-
-
Prado, Daniel Porciuncula
(2008)
A presente tese constitui-se em um resgate das primeiras ações de práticas educativas e de ativismo ambientalista no Rio Grande do Sul/Brasil, que vivencia, entre o final da década de 30 e o início dos anos 60 do século ...
-
-
Prado, Daniel Porciuncula
(2008)
A presente tese constitui-se em um resgate das primeiras ações de práticas educativas e de
ativismo ambientalista no Rio Grande do Sul/Brasil, que vivencia, entre o final da década de
30 e o início dos anos 60 do século ...
-
-
Ariza, Leidy Gabriela Ariza
(2017)
En esta tesis se realiza una comprensión de aspectos del conocimiento didáctico del contenido (CDC), en la formación del educador ambiental para su constitución como profesional en la educación, desde lo epistemológico, ...
-
-
Vargas, Cesar Augusto Yaya
(2024-01-31)
A presente dissertação de mestrado é resultado do processo desenvolvido com um grupo de professores que constituem o Corpo Docente de uma Escola Municipal Bilíngue no Município de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Aborda ...
-
-
Alves, Juliane de Oliveira
(2017)
Este trabalho investiga os processos de formação continuada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade do Rio Grande - RS. O objetivo deste estudo, que tem suas bases na perspectiva qualitativa e configura-se ...
-
-
Molina, Alex Nunes
(2018)
O presente estudo de dissertação de mestrado teve como fenômeno de pesquisa compreender que contradições existem na Formação de Educadores(as) Ambientais, no Licenciamento e Fiscalização Ambiental do município do Rio Grande ...
-
-
Cruz, Ricardo Gauterio
(2012)
A crise do modo de produção que temos entendido estar em curso apresenta-se para além da crise financeira capitalista, como problema de ordem ambiental, como crise ligada à totalidade do potencial de autodestruição da ...
-
-
Cougo, Alexandre Cougo de
(2019)
A tese “A formação de professores no marco do Projeto Cirandar: miradas e escutas desde a Educação Ambiental” parte da compreensão da importância dos movimentos de rodas de formação de professores na dialogicidade com a ...
-
-
Souza, Marco Antônio Simões de
(2013)
Este trabalho analisou a contribuição das propostas de formação de professores para a Educação
Profissional e Tecnológica da instituição ETFPEL/CEFET-RS/IFSUL para problematizar o
dilema da EPT entre formação integral e ...
-
-
Ariza, Leidy Gabriela Ariza
(2017)
A tese propõe uma compreensão do aspecto do conhecimento didático do conteúdo (CDC), na formação do educador ambiental para sua constituição como profissional na educação, a partir do epistemológico, pedagógico, contextual, ...
-
-
Albernaz, Roselaine Machado
(2011)
Através de um exercício cartográfico, a presente tese propõe ensaiar formas, entre modos mais e menos acadêmicos, de pensar a formação de um professor de matemática. Neste sentido, faz uso de algumas experiências estéticas, ...
-
-
Pedruzzi, Alana das Neves
(2015)
A presente dissertação de mestrado teve como fenômeno de estudo a Ênfase em Gestão do Patrimônio Socioambiental do curso de História Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, buscando compreender o processo ...
-
-
Nascimento, Carolina Cavalcanti
(2013)
A presente pesquisa está inserida no âmbito da discussão acerca dos desafios
educacionais frente à crise socioambiental e à luz do Pensamento ComplexoSistêmico.
Mais especificamente, este estudo de caso foi guiado pelo ...
-
-
Souza, Igor Velho de
(2007)
A produção organizada nesta Dissertação é reflexo de uma intensa e feliz vivência junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – PPGEA/FURG. Tivemos como linha ...
-
-
Mattos, Francisco José Soller de
(2010)
A presente pesquisa trata da análise das decisões do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ/RS) proferidas nas ações indenizatórias por dano ambiental, nos primeiros dez anos de vigência da Lei nº 9795/99, ...
-
-
Siveira, Wagner Terra
(2012)
Esta pesquisa constitui-se como um esforço teórico-criativo que investiga os laços entre a esfera do estético e os fundamentos da Educação Ambiental pautada por uma perspectiva crítica e transformadora da organização da ...
-
-
Gomes, Roger Walteman
(2013)
A geopolítica portuária do século XXI no Município do Rio Grande/RS é uma proposta de Educação Ambiental Crítica/Emancipatória que tem como tema central de pesquisa a inserção do Município do Rio Grande/RS na geopolítica ...
-
-
Gomes, Róger Walteman
(2024-01-25)
A geopolítica portuária do século XXI no Município do Rio Grande/RS é uma proposta de Educação Ambiental Crítica/Emancipatória que tem como tema central de pesquisa a inserção do Município do Rio Grande/RS na geopolítica ...
-
-
Ávila, Dárcia Amaro
(2018)
A pesquisa buscou analisar a discursividade que coloca em operação o conceito de gênero no discurso do desenvolvimento sustentável produzindo alguns efeitos para a educação ambiental. Como arcabouço teórico-metodológico-analítico, ...
-
-
Ribeiro, Sandra Lee dos Santos
(2024-01-26)
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na linha de pesquisa Fundamentos da Educação Ambiental ...