professores e os currículos dos cursos on-Line? 2. Quais problemáticas e soluções, o linguajear e o emocionar dos participantes das Redes de Conversação revelou? 3. Qual desenho curricular melhor se adequa aos currículos móveis, característicos da modalidade on-line? O referencial teórico balizador e cujas conversações, em sua pluralidade, ajudaram a tramar a rede conceitual que sustenta essa tese foram: as teorias da Biologia do Conhecer, de Maturana e Varela e o conceito de Inteligência Coletiva, de Lévy e o dialogo com Marques no que tange à formação docente. Assume-se o potencial formativo das redes de conversação de Maturana, o conceito de educação on-line cunhado por Santos e, para a superação dos currículos prescritivos, o campo fecundo dos currículos em ação abordado por Macedo. O corpus da pesquisa foi produzido nas gravações das reuniões da RP e dos encontros da REPGEC. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva – ATD, como ferramenta de análise associada ao software N-Nivo. Do processo de análise e síntese identificaram-se duas problemáticas para formação docente, categorias emergentes que passaram a ser denominados vetores de potencialização: Fragmentação do conhecimento e isolamento das áreas: questão cultural; e Distanciamento da instância formadora e da escola: espaço-tempo na educação on-line quem forma quem? As soluções inventivas para superar as problemáticas identificadas foi atualizando sucessivamente o currículo, esse movimento denominou-se Fluzz Currículo. O desenvolvimento e a análise da pesquisa evidenciou o potencial das redes de conversação para os processos de virtualização e de atualização na elaboração dos currículos e possibilitou o desenho de uma mandala curricular considerada mais ajustada aos currículos da educação on-line.
- ItemA formação continuada como estratégia de inovação pedagógica: uma análise sobre a concepção dos professores de ciências(2019) Rosa, Liane Serra da; Mackedanz, Luiz FernandoO presente estudo investigou que o Ensino de Ciências desenvolvido na Educação Básica, em nosso país, tem passado por fortes questionamentos, no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem, passando pela estrutura física das escolas até a formação de professores, razão pela qual tem crescido o interesse por pesquisas nesta área. Portanto, a pesquisa se propôs a analisar como a formação docente em nível de Pós-Graduação pode ser vista como uma estratégia para a Inovação no Ensino de Ciências. O trabalho foi desenvolvido com os professores das Séries Finais do Ensino Fundamental, que lecionam Ciências do 6º ao 9º anos na rede municipal de ensino de Rio Grande/RS e que realizam ou já concluíram o processo de Formação Continuada, na modalidade Stricto Sensu. Para os docentes foi aplicado um questionário contendo questões abertas e, a partir da Análise Temática de Braun e Clarke (2006), elencamos elementos do discurso dos professores. Constatamos que os professores que passaram pela Formação Continuada assumiram uma postura mais inovadora diante do Ensino de Ciências, legitimando a Pós-Graduação como produtora de conhecimento, contribuindo com sua condição pessoal e formativa, qualificando o seu fazer pedagógico. Quanto aos desafios da docência, os professores apontaram dificuldades, ao ter que conciliar a jornada de trabalho e a qualificação profissional, assim como, a pouca oferta de programas de Pós-Graduação acessíveis aos profissionais da educação.
