-
-
Chacon, Daniel José Puente
(2019)
O presente trabalho voltado para a análise das produçoes científicas sobre o Livro Didático, desenvolveu-se em três artigos. O primeiro apresenta uma leitura particular sobre o contexto das revistas ou periódicos acadêmicos ...
-
-
Pereira, Lara Torrada
(2019)
Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação Científica: Implicações das Práticas Científicas na Constituição dos Sujeitos" e ...
-
-
Radünz, Karine
(2019)
O estudo é uma pesquisa qualitativa com enfoque na fenomenologia hermenêutica, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com o objetivo central ...
-
-
Pureza, Suvania Acosta de Oliveira
(2019)
A presente tese busca estabelecer um conversar entre a formação docente e a interdisciplinaridade, no contexto do Subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Nesse sentido, ...
-
-
Varela, Cristina Monteggia
(2019)
Esta tese, produzida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos" tem, ...
-
-
Mackedanz, Rejane Sperling Sell
(2019)
Ao ingressar em uma Licenciatura, o professor é apresentado a distintas teorias pedagógicas que farão parte de sua prática cotidiana como docente. Logo, estes conhecimentos teóricos se entrelaçam aos saberes experienciais ...
-
-
Nunes, Marcelo da Rocha
(2018)
A Biologia é uma área do conhecimento de grande número de termos e conceitos. Para os cientistas, essa terminologia se faz necessária para haver uma melhor comunicação. Por outro lado para os estudantes e professores, essa ...
-
-
Ayres, Luana Maria Santos da Silva
(2019)
A satisfação profissional é um dos fatores que mais influencia o bem-estar das pessoas. No trabalho docente não é diferente, pois o professor que está satisfeito com sua escolha e prática profissional tem mais chances de ...
-
-
Maffei, Letícia de Queiroz
(2018)
Esta tese foi construída sob um viés fenomenológico segundo o qual buscamos compreender como se mostram os afetos em relação à Matemática nas escritas de pedagogas em formação. O estudo foi realizado com acadêmicas de um ...
-
-
Chibiaque, Francieli Martins
(2018)
A presente pesquisa objetiva identificar e reconhecer como a ferramenta de gravação em vídeo de prática de microensino é concebida e explorada pelos professores que lecionam o estágio supervisionado do Curso de Licenciatura ...
-
-
Freitas, Diana Paula Salomão de
(2015)
Investiguei o processo de formação de professores(as) de Ciências da Natureza realizado com a turma ingressante, em 2011, no curso de Ciências da Natureza - Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. ...
-
-
Devincenzi, Sam da Silva
(2019)
A Aprendizagem Ativa surge como uma área onde o aluno é incentivado a fazer mais em seu processo de aprendizagem que somente ouvir. Dentre as estratégias de Aprendizagem Ativa, a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) é ...
-
-
Caseira, Fabiani Figueiredo
(2016)
A presente dissertação tem como objetivo investigar o Programa “Para Mulheres na Ciência”do Brasil, que emerge por meio de uma parceria entre a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a L’Oréal e a United Nations Educational, ...
-
-
Freitas, Flávia Moura de
(2018)
A Educação Química vem garantindo espaço na pesquisa educacional desde o movimento da reforma curricular ocorrida nos anos 1960 nos Estados Unidos e na Inglaterra. As contribuições advindas deste movimento, resultou em ...
-
-
Uzcátegui, Yulimer Del Valle
(2019)
A dissertação tem como foco de estudo a influência da escola na motivação para a escolha da licenciatura em Biologia, Física e Química. Este estudo permite conhecer os impactos da formação escolar para a escolha de uma ...
-
-
Farias, Izabeth Cristina Campos da Silva
(2017)
Este estudo trata-se de uma avaliação do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde-EPISUS instituído pelo Ministério da Saúde no Brasil desde 2000 com o objetivo principal de ...
-
-
Martinelli, Núbia Rosa Baquini da Silva
(2019)
Estudou-se a relação entre os movimentos de ensinar e de aprender ciências naturais no contexto da sala de aula de Ciências do Ensino Fundamental, com foco nas interações discursivas. Trata-se de pesquisa qualitativa, ...
-
-
Mota, Fernanda Pinto
(2018)
A interação diária entre os indivíduos e os dispositivos móveis torna-se cada vez mais imperceptível. Neste contexto, surge o conceito de computação ubíqua, que é definida como a integração da computação às ações e ...
-
-
Silva, Gisele Ruiz
(2019)
A presente tese de Doutorado em Educação em Ciências tem como foco de análise a infância escolarizada. O estudo busca responder ao seguinte problema: Que verdades circulam na revista Pátio Educação Infantil que orientam a ...
-
-
Moraes, Guilherme da Cruz
(2018)
As discussões acerca de avaliações externas escolares e seus impactos na rede pública de ensino se tornam cada vez mais presentes nas pesquisas educacionais. Ao buscar a compreensão das avaliações externas é possível ...