-
-
Longaray, Deise Azevedo
(2014)
Esta tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências:
Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas
científicas na constituição dos sujeitos", e ...
-
-
Saraçol, Paulo Valério
(2014)
A presente investigação situa-se na área da integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) e busca a compreensão das vivências dos estudantes do curso no Câmpus Rio Grande ...
-
-
Barros, Suzana da Conceição de
(2014)
Esta tese foi produzida no Programa de Pós -Graduação em Educação em Ciências : Química
da Vida e Saúde , na linha de pesquisa "Educação científica : implicações das práticas
científicas na constituição dos sujeitos ...
-
-
Freitas, Gustavo da Silva
(2014)
Esta tese dedica-se à construção de memórias acerca dos infames no bairro-balneário Cassino em meados do séc. XX, utilizando as práticas de divertimento como recorte analítico. Para tanto, foram mobilizados referenciais ...
-
-
Gautério, Vanda Leci Bueno
(2014)
Nesta tese problematizamos o aprender, a partir do olhar dos estudantes do 7º e 8º anos, em uma escola da rede pública de ensino do município do Rio Grande/RS/Brasil. A escola, em 2011, optou por realizar um trabalho ...
-
-
Fonseca, Tania Maria Morais Vieira da
(2014)
Os problemas relacionados à saúde não estão dissociados daqueles vinculados à Educação, devendo os processos educativos preventivos ser engendrados em sua complexidade, articulando Educação e Saúde, imbricados aos movimentos ...
-
-
Iahnke, Silvana Letícia Pires
(2014)
O presente trabalho procura atender as necessidades dos processos
educativos da atualidade, reconhecendo que esses ocorrem numa sociedade
denominada como a Sociedade da Informação (SI), num ambiente em que os
aprendizes ...
-
-
Brod, Fernando Augusto Treptow
(2014)
A educação a distância apoiada pelos meios de comunicação digital ampliou as possibilidades de interação, flexibilizando o processo de mediação pedagógica no tempo e no espaço. Nessa perspectiva, a educação profissional ...
-
-
Heckler, Valmir
(2014)
Esta tese de doutoramento apresenta compreensões sobre como uma comunidade de professores em pesquisa-formação online desenvolve/compreende a experimentação em Ciências na Educação a Distância (EaD). Este estudo envolveu ...
-
-
Giusti, Patricia Haertel
(2015)
A presente Tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos", ...
-
-
Marques, Paulo Marcello Fonseca
(2015)
O presente estudo tem por objetivo compreender a atuação de uma ouvidoria universitária como instância de participação social e suas implicações para a gestão democrática universitária. Como objetivos específicos, a pesquisa ...
-
-
Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de
(2015)
Nesta tese, estruturada em artigos, investigamos o escrever no espaço-contexto da Educação a Distância e no espaço-suporte das tecnologias digitais, nos quais o escrever é experienciado de maneira recorrente, como forma ...
-
-
Moraes, Maritza Costa
(2015)
Nesta pesquisa buscamos compreender como, no conversar, os professores de Matemática imersos em uma Ecologia Digital, percebem atualizações em sua prática pedagógica. Para isso, os sujeitos que fizeram parte deste estudo ...
-
-
Clavico, Leandro Sampaio
(2015)
Em diversos países o combate ao aumento da incidência do câncer da pele é realizado, com resultados positivos, através de campanhas didáticas de informação e prevenção veiculadas por órgãos sociais e de saúde. A Austrália ...
-
-
Freitas, Diana Paula Salomão de
(2015)
Investiguei o processo de formação de professores(as) de Ciências da Natureza realizado com a turma ingressante, em 2011, no curso de Ciências da Natureza - Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. ...
-
-
Domingues, Josiane Vian
(2015)
O estudo que segue diz respeito a uma tese de doutorado que está sendo apresentada ao Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, especificamente na linha de pesquisa "Educação científica: ...
-
-
Fagherazzi, Onorato Jonas
(2016)
Analisando o ensino da Filosofia da Ciência, indagamos: Qual é a compreensão de docentes quanto à Filosofia da Ciência, sua metodologia de ensino, ciência, método e possíveis formas de colaborar com sua evolução? Qual é a ...
-
-
Dorneles, Aline Machado
(2016)
Apresenta-se a proposição de Rodas de Investigação Narrativa da experimentação na formação de professores em um curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Esta proposição resulta de um ...
-
-
Gonçalves, Arisson Vinícius Landgraf
(2016)
Um texto aberto. Um cartógrafo e seus encontros. A vulnerabilidade tomada em sua face enigmática, vidas inventadas entre saibro e sol ardente. Uma tese fundamentada em exercício de pensamento articulado aos estudos ...
-
-
Nunes, Marcelo da Rocha
(2018)
A Biologia é uma área do conhecimento de grande número de termos e conceitos. Para os cientistas, essa terminologia se faz necessária para haver uma melhor comunicação. Por outro lado para os estudantes e professores, essa ...