- ItemCo-responsabilidade do aprender: o dar-se conta do estudante e o agir pedagógico(2018) Macedo, Aline Cardoso de Oliveira; Laurino, Débora PereiraA presente tese, desenvolvida sob a forma de cinco artigos, originou-se de inquietações durante a docência de Matemática no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS Campus Rio Grande. Problematiza sobre o aprender dos estudantes e visa encontrar uma explicação científica para a seguinte questão: Como o estudante do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio se compromete com o seu próprio aprender, compreende o seu significado e de que modo ele utiliza as tecnologias ao seu dispor para promover esse aprender? Os professores de matemática dessa instituição contribuíram com essa pesquisa, ao aceitarem responder as questões propostas sob a forma de entrevista semiestruturada e os estudantes colaboraram ao responderem um questionário. Tanto a entrevista aplicada aos professores, quanto o questionário respondido pelos alunos continham questões referentes ao aprender Matemática. Com a intenção de organizar os registros obtidos nessas entrevistas e questionários, utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), de Fernando Lefèvre e Ana Maria Lefèvre. Para sustentar nossos pressupostos utilizamos a Biologia do Conhecer, proposta por Humberto Maturana e Francisco Varela, que perpassa o desenvolvimento de todos os artigos. Outros autores também se fazem presentes, em momentos independentes na construção de alguns artigos, são eles Paulo Freire, Pierre Levy, Vani Kenski e Zygmunt Bauman. Nossos estudos apontaram que se soubermos de que modo os estudantes compreendem o aprender, podemos traçar estratégias que perpassem esses entendimentos e escolher alguns recursos tecnológicos como auxiliares nas nossas práticas educativas com a intenção de perturbá-los de tal maneira que consigamos nos aproximar dos seus mundos, e assim, contribuir com os seus aprenderes de maneira corresponsável. Também defendemos que a constituição de lugares de aprendizado que cultivem o sentido de pertencimento, de aceitação mútua e a cooperação, são importantes para possibilitar o desenvolvimento e a criação. Lugares nos quais os estudantes se sintam aceitos com seus desejos e incertezas, com suas resistências e habilidades e que proporcione o acesso a materiais concretos e digitais podem ajudar a significar a aprendizagem Matemática. Esses entendimentos nos levaram a compor o seguinte argumento de tese: O processo de aprender gera o dar-se conta de si e possibilita um agir diversificado que modifica o ambiente pedagógico no qual a transformação na convivência ocorre pela corresponsabilidade do aprender de estudantes e professores mediado e potencializado por distintas tecnologias.
- ItemNascimento e evolução da disciplina de Física no Ensino Secundário brasileiro: uma análise a partir da teoria de David Layton(2017) Buss, Cristiano da Silva; Mackedanz, Luiz FernandoEste texto apresenta uma pesquisa que analisou a gênese e a evolução da disciplina de Física no Brasil à luz da teoria de David Layton. A partir de uma investigação qualitativa, foram levantados aspectos que deram subsídios para o entendimento do modo como tal disciplina surgiu e tomou espaço no currículo secundário nacional. O trabalho foi amparado numa metodologia de pesquisa bibliográfica que analisou livros, artigos, teses e dissertações. Além disso, o exame de documentos relativos as legislações educacionais auxiliaram a estruturação e escrita da história da disciplina de Física em nosso país. Todos os acontecimentos que possibilitaram o seu nascimento e desenvolvimento foram considerados a partir da teoria de David Layton. Este autor prevê que o movimento histórico de uma disciplina ocorre em três etapas, indo desde um princípio mais utilitarista e de interesse às resoluções de problemas imediatos de estudantes, passando por um processo de afirmação até o momento em que a disciplina, já estabilizada, aproxima-se das características das cadeiras universitárias. Os resultados da pesquisa mostraram que as contingências históricas da disciplina de Física no Brasil são muito particulares e não podem ser descritas em uma teoria geral.
