-
-
Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de; Oliveira, Ivana Silva Sobral; Barreto, Karla Fernanda Barbosa; Silva, Elvis Lima Moura; Santos, Samantha Carvalho
(EDGRAF, 2010)
O que nos ensina o Cinema em processos de Educação Ambiental? A Odisseia
sem-terra de empreender a gravação das histórias de vida de assentados rurais de
projetos de reforma agrária para pensar o seu mundo em sua dinâmica ...
-
-
Silva, Carlos Augusto; Costa, Dhemersson Warly Santos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017-10-12)
Este ensaio objetiva pensar a sexualidade a partir do cinema, em especial, os filmes Elvis e
Madona e Uma Nova Amiga, subvertendo a ideia de gênero e identidade estabelecidas socialmente:
homem/mulher, gay/lésbica... ...
-
-
Delalande, Julie; Simon, Claire
(2010)
A etnóloga Julie Delalande, autora do livro La cour de récréation, contribution à une anthropologie de l’enfance (Rennes, Ed. PUR, 2001), encontrou-se com a cineasta Claire Simon, realizadora do documentário Récréations ...
-
-
Figueiredo, Roniel Santos; Souza, Lais Machado de; Silva, Erlon Dias; Santos, Beatriz Rodrigues Lino dos; Souza, Marcos Lopes de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Neste artigo refletimos a respeito da relação entre homossexualidades, religião e currículo, colocada em movimento a partir do filme “O padre”, cuja discussão foi realizada em um dos módulos de um curso de extensão sobre ...
-
-
Friederichs, Marta
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Nesse artigo, interessa pensar o cinema hollywoodiano da década de 1950 como capaz de
ensinar modos de ser e estar no mundo, de produzir e significar o corpo como feminino.
Para tal propósito, a partir da análise de duas ...
-
-
Mikos, Camila Macedo Ferreira; Sierra, Jamil Cabral
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Com aporte teórico-metodológico nos estudos foucaultianos, neste artigo, analisamos os
enquadramentos que ora possibilitaram que a educação sexual aparecesse e/ou
desaparecesse do currículo escolar brasileiro, ora ...
-
-
Oliveira, José Alves de; Bezerra, Fábio Alexandre Silva
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Esta pesquisa, como um posicionamento acadêmico e político que se alinha a valores
próprios de uma sociedade democrática, é uma resposta às tentativas de silenciamento e
de aniquilação da comunidade LGBTQIA+ no contexto ...
-
-
Munhoz, Rachel Aline Hidalgo
(2019)
O trabalho navega pela Educomunicação Socioambiental - interface entre a Educação Ambiental e a Educomunicação, por meio do suporte audiovisual distribuído pela Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito ...
-
-
Munhoz, Rachel Aline Hidalgo
(2019)
O trabalho navega pela Educomunicação Socioambiental - interface entre a Educação Ambiental e a Educomunicação, por meio do suporte audiovisual distribuído pela Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente - Circuito ...
-
-
Santos, Silmara Aparecida dos; Santos, Vinícius Rangel dos; Ferrari, Anderson
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Partindo do pressuposto de que o cinema é um espaço educativo, nosso propósito é
problematizar o filme Roma a partir de uma perspectiva de gênero. Problematizar, na
perspectiva de Michel Foucault, é uma forma de fazer ...
-
-
Santos, Saionara Figueiredo; Bubniak, Fabiana Paula; Velloso, Bruno Panerai
(Editora da Furg, 2018)
Este artigo é reflexo do aprofundamento do estudo apresentado no VII Encontro e
Diálogos com a Educação Ambiental. Neste pretendemos destrinchar as representações sociais de
sujeitos surdos, presentes no filme A Gangue ...
-
-
Silva, Apolônia de Jerusalém Ferreira; Marcondes, Gláucia Siqueira; Taylor, Jeanne Corrêa Vieira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-07)
O presente trabalho busca discutir e problematizar a produção discursiva dos sujeitos e a
sua relação com as subjetividades, pensando os discursos que circunscrevem as relações
de gênero e as sexualidades e que organizam ...
-
-
Fonseca, Thomaz Spartacus Martins; Mazzei, Luiz Davi; Machado, Nathalye Nallon
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Neste artigo abordamos as construções de gênero, buscando analisar as normas sociais
implícitas que fazem com que possamos ser reconhecidos como homens ou mulheres.
Tais normas se constituem num currículo, tal como ...