-
-
Almeida, Valter José de; Favetta, Leda Rodrigues de Assis
(2012)
Para restaurar a integridade ecológica de uma área de preservação permanente e ao mesmo tempo oferecer diferentes vivências ambientais para alunos do ensino fundamental I e II, surgiu a proposta da implantação de uma horta ...
-
-
Passos, Wagner Valente dos; Schmidt, Elisabeth Brandão
(2014)
Este artigo é derivado da dissertação de
mestrado intitulada “Humor Gráfico: linguagem e crítica
para uma Educação Ambiental sem fronteiras”, cujo
objeto de pesquisa foi a 1ª Mostra Internacional de
Humor sobre Educação ...
-
-
Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
A mostra elegeu as produções que mais se destacaram nas temáticas de diversidade sexual e
de gênero.
-
-
Vasconcelos, Elizandra Rêgo de; Conceição, Luiz Carlos Silva; Freitas, Nádia Magalhães da Silva
(2012)
Talvez o desenvolvimento tenha sido o propósito mais almejado pela humanidade, durante todo o século XX. O conceito de desenvolvimento possui uma longa história de construção, constituindo-se, ainda, objeto de debates e ...
-
-
Galindo, Andrés Bucio
(2003)
Ofertar al público el rescate de utopías, parece convocar al rescate de ideologías. En el presente texto, hacemos a un lado el asunto de si las utopías e ideologías son necesarias o no, y tratamos de ver cómo y porqué es ...
-
-
Sardá-Vieira, Marcos; Bess, Márcio Luiz; Lopes, Vando Ferreira
(2021)
Neste artigo analisamos as nuances relativas à identidade moral e expressão de gênero e sexualidades por meio de desenhos artísticos produzidos por adolescentes e jovens estudantes do Ensino Médio. Nosso ...
-
-
Brandão, Cláudia Mariza Mattos; Corrêa, Daniel Rodrigues Duarte Teixeira
(2005)
Numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São José do Norte, a proposta buscou acima de tudo incentivar a discussão sobre as questões identitárias e as relações de alteridade na contemporaneidade, ...
-
-
Silva, Silas Veloso de Paula
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-07-16)
Este trabalho teórico-político discute a “ideologia de gênero” como um elemento discursivo
de articulação transnacional. Nele, pretende-se abordar origem e constituição da mesma
enquanto instrumento retórico que, desde ...
-
-
Vicente, André Luíz Coutinho
(2020)
O objetivo deste artigo é discutir como o acionamento da categoria “ideologia de
gênero” desencadeou ações de supressão dos direitos sexuais no âmbito da educação,
tendo em vista que há tensionamentos entre os segmentos ...
-
-
Cabral, Juliana
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017)
Nas últimas décadas, o termo “gênero” tem recebido espaço e diferentes narrativas. O
crescente destaque se dá pela seriedade do tema que está sendo debatido em diferentes esferas
sociais na contemporaneidade, especialmente ...
-
-
Silva, Silas Veloso de Paula; Alves, Isabella Nara Costa; Vidal, Fernanda Barreto Gueiros
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa (exploratória) que discute a
“Ideologia de Gênero” e o “Movimento Escola sem Partido” enquanto elementos
discursivos inseridos em um campo de articulação transnacional. ...
-
-
Moreira, Moisés Simões; Moraes, Raquel Medeiros de
(2006)
Os grandes problemas da educação histórica dos alunos brasileiros podem ser resumidos a dois importantes cernes do pensamento histórico: a noção de tempo histórico e, o domínio do trabalho conceitual por parte do aluno ...
-
-
Porto, Ivalina
(2005)
É na classe média que certamente se encontra o equilíbrio cultural da sociedade, haja vista que aí se aglutinam os elementos mantenedores da economia do país em termos de mão-de-obra especializada e tecnicista. ...
-
-
Porto, Ivalina
(2009)
Neste texto, descreve-se o modo como se processam as interações no microssistema intrafamiliar de idosos participantes de um Grupo de Convivência na cidade do Rio Grande /RS. A pesquisa teve um delineamento misto, sendo ...
-
-
Pitrez, Peter Paiva
(2013)
O Acesso aos Recursos Genéticos e Partilha dos Benefícios que advêm da sua utilização (ABS), terceiro objetivo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), tem sido negligenciado ao longo dos últimos 20 anos, resultando ...
-
-
Santos, Beatriz Rodrigues Lino dos; Souza, Marcos Lopes de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Nossa pesquisa norteou-se pela seguinte indagação: Como docentes lidam com as
questões de diversidade de gênero e sexual na escola, após terem participado de um
curso de formação envolto nessas temáticas? Nós nos enveredamos ...
-
-
Marques, Paulo Alexandre Xavier
(2012)
Discute-se neste trabalho acerca dos impactos socioambientais sofridos pelas populações das comunidades “Xuxa” e “Deus nos Acuda”, na cidade de Recife, após a sua remoção em maio de 2010 para o “Residencial III Via Mangue”, ...
-
-
Longaray, Deise Azevedo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2015)
-
-
Redmer, Carla Rejane Barz
(2006)
O presente trabalho pretende abordar questões ligadas às dificuldades enfrentadas no atual processo de ensino-aprendizagem, relacionadas com a carência de leitura que acarretará dificuldades de interpretação e de escrita, ...
-
-
Rosa, Peter da Silva; Maio, Angelica Carvalho Di
(Editora da Furg, 2018)
O objetivo deste trabalho foi demonstrar a importante contribuição do trabalho de campo
para a Educação Ambiental através da análise da percepção de alunos do ensino médio em relação
ao ecossistema manguezal. Trata-se ...