- ItemO Laboratório de Ensino e Prática Docente - LEPD como espaço de cooperação e formação docente(2017) Zardo, Cristina Maria Loyola; Rodrigues, Sheyla CostaEste trabalho propõe-se a analisar como o Laboratório de Ensino e Prática Docente - LEPD se constitui num espaço de formação e profissionalização para os licenciandos em Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A formação docente é discutida sob o referencial teórico dos estudos de Tardif, questionando os saberes necessários para o exercício docente. Aportes teóricos de Maturana balizam a pesquisa entendendo a educação como um processo de transformação na convivência. A pesquisa origina-se de nossas inquietações sobre o uso do espaço, definindo como problema: como a experiência vivida pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FURG no espaço de convivência do LEPD contribui para a sua formação docente? Em decorrência do problema define-se o objetivo geral: investigar como o LEPD, enquanto espaço formativo institucional e de convivência, possibilita a integração dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FURG com outros de diferentes cursos de licenciatura, qualificando o seu processo formativo. E como objetivos específicos da pesquisa: compreender de que forma o material produzido e as relações estabelecidas neste espaço contribuem na sua formação para a docência; conhecer como os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FURG utilizam os recursos pedagógicos disponibilizados no LEPD e o que eles relatam sobre sua experiência em relação ao uso do espaço de trabalho e de convívio laboratório; depreender, do ponto de vista dos acadêmicos, a importância institucional de a Universidade disponibilizar um espaço de formação como o LEPD. Para tanto, foi elaborado um questionário composto de sete questões abertas que possibilitaram a produção de discursos de livre expressão, envolvendo a percepção dos alunos sobre esse espaço formativo. A análise do questionário foi realizada sob a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), com base nos estudos de Lefèvre e Lefèvre (2005), visando conhecer o pensamento dessa coletividade. O DSC é uma técnica de organização e tabulação de dados qualitativos de natureza verbal que consiste em analisar o material coletado em pesquisas que têm depoimentos como sua matéria prima. No movimento de construção dos discursos, agrupando as ideias centrais semelhantes ou de mesmo sentido, emergiram três DSC: O LEPD como espaço para aprender a ser professor; O LEPD e a transformação na convivência e O LEPD para além de um espaço formativo convencional. Os discursos coletivos validam a tese de que o LEPD, como espaço formativo possibilita ao estudante uma formação para além dos livros didáticos e da sala de aula. Também propicia que o aluno esteja na experiência e seja tocado pela experimentação dos recursos, viabilizando intervenções congruentes em sala de aula, o que favorece a ampliação dos saberes experienciais. A pesquisa mostrou ainda que é indispensável dar voz aos estudantes e divulgar o que pensam para que os gestores da universidade reconheçam a importância de um espaço alternativo que tem sua intencionalidade nos processos formativos.
- ItemEntre sonhos e realidades: a auto-eco-formação interdisciplinar de professores em Ciências da Natureza(2017) Araújo, Rafaele Rodrigues de; Tauchen, Gionara; Heckler, ValmirA organização dos processos de formação de professores, na perspectiva interdisciplinar, vem produzindo discussões nos meios de ensino e na pesquisa científica. Esse movimento ocorre no campo epistemológico e pedagógico, desde o currículo dos cursos de licenciatura até as ações e atividades propostas para a formação dos estudantes. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo geral investigar e compreender como se constituem os lugares e oportunidades de formação interdisciplinar experienciadas por estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Para isso, iniciamos a pesquisa investigando o estado do conhecimento das pesquisas sobre formação inicial de professores em Ciências da Natureza. Posteriormente, analisamos o programa e as estratégias previstas na organização curricular do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) do Campus Dom Pedrito. E, por fim, buscamos compreender, a partir da perspectiva dos estudantes do referido curso, os lugares e as oportunidades de formação interdisciplinar experienciadas pelos mesmos. A pesquisa organizada por artigos foi epistemológica e metodologicamente orientada pelos princípios do pensamento complexo. A produção das informações e as análises envolveram métodos diferenciados, sendo estes: Análise de Conteúdo, Hermenêutica e Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa nos mostram que a formação de professores em Ciências da Natureza é dependente das interações decorrentes desse processo e da atitude dos sujeitos envolvidos em querer ser, pensar e fazer interdisciplinar. Nesse processo atitudinal o currículo é assumido como programa/estratégia, possibilitando uma formação auto-eco-organizadora. Além disso, destacamos que os lugares de formação interdisciplinar são constituídos nas interações diversificadas, nas estratégicas e da ação ecologizada da prática docente, por um currículo dialógico disciplinar/interdisciplinar, que desafia os estudantes a um pensamento transdisciplinar. Com base nessas compreensões, comunicamos a emergência da tese: Os lugares e as oportunidades de formação interdisciplinar em Ciências da Natureza, auto-eco-organizam-se na ação ecologizada da prática docente dos sujeitos, por meio de um currículo dialógico disciplinar/interdisciplinar, que os desafia ao pensamento transdisciplinar. Dessa forma, ressaltamos o movimento recursivo de formação, entre sujeitos e seus pensamentos, como nesse processo de interação com o objeto que se mostra por intermédio do currículo e na ação realizada pelos estudantes nesse processo de auto-eco-formação.
