-
-
Santos, Reginaldo dos; Frenedozo, Rita de Cássia
(2012)
Com foco em metodologia de ensino, esse artigo relata um estudo preliminar, de abordagem quali-quantitativo, como parte das reflexões para uma tese de doutorado onde, objetivou-se identificar contribuições que a pesquisa ...
-
-
Crochemore-Silva, Inácio; Knuth, Alan Goularte; Mielke, Gregore Iven; Loch, Mathias Roberto
(2020)
O presente Ensaio apresenta uma reflexão com base em algumas formas vigentes de promoção de atividade física, propondo visibilidade a atividades de lazer e suas desigualdades. O cenário atual de (aumento das) desigualdades ...
-
-
Henning, Paula Corrêa; Lockmann, Kamila
(2010)
O que é a história? Colocando-se a pensar sobre a escrita da história e os discursos que a constituem, impulsionamo-nos para a escrita desse texto. Gostaríamos de indagar o leitor acerca do seu entendimento sobre esse campo ...
-
-
Pires, Marisa Barreto
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
O presente trabalho é um relato do resultado de algumas atividades
desenvolvidas ao longo do ano de 2017, na Escola Municipal de Ensino Fundamental
Prof. João de Oliveira Martins, em Rio Grande/RS, com turmas de 7º ano ...
-
-
Ferrari, Irene Rogatti Portero; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
O objetivo deste estudo é discutir a prática do psicólogo jurídico enquanto profissional que
seja coadjutor na implementação de um programa voltado ao estudo das masculinidades
junto aos autores de violência doméstica. ...
-
-
Pagel, Thaís Guma
(2008)
Este artigo aborda a importância da aprendizagem significativa na sociedade contemporânea e como educadores e psicopedagogos poderão contribuir para viabilizar o desenvolvimento da criatividade e a construção coletiva do ...
-
-
Gasparotto, Juliana Schwingel
(EDGRAF, 2010)
Neste texto, busco interrogar o processo de enunciação que engendra as formas pelas quais as questões ambientais são capturadas pela mídia e postas em ação nos anúncios publicitários e no marketing ecológico, articulando-se ...
-
-
Betito, Robert; Almeida, Tabajara Lucas de
(2006)
Nossas sociedades são entidades biológicas abertas que seguem as leis da criticalidade termodinâmica, sendo auto-organizadas conforme o modelo fractal de Mandelbrot. Aplicado-se a lei de potência de Zipf sobre um conceito ...
-
-
Silva, Graziele Baldoni da; Freitas, Deisi Sangoi
(2006)
As notícias sobre ciência e tecnologia, têm hoje, ampla divulgação. No entanto, apesar dessa difusão de informações feita pela mídia, o hábito de leitura da população brasileira sobre temas científicos, ainda é bastante ...
-
-
Pavei, Katiuci; Pereira, Camila Santos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-11)
Esta experiência docente sobre violência contra mulheres foi realizada na EJA.
Apresentaremos o uso didático de uma música como naturalizadora de práticas
violentas. As/os estudantes demonstraram criticidade, aversão, ...
-
-
Mafra, Welma Cristina Barbosa; Rocha, Genylton Odilon Rêgo da; Mafra, Rogério Luís Pereira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)
O presente artigo consiste em um estudo descritivo e interpretativo de natureza qualitativa
que reflete sobre memórias de heteronormatização escolar. Para tanto, foram ouvidos
quatro militantes do Movimento LGBT em ...
-
-
Protásio, Michelle Reinaldo; Albuquerque, Simone Santos de
(2005)
O presente artigo, baseado na pesquisa “A Articulação da Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, tem
por objetivo discutir e problematizar as práticas educativas direcionadas às crianças pertencentes ...
-
-
Siqueira, Juliana Salles de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Incitado pela necessidade de reflexão frente à polêmica pública decorrente
da presença de crianças e imagens de infâncias em proposições artísticas realizadas no
Brasil em finais de 2017, o presente artigo aponta para a ...
-
-
Gonçalves, Junior Leandro
(2023-02-01)
Quando o corpo fala: narrativas de gênero, identidade, diversidade no “Cis”tema
educacional. Através dessa ótica que a pesquisa desenvolvida se embasa: o corpo, o
sujeito que ocupa os espaços escolares e como é construído. ...
-
-
Amorim, Graziele Corrêa; Herneck, Heloisa Raimunda
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-07)
A instituição escolar compõe-se de uma multiplicidade de modos de pensar, agir, sentir
e arquitetar o viver. Passar, pois, a habitá-la nos propicia o convívio com um
emaranhado de temáticas que emergem inesperadamente. ...
-
-
Santos, Júlio César de Oliveira
(2023-02-01)
Nos últimos anos, as universidades públicas brasileiras vivenciaram intensos processos
transformativos, passando de um contexto de democratização do acesso e permanência,
a um processo de crise, ou de desdemocratização. ...
-
-
Baliscei, João Paulo; Inoue, Gabriela Narumi
(2023-02-01)
Neste artigo, intenta-se problematizar de que maneiras as construções de gênero e a
sexualidade interpelam os artefatos culturais destinados às infâncias e à Educação
Infantil, sobretudo no tocante às cores. Utiliza-se ...
-
-
Gonçalves, Manoela de Calazans; Guizzo, Bianca Salazar
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Pensando a Internet enquanto espaço educativo onde não apenas experiências, mas
representações são compartilhadas, o ambiente virtual se mostra como potente campo de
pesquisa para pensar o gênero não-binário. Por outro ...
-
-
Gonçalves, Manoela de Calazans; Guizzo, Bianca Salazar
(2021)
Pensando a Internet enquanto espaço educativo onde não apenas experiências,mas representações são compartilhadas,o ambiente virtual se mostra como potente campo de pesquisa para pensar o gênero não-binário.Por outro ...
-
-
Soares, Guiomar Freitas; Ribeiro, Paula Regina Costa; Gautério, Daiane Teixeira; Machado, Liziane Perez; Soares, Quelem
(2005)