-
-
Maffei, Letícia de Queiroz
(2018)
Esta tese foi construída sob um viés fenomenológico segundo o qual buscamos compreender como se mostram os afetos em relação à Matemática nas escritas de pedagogas em formação. O estudo foi realizado com acadêmicas de um ...
-
-
Pereira, Vilmar Alves
(PEREIRA, Vilmar Alves. O conceito de natureza como ponto de partida na pedagogia de Rousseau. Ambiente e educação, v. 15, n. 2, p. 69-90, 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/ambeduc/article/viewDownloadInterstitial/1157/1057>. Acesso em: 26 out. 2011., 2010)
Este ensaio teórico tem a pretensão de demonstrar a importância que o conceito de natureza ocupa na pedagogia de Rousseau. Marcado pelo espírito de seu tempo e longe de ser considerado um ingênuo, Rousseau inverte a lógica ...
-
-
Santos, Keli Ávila dos
(2018)
Este trabalho tem como objetivo investigar a forma como as representações sobre determinados tipos de infâncias funcionam como instrumento pedagógico capaz de ensinar lições, fazendo circular, em artefatos da cultura, ...
-
-
Tavella, Alana Dafne
(2019)
Esta Dissertação tem por objetivo compreender os movimentos e deslocamentos que são operados na formação que perpassa o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG no que diz respeito à ...
-
-
Silva, Marilena Loureiro da
(2013)
A implantação da Educação ambiental em todos os níveis de ensino é uma orientação
legal que ainda se encontra distante de efetividade prática. No presente trabalho discute-se a presença de Educação Ambiental no Ensino ...
-
-
Rodrigues, Victor Hugo Guimarães
(2005)
O autor busca caracterizar a trajetória de Gaston Bachelard no universo científico de seu tempo e as suas indagações filosóficas sobre as perspectivas pedagógicas dela decorrentes.
-
-
Vieira, Suzane da Rocha
(2009)
O presente trabalho discute as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia – Resolução CNE/CP n. 1/06 – expedidas em 15 de maio de 2006. Buscou-se compreender o processo que culminou na aprovação das novas ...
-
-
Cabrera, Darlene Silveira
(2016)
O presente estudo de dissertação de mestrado teve como fenômeno de pesquisa a objetivação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental - DCNEA na formação de professores: um estudo de caso no curso de ...
-
-
Mendes, Luiz Osmar
(2015)
Como consequência de suas experiências históricas, a educação brasileira apresenta-se como um espaço fecundo de (re)produção de valores culturais eurocêntricos. Essa situação, ao desconsiderar as experiências históricas, ...
-
-
Silva, Apolônia Ferreira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
O artigo é parte de um texto de qualificação que resultará em uma tese de doutorado
realizada pelo Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz
de Fora. Apresenta como objetivo problematizar a ...
-
-
Vieira, Suzane da Rocha
(2012)
Esta tese situada na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de
Educadores/as, do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da
Universidade Federal do Rio Grande-FURG, teve como objetivo investigar ...
-
-
Ramos, Edimauro Matheus Carriel
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-07)
O presente estudo se embasa na revisão bibliográfica e em um relato de experiência
sobre a inserção da temática gênero no curso de Pedagogia das Faculdades Integradas
de Itararé (FAFIT), no interior de São Paulo. Os dados ...