- ItemSustentabilidade em ambientes de inovação: uma metodologia de apoio à gestão baseada na visão de gestores brasileiros e espanhóis(2016) Ribeiro, Luciano Maciel; Botelho, Silvia Silva da Costa; Duarte Filho, Nelson LopesOs Ambientes de Inovação, compreendidos entre Incubadoras e Parques, ou outros locais focados em criar/desenvolver um ecossistema de inovação, são espaços de realizar mudanças em diferentes esferas. Esses locais permitem a universidade repensar o seu papel, bem como dos demais atores, Governo e Empresas. Por ocuparem a função de catalizadores das ações de inovação, a associação desses ambientes com a sustentabilidade pode representar um forte impulso para a melhoria das condições atuais da sociedade e das gerações futuras, permitindo um desenvolvimento verdadeiramente sustentável, com possibilidades de construir novos produtos e serviços em sintonia com necessidades reais atuais e futuras, numa perspectiva Sustentável. Nesta linha a proposta deste estudo tem por objetivo propor um índice de sustentabilidade para ambientes de inovação. Como etapa inicial buscou-se a compreensão de Gestores no Brasil e na Espanha sobre os temas investigados, a partir da utilização de instrumentos de pesquisa qualitativos e quantitativos, foi possível obter os resultados esperados. O trabalho visa romper com a visão reducionista da Sustentabilidade, conhecida por Tripé da Sustentabilidade ou Triple Bottom Line (TBL) e adota uma visão ampla do tema, contribuindo como ferramenta de transformação do pensamento estratégico dos líderes que atuam na área de inovação. A construção de um sistema de indicadores associados à gestão de nível estratégico e a sua aproximação com as dimensões da Sustentabilidade, é um resultado que permite confrontar diferentes ambientes e seu respectivo posicionamento frente aos demais. A proposta teve como inspiração a ferramenta de benchmarking para parques científicos e tecnológicos estrategigrama desenvolvida pela associação international de parques - IASP. Os resultados obtidos possibilitam a reflexão sobre a necessidade de criação e adoção de ferramentas que reforcem a visão da sustentabilidade em dimensões diferentes da visão tradicional, incluindo outras dimensões de acordo com o contexto analisado. Cabe aos ambientes de inovação uma postura diferenciada no que tange incorporação da sustentabilidade na gestão. Com base no contexto apresentado, busca-se nesta tese compreender a gestão de ambientes de inovação sob o olhar da Sustentabilidade de forma a entender as complexidades presentes em soluções de gestão sistêmica, as quais exigem uma perspectiva de análise alinhada a múltiplas dimensões da Sustentabilidade.
