-
-
Figueiredo, Roniel Santos; Souza, Marcos Lopes de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-09)
As discussões sobre história e cultura africana e afro-brasileira entraram no currículo
escolar de maneira mais enfática após a lei 10639/2003. Contudo, tendo em vista o
contexto histórico eurocêntrico que faz parte da ...
-
-
Morando, André; Souza, Nadia Geisa Silveira de; Santos, Paloma Nascimento dos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Analisamos neste artigo a rede de enunciados sobre família e homoparentalidade em um grupo
virtual do Facebook, que reúne pessoas vinculadas à Educação Infantil. Para conhecer os
sentidos atribuídos às famílias pelo ...
-
-
Corrêa, Jonathan Terra
(2017)
Nesta dissertação, buscamos investigar e compreender as referências formativas que os professores de Educação Física, em início de carreira na Educação Básica, mobilizam na (re)organização e no desenvolvimento da sua prática ...
-
-
Melgar Junior, Eduardo Garralaga
(2021)
Em busca de um discurso uno, universal e constituído de reiterações performáticas do mesmo, a razão ocidental distanciou o outro e suas diferenças e multiplicidades, tal como vem sendo feito com as escolas instituindo e ...
-
-
Bahiana, Mariane de Almeida; Brito, Leandro Teofilo de; Fonseca, Michele Pereira Souza da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este artigo discute narrativas de professoras regentes em atuação na educação infantil,
problematizando se os efeitos performativos da enunciação “ideologia de gênero”
afetaram (ou não) o trabalho docente com a infância. ...
-
-
Rizza, Juliana Lapa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
-
-
Goulart, Treyce Ellen Silva
(2016)
Este trabalho consiste em um relato de pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A dissertação apresenta os caminhos investigativos percorridos ...
-
-
Santos, Marina Silveira Bonacazata; Miesse, Maria Carolina; Carvalho, Fabiana Aparecida de
(2021)
Analisam-se questões relacionadas ao gênero e à sexualidade frente ao Movimento Escola sem Partido (MESP) e impactos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa foi de cunho qualitativo, teórico-bibliográfico e ...
-
-
Santos, Marina Silveira Bonacazata; Miesse, Maria Carolina; Carvalho, Fabiana Aparecida de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-05-23)
Analisam-se questões relacionadas ao gênero e à sexualidade frente ao Movimento
Escola sem Partido (MESP) e impactos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A pesquisa foi de cunho qualitativo, teórico-bibliográfico e ...
-
-
Oliveira, Larissa Rodrigues de
(2019)
Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, foi orientada pela seguinte questão: como se mostra a (re)significação da docência no âmbito do Projeto ...
-
-
Clarindo, Tania Tuchtenhagen
(2011)
A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA/FURG. Os estudos acerca da Educação Ambiental problematizam o atual sistema societário capitalista e as relações sociais que se ...
-
-
Clarindo, Tania Tuchtenhagen
(2011)
A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA/FURG. Os estudos acerca da Educação Ambiental problematizam o atual sistema societário capitalista e as relações sociais que se ...
-
-
Muniz, Gardenia Oliveira; Brito, Talamira Taita Rodrigues
(2021)
A partir das análises realizadas numa pesquisa de mestrado que teve como título:
Narrativas de Professores de Ciências sobre o Mal-estar Docente: Trajetória,
Adoecimento e Permanência, defendida em 2018, destacamos alguns ...
-
-
Pereira, Anamaria Ladeira; Pereira, Camila Santos; Pocahy, Fernando
(2021)
Nossa inspiração centra-se em estudos feministas e pós-críticos para, a partir de vivências docentes e estudos científicos, narrarmos as possibilidades de (re)produção dos discursos de ódio em ambientes ...
-
-
Machado, Rosimar Isidoro
(2018)
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as atuais políticas públicas de alfabetização no Brasil, a partir da problematização de como a tríade- Ciclo de Alfabetização-PNAIC-ANA - opera sobre o professor alfabetizador ...