-
-
Sodré, Elaine Leonara de Vargas
(2010)
No Brasil até 1822, a organização judiciária esteve atrelada ao modelo
jurídico português. Essa realidade começaria a mudar a partir da
transferência da Família Real para o Rio de Janeiro. Apresentar um
panorama ...
-
-
Almeida, Cybele Crossetti de
(2010)
As imagens que temos a respeito da Idade Média são geralmente
marcadas pela polarização entre dois estereótipos: de um lado a idade das
trevas, com seus medos, pestes, fomes endêmicas, guerras endêmicas,
catástrofes ...
-
-
Bakos, Margaret Marchiori
(2010)
As escritas de si por e para pessoas comuns vêm atraindo um número tão
grande de leitores que acabaram por virar moda. Essas práticas são tão
antigas quanto a invenção da escrita, mas vêm sendo atualizadas ...
-
-
Franco Júnior, Hilário
(2010)
Como na Europa medieval a figura divina com seu alto grau de abstração
sempre se mantinha mais afastada da compreensão e da visão do cristão
médio, e acessível apenas a pessoas de grande espiritualidade, as
relíquias ...
-
-
Faria, Simone Gomes de
(2016)
O presente trabalho tem como escopo central aferir as concepções dos professores de História
sobre as relações entre pesquisa e docência. A investigação apresenta uma natureza descritiva
e sua abordagem é qualitativa. ...
-
-
Tavares, Luana Ciciliano
(2015)
O presente trabalho tem como objetivo investigar se o uso de mídias digitais pode ou
não contribuir para a progressão das ideias históricas dos jovens em idade de
escolarização. A pesquisa tem seus pressupostos teóricos ...
-
-
Silveira, Carlos José Borges
(2016)
Esta pesquisa propõe a investigar o papel da Educação Histórica no planejamento curricular
na área de História do Ensino Médio (EM). Para tanto, o suporte teórico-metodológico
investigativo se fundamentou na obra de ...
-
-
Gama, Joel Santana da
(2015)
A presente dissertação tem por finalidade apresentar uma análise da sala do patrono do Museu Julio
de Castilhos, além de suscitar relações entre ação educativa, memória e comunicação em museus. O
espaço, instituído como ...
-
-
Duarte, Silvia Altina Borges
(2016)
A presente pesquisa teve por objetivo verificar como os educandos dos Oitavos e
Nonos anos como também dos terceiros anos do ensino regular ou EJA das três escolas
públicas da cidade do Rio Grande- RS, participantes do ...
-
-
Pinto, Samantha Ávila
(2016)
A presente investigação se insere na linha de pesquisa História, pesquisa e vivências de
ensino aprendizagem. Buscamos defender a ideia de que o estudo da Educação Patrimonial através
da arquitetura se constitui como ...
-
-
Muck, Francieli Ariane Lehnen
(2015)
Estudo de caso único exploratório e descritivo voltado a analisar a indexação em uma das bibliotecas universitárias do SIB/FURG. Os objetivos específicos, delimitados a partir do contexto já citado, foram: a) Identificar ...
-
-
Silva, Eliane Silva da
(2015)
Este estudo se baseia em duas áreas afins, a área da Gestão da Informação (GI) que busca gerir a informação registrada e a Gestão do Conhecimento (GC) que procura formas de gerir o capital intelectual dos indivíduos. Na ...
-
-
Vergara, Rosimeri Herrmann
(2015)
Estudo cientométrico sobre a produção científica na área das ciências da saúde, de pesquisadores vinculados com instituições localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Foram analisados os artigos publicados em periódicos ...
-
-
Corrêa, Sabrina Simões
(2015)
Tendo em vista a necessidade de conhecer os aspectos históricos, sociais e epistemológicos que envolvem os cursos de Biblioteconomia da região Sul do Brasil, bem como entender como se dá o ensino de determinadas disciplinas ...
-
-
Silva, Lilian Madeira de Castro e
(2015)
A partir da web 2.0, com a maior participação do usuário, destaca-se a mudança nas mídias tradicionais, como rádio e televisão, que ganharam caráter social, permitindo a participação do público com algo mais além de só ...
-
-
Souza, Uirys Alves de
(2016)
Jörn Rüsen influenciou teoricamente a base deste Trabalho de Conclusão de Mestrado, que
se propõe apresentar a consciência histórica como substanciação da forma dos seres humanos se
corresponderem ao mundo através da ...
-
-
Martins, Michele Borges
(2015)
Refletir sobre o ensino de História é uma tarefa complexa, pois convivemos com
diversos entendimentos sobre a prática docente. Além disso, esse pensar sobre a docência
implica em abordar uma rede de relações composta por ...
-
-
Medeiros, Talita Gonçalves
(2015)
Muitos são os estudos e ativismos que chamam a atenção para a necessidade de ampliar as
investigações e visibilidades de lésbicas na academia brasileira. Com vista a ampliar o
conhecimento sobre essa população, propomos ...
-
-
Farias, Giovana Pontes
(2015)
O objetivo deste trabalho consiste em analisar como os estudantes da turma de história do
terceiro ano do ensino médio, da Escola Estadual Professor Carlos Lorea Pinto, situada em
Rio Grande, elaboram narrativas no intuito ...
-
-
Kreniski, Gislania Carla Potratz
(2014)
O presente trabalho investiga a análise dos critérios de seleção e escolha do livro didático de
História pelos professores da rede pública de educação do Colégio Pedro II da cidade do Rio de
Janeiro, no período entre ...