- ItemSistema de numeração decimal no ciclo de alfabetização: as ações docentes(2017) Cenci, Danielle; Mackedanz, Luiz Fernando; Becker, Maria Luiza RheingantzO presente trabalho pesquisou como as ações docentes podem favorecer, ou não, o desenvolvimento do conhecimento lógico-matemático em crianças do Ciclo de Alfabetização, diante do ensino do Sistema de Numeração Decimal. O principal referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética piagetiana. A coleta de dados baseou-se em uma metodologia qualitativa, consistindo numa adaptação do Método Clínico piagetiano aliado a Análise Documental. Realizaram-se quatro observações de aula e uma entrevista com cada professora participante, bem como a análise do conteúdo das diretrizes curriculares de Matemática de cada uma das escolas visitadas. As participantes da pesquisa foram dezessete professoras que atuam no segundo ano do Ciclo de Alfabetização de onze escolas da rede de ensino do estado do Rio Grande do Sul, todas localizadas no munícipio de Porto Alegre. Estas escolas foram selecionadas em virtude do melhor índice de proficiência em Matemática, com base nos resultados divulgados pelo IDEB. A partir dos dados coletados na pesquisa, foram construídas três categorias gerais de análise, as quais contemplam diferentes perspectivas de ensino. A primeira categoria de análise apresentada corresponde a perspectiva transmissiva, àquela que acredita no ensino do Sistema de Numeração Decimal através da transmissão e repetição de informações, logo, limita-se ao desenvolvimento do conhecimento social. A segunda categoria compreende a perspectiva intuitiva, essa por sua vez, as ações docentes apresentadas são tendenciosas em valorizar em primazia o pensamento intuitivo da criança, por isso insistem na construção de abstrações empíricas, com enfoque no conhecimento social e físico. A terceira categoria revela como as ações docentes são benéficas para o desenvolvimento do conhecimento lógico-matemático em crianças, consistindo em uma perspectiva interacionista. Diante do processo de categorização, infere-se que o impedimento para se avançar no desenvolvimento do raciocínio lógico repousa sobre o fato das poucas oportunidades oferecidas à criança, para que, além de realizar abstrações empíricas realize abstrações pseudoempíricas, que passe a abstrair não apenas as qualidades do objeto, mas das suas próprias ações ou coordenações de ação.
- ItemRedes de conversação em uma cultura digital: um modo de pensar, agir e compreender o ensino de Matemática na Educação Superior(2017) Silveira, Daniel da Silva; Laurino, Débora Pereira; Novello, Tanise PaulaVivemos em uma cultura digital e seu uso nos tem provocado o repensar de conceitos e práticas relacionadas ao ensinar e ao aprender Matemática no âmbito de nosso fazer, a docência na Educação Superior. Esta pesquisa tem dois objetivos: entender os modos de operar as tecnologias digitais, do professor de Matemática, relacionados às necessidades de formação e de infraestrutura; e compreender as percepções dos professores de Matemática e dos estudantes em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo no Ensino Superior. Para sustentar teoricamente esta investigação nos apoiamos na Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela. O campo empírico da pesquisa é constituído por três redes de conversação das quais fazem parte estudantes de duas turmas de graduação, professores de Matemática do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) e integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância (EaD-TEC), ambos da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses nos posicionando como observadores implicados, pois o explicar inclui, também, o nosso operar. Utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para analisar os registros produzidos nos fóruns e no questionário online, o que resultou em oito discursos coletivos: “Uso da tecnologia digital pelo olhar do estudante”, “Cultura do processo de ensinar”, “Aprender Matemática por meio das tecnologias digitais”, “A busca pelo operar a tecnologia digital na prática pedagógica”, “O aprender Matemática enatuado na docência pelas tecnologias digitais”, “A tecnologia digital nos processos de ensinar e de aprender”, “Compreensões sobre o uso das tecnologias digitais”, e “Formação permanente no contexto das tecnologias”. A análise da primeira rede de conversação apontou que os estudantes perceberam a contribuição da tecnologia digital no processo de ensinar Matemática de forma motivadora e desafiadora e que os artefatos tecnológicos se constituíram em potencializadores de transformações cognitivas no aprender Matemática. Na segunda rede de conversação foi evidenciado pelos professores como uma cultura digital vem sendo instituída no ensino da Matemática nos cursos superiores através das interações entre os sujeitos. A terceira rede apontou que a incorporação das tecnologias digitais viabiliza a expressão, o compartilhamento e a produção de ações, emoções e experiências em um coordenar recorrente e recursivo que pode gerar uma proposta de formação no espaço universitário que ultrapassa a sala de aula, que potencializa o acesso e a convivência em uma cultura digital trazendo desafios à prática pedagógica. Com base nessas compreensões, anunciamos a tese de que o operar da tecnologia digital na sala de aula promove processos de interação que estabelecem uma cultura digital entre os sujeitos que compõem redes de conversação, que transformam o meio e são transformados por este, através de fluxos recursivos de coordenações de coordenações consensuais, em um modo humano de viver que envolve nossas ações e emoções no espaço do conversar.
