-
-
Buscácio, Alana Máximo; Ribeiro, Cláudia Maria; Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
(2021)
Esta pesquisa tem como objetivo cartografar o processo de formação dos/as educadores/as do município de Lavras-MG a partir do contexto do 145º Fórum Sul Mineiro da Educação Infantil, cuja temática foi “A Arte no Currículo ...
-
-
Silva, José Rodolfo Lopes da
(2021)
Aos 16 anos de idade Jamie decide se tornar uma drag queen e ir à sua formatura usando um vestido. Desdobramentos no cotidiano com a escola, amigas/os e família nos levam a refletir acerca dos saberes, olhares e relações ...
-
-
Alves, Cláudio Eduardo Resende
(2021)
Este artigo é resultante de uma pesquisa de Pós-Doutorado em Educação que propôs a investigação de um currículo-museu a partir de encontros e composições com os chamados (des) objetos. Museu é lido como um currículo, um ...
-
-
Sousa, Zenaura; Crusoé, Nilma Margarida de Castro
(2022)
Neste artigo objetivamos evidenciar a técnica de Análise de Conteúdo que utilizamos para analisarmos os dados da pesquisa qualitativa “práticas de formação continuada para as coordenadoras do município de ...
-
-
Silva, Leandro Veloso
(2021)
Este estudo busca relatar alguns passos e propostas de reconhecimentos de uma pesquisa de doutorado – PPGIEL – EEFFTO/UFMG, que se insere no campo das Ciências Sociais, Humanas e nos Estudos do Lazer, pela proposição de ...
-
-
Pereira, Anamaria Ladeira; Pereira, Camila Santos; Pocahy, Fernando
(2021)
Nossa inspiração centra-se em estudos feministas e pós-críticos para, a partir de vivências docentes e estudos científicos, narrarmos as possibilidades de (re)produção dos discursos de ódio em ambientes ...
-
-
Dias, Kamyla Stanieski; Ripoll, Daniela
(2021)
Este artigo teve como objetivo analisar os discursos de ódio em comentários nos vídeos dos canais de YouTube “Tá Querida” e “Alexandrismos”. Ambos são protagonizados por mulheres gordas que tratam sobre o movimento de ...
-
-
Moresco, Marcielly Cristina
(2021)
As contemporâneas pautas feministas, de gênero e de sexualidades nas instituições de educação básica superam, muitas vezes,as ações neoconservadoras e os movimentos moralistas,resultando em novos modos ...
-
-
Gonçalves, Manoela de Calazans; Guizzo, Bianca Salazar
(2021)
Pensando a Internet enquanto espaço educativo onde não apenas experiências,mas representações são compartilhadas,o ambiente virtual se mostra como potente campo de pesquisa para pensar o gênero não-binário.Por outro ...
-
-
Cieslak, Renata; Seffner, Fernando
(2021)
O artigo aborda um conjunto de situações e questões próprias da cultura escolar, derivadas da presença de professoras e professores LGBTQIA+, bem como de alunos, alunas e alunes que igualmente são ...
-
-
Mello, Yasmin Teixeira; Magalhães, Joanalira Corpes
(2021)
As possibilidades de trajetórias trans, em nossa sociedade, ainda são atreladas a diversos preconceitos, negando as existências dessas pessoas em diversos espaços, a exemplo do campo científico. O objetivo deste texto é ...
-
-
Rosa, Cristiano Eduardo da; Souza, Jane Felipe de; Sá-Silva, Jackson Ronie
(2022)
Neste artigo apresentamos algumas contribuições teórico-metodológicas do eixo temático Infâncias, Gênero e Sexualidade, inserido na linha depesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, ...
-
-
Xavier Filha, Constantina
(2022)
O presente artigo tem por objetivo apresentar a trajetória de ensino-pesquisa-extensão do Grupo de Estudose Pesquisas em Sexualidade, Gênero e Educação –Gepsex, na Faculdade de Educação da Universidade ...
-
-
Ribeiro, Cláudia Maria; Reis, Fábio Pinto Gonçalves do; Martins, Kátia Batista; Silva, Leandro Veloso; Pereira, Marlyson Alvarenga
(2022)
Este texto apresenta o grupo de pesquisa Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente, vinculado ao CNPq, que nasceu em 2009 e seu ...
-
-
Nogueira, Gabriela Medeiros; Zasso, Silvana Maria Bellé
(Ed. da FURG, 2023)
-
-
Pedruzzi, Alana das Neves; Amorim, Filipi Vieira; Freire, Simone Grohs; Podewils, Tamires Lopes
(Ed. da FURG, 2022)
-
-
Antualpa, Kizzy Fernandes; Santos, Emilena Sousa dos; Souza, Ianny Caroline Melo de; Lima, Letícia Bartholomeu de Queiroz
(Ed. da FURG, 2022)
Os festivais de Ginástica para Todos (GPT) têm sido espaços de fomento desta prática em diferentes contextos. Tendo em vista as premissas da GPT, indagamo-nosse esse espaço de fato é democrático e qual é o lugar do negro ...
-
-
Menezes, Anne Kassiadou; Loureiro, Carlos Frederico Bernardo; Pereira, Celso Sánchez
(2017-05-04)
O artigo analisa a proposta da Agenda 21 de Magé, município do estado do Rio de Janeiro. A argumentação é feita sob a ótica da educação ambiental crítica, com objetivo de compreender a ...
-
-
Nascimento, Ladivania Medeiros do; Arruda, Ana Paula Dias Vitorino de; Santos, Uaine Maria Felix dos
(2017-05-04)
Nas últimas décadas a Educação Ambiental vem buscando sensibilizar a sociedade para a problemática ambiental, utilizando a interpretação ambiental como instrumento de comunicação. Os jardins botânicos, como ...
-
-
Silva, João Alberto da
(Ed. da FURG, 2022-11)