-
-
Cavalheiro, Ariana Souza
(2016)
Esta pesquisa tem como objetivo analisar se/como as discussões sobre os gêneros e as sexualidades estão sendo apresentadas dentro do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Programa destinado à ...
-
-
Acosta, Sidiane Barbosa
(2016)
Esta dissertação tem como objetivo compreender o papel dos coordenadores escolaresna política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC (2012), maisespecificamente, nas escolas pertencentes à rede estadual ...
-
-
Goulart, Treyce Ellen Silva
(2016)
Este trabalho consiste em um relato de pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A dissertação apresenta os caminhos investigativos percorridos ...
-
-
Formentin, Fernanda dos Santos
(2016)
O presente estudo teve como eixo a investigação sobre percepções e aprendizagens infantis sobre animais do Taim a partir de uma investigação-ação. A referida pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação ...
-
-
Mendes, Luiz Osmar
(2015)
Como consequência de suas experiências históricas, a educação brasileira apresenta-se como um espaço fecundo de (re)produção de valores culturais eurocêntricos. Essa situação, ao desconsiderar as experiências históricas, ...
-
-
Quadros, Lígia Maria Oliveira de
(2016)
Esta dissertação buscou identificar a presença dos aspectos da cultura regional nas situações cotidianas vivenciadas por um grupo de crianças de quatro anos de idade no Ambiente de Aprendizagem em Artes e Ciências Naturais ...
-
-
Prado, Gabriela Ortiz
(2015)
A presente dissertação, intitulada "A avaliação na Educação Infantil - Reflexões sobre a perspectiva de uma professora do município do Rio Grande/RS a partir dos relatórios de avaliação" teve como objetivo compreender a ...
-
-
Alvarenga, Bruna Telmo
(2016)
A presente pesquisa tem por finalidade investigar e compreender as percepções e as ações de ensino promovidas pelos docentes que atuam nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, em decorrência ...
-
-
Neves, Júlia Guimarães
(2016)
A dissertação intitulada Histórias de vida no contexto da Educação Popular: narrativas, projetos de vida e (auto)formação foi desenvolvida no âmbito do curso pré-universitário popular Maxximus, vinculado ao Programa de ...
-
-
Barbosa, Adriana Bastos
(2015)
Esta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande, na Linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos, que teve por objetivo compreender e ...
-
-
Marques, Liane Orcelli
(2015)
A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e teve como objetivo principal compreender como as ...
-
-
Felix Junior, Paulo Roberto Marczuk
(2015)
Este estudo busca compreender os processos de Constituição de professores de Seminário Integrado frente à proposta que emerge do documento do Ensino Médio Politécnico. Portanto, o principal objetivo desta dissertação de ...
-
-
Beck, Vinicius Carvalho
(2015)
O estudo apresentado neste trabalho integra a pesquisa já em andamento no Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que tem por objetivo analisar as ...
-
-
Bueno, Leticia de Aguiar
(2015)
Esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa, que teve por objetivo conhecer as práticas de letramento desenvolvidas pelas crianças e pela professora de uma turma de pré-escola, em uma escola municipal da cidade ...
-
-
Vargas, Vanessa Alves
(2015)
A presente dissertação, intitulada "Linguagens infantis: As infâncias vividas nos momentos do brincar na Educação Infantil", está inserida na linha de pesquisa "Educação, Linguagens e Utopias", do Programa de Pós-Graduação ...
-
-
Loguercio, Taiana Duarte
(2015)
Esta dissertação tem como objetivo compreender quais as concepções de avaliação das professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal do Rio Grande/RS, a partir da progressão continuada no ciclo da alfabetização. ...
-
-
Borges, Juliana Diniz Gutierres
(2015)
Esta dissertação tem por objetivo analisar como as práticas de atendimento às crianças de zero a três anos que se desenvolveram ao longo do tempo e foram, pouco a pouco, constituindo possibilidades para a emergência da ...
-
-
Marimon, Jessie Ortiz
(2015)
-
-
Blank, Cintia Kath
(2015)
Refletir acerca do potencial do trabalho de pesquisa no espaço escolar através da concepção de Letramento Informacional foi o viés norteador desta dissertação. Assim, este trabalho se propôs a compreender pontualmente a ...
-
-
Quispe, Carlos David Laura
(2015)
O propósito deste estudo é compreender os níveis de satisfação usuária de professores, em relação ao uso dos entornos de aprendizagem baseado nos modelos pedagógicos 1:1; assim como estabelecer os principais fatores que ...