-
-
Correia, Carlos Jorge da Silva; Almeida, Maria Betânia da Silva; Silva, Maria Aparecida Lopes da; Silva, Maria Madalena Soares da; Galvão, Maria Goretti Lopes
(2012)
Após enchentes que vitimaram milhares de pessoas nos estados de Alagoas e Pernambuco, ocorridas no ano de 2010, organizou-se, na mesma época, um ciclo de oficinas intitulado “Caminho das Águas” com o objetivo de proporcionar ...
-
-
Cipriano, Diego Mendes; Machado, Carlos Roberto da Silva
(2014)
Neste artigo, foram analisados alguns aspectos dos relatos do viajante naturalista Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853), alusivos às impressões que o mesmo registrara sobre a paisagem da recém-constituída cidade do Rio ...
-
-
Henning, Paula Corrêa; Chassot, Attico Inacio
(2011)
O artigo busca problematizar a história das ciências, especialmente o ethos da Modernidade e Pós-modernidade. Para isso, utiliza autores que se anteciparam à Pós-modernidade como Friedrich Nietzsche e Michel Foucault. Na ...
-
-
Souza, Carla Araujo de; Oliveira, Rosemary Rodrigues de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
O artigo analisa cenas do filme “Mulher-Maravilha” (2017), visando o trabalho com
gênero e sexualidade em sala de aula. Entendemos que os padrões de gênero e
sexualidade sofrem manutenção a partir de um conjunto sustentado ...
-
-
Rivera, Laura Barcia
(2013)
El presente trabajo busca analizar y reflexionar brevemente sobre las ideas que
encierra el concepto de ciudadanía ambiental, tanto en sus aspectos históricos, como semánticos y epistemológicos, para decodificar y abordar ...
-
-
Almeida, Saionara Vitória de; Quadrado, Raquel Pereira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
O artigo discute as relações familiares das produções cinematográficas “Minha mãe é
uma peça” e “Minha mãe é uma peça 2”. Os filmes têm como protagonista o ator Paulo
Gustavo – Dona Hermínia - que diz que as obras são ...
-
-
Marin, Yonier Alexander Orozco
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
O trabalho objetiva abordar as potencialidades dos clipes musicais para tratar as
questões das identidades e a diversidade sexual e de gênero em sala de aula, a partir da
perspectiva de professoras e professores de ...
-
-
Montesino, Susana Valverde; Parra, Jesús Miguel; Estrada, María Luisa Calatayud; Cino, Griselda Sofía Kozak
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Este artigo analisa o posicionamento das famílias face à igualdade de género com base em
três tipos de atitudes (bloqueio, adaptativa e co-educacional). Para tal, foram analisadas as
respostas obtidas por 83 pais e 92 ...
-
-
Arriada, Eduardo
(2007)
O texto apresenta exemplos da produção memorialista de João Simões Lopes, destacando seus aspectos mais importantes e considerações sobre a educação. A autobiografia, inscrita sob outros nomes, é hoje considerada tanto ...
-
-
Farias, Mario Luiz de
(EDGRAF, 2007)
Este trabalho está baseado na pesquisa e dissertação a respeito de concepções de alunos do
ensino técnico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS) sobre a
combustão e seus efeitos, visando à Educação ...
-
-
Silva, Benícia Oliveira da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
Atualmente, defendemos a importância de possibilitarmos discussões acerca das temáticas de
sexualidades no espaço da sala de aula. A forma como abordar tais questões, nos provoca a
pensar estratégias afinadas aos contextos ...
-
-
Gonçalves, Letícia Gomes; Costa, Renata Raquel Simões; Teixeira, Filomena; Cardoso, Ana Cristina Teles
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-02-20)
O projeto que se apresenta surgiu do interesse e curiosidade de uma criança
que ia ter um irmão. Foi realizado em contexto de estágio num Jardim de Infância de
uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) ...
-
-
Betito, Robert
(2006)
-
-
Novicki, Victor de Araujo; Gonzalez, Wânia Regina Coutinho
(2003)
O modelo de competências é um aspecto central na reforma
educacional (Lei de Diretrizes e Bases da Educação/1996), e seu principal
objetivo foi estreitar a relação entre a escola e o processo de acumulação
capitalista. ...
-
-
Bierhalz, Crisna Daniela Krause
(2006)
O presente artigo busca conceituar a teoria da complexidade estudada por Edgar Morin, explicitando a forma como esta teoria compreende a crise ambiental e os caminhos apontados para um novo modelo social que perceba o ser ...
-
-
Loureiro, Carlos Frederico Bernardo; Viégas, Aline
(EDGRAF, 2007)
No presente artigo, trazemos algumas reflexões críticas iniciais e possibilidades de
diálogo entre duas importantes tradições filosóficas que constituem o arcabouço
teórico da Educação Ambiental no Brasil: a dialética ...
-
-
Encarnação, Fátima Luvielmo
(2006)
O texto procura apontar relações entre conceitos bastante próximos e imbricados como complexidade, interdisciplinaridade e educação ambiental. Tomando como base fundamentos desta, tenta mostrar os principais desvios ...
-
-
Vasconcelos, Volnei Jandir Bigliardi
(2006)
O presente trabalho tem como objetivo investigar os diferentes níveis de atividades sócio-culturais em sala de aula e a influência das mesmas nos processos de aprendizagem de cada aluno individualmente e, ao mesmo tempo, ...
-
-
Pereira, Vilmar Alves
(PEREIRA, Vilmar Alves. O conceito de natureza como ponto de partida na pedagogia de Rousseau. Ambiente e educação, v. 15, n. 2, p. 69-90, 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/ambeduc/article/viewDownloadInterstitial/1157/1057>. Acesso em: 26 out. 2011., 2010)
Este ensaio teórico tem a pretensão de demonstrar a importância que o conceito de natureza ocupa na pedagogia de Rousseau. Marcado pelo espírito de seu tempo e longe de ser considerado um ingênuo, Rousseau inverte a lógica ...
-
-
Lopes, Julia; Votto, Thays Rodrigues; Delias, Daniela; Felippe, Carla Imaraya Meyer de
(2017)
O objetivo deste estudo foi conhecer as concepções dos familiares sobre a descoberta da deficiência e os benefícios da estimulação precoce a partir do relato de três famílias de crianças que utilizam o serviço em uma ...