-
-
Santos, Hugo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Um pouco por todo o mundo ocidental multiplicam-se iniciativas e esforços para incluir
temas relativos à diversidade de género e sexual nas políticas educativas e
consequentemente nos currículos escolares. Contudo, muito ...
-
-
Ramos, Edimauro Matheus Carriel
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Sob um olhar interdisciplinar, a obra "A conversa sobre gênero na escola: aspectos
conceituais e políticos-pedagógicos", do autor e pedagogo Marcos Ribeiro, delineia
perspectivas do trabalho docente em torno deste tema, ...
-
-
Cruz, Pâmela Cian da; Desidério, Ricardo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
A sexualidade, proposta inicialmente como tema transversal pelo PCN (BRASIL,
1997), ainda é rodeada por tabus e preconceitos, dos quais precisam ser desmistificados.
Entretanto, existem avanços significativos que contribuem ...
-
-
Daltoé, Thaís
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
O filme passa-se em uma cidade pequena; conta a história de Lucas, professor de uma creche. Durante seu divórcio, ele perde a guarda de seu filho. Após vivenciar uma fase difícil, Lucas está tentando iniciar uma vida melhor, ...
-
-
Dorneles, Aline Machado
(Editora da FURG, 2021)
-
-
Quadrado, Raquel Pereira; Ribeiro, Paula Regina Costa
(2005)
-
-
Santos, Ana Carolina Pereira Martins dos; Cavaletti, Darleng Arten
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2016)
-
-
Pietro, Ângela Torma; Yunes, Maria Ângela Mattar
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2016)
-
-
Rocha, Lucia Regina Machado da; Lima, Clélia Akiko Hiruma; Nishida, Silvia Mitiko
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2016)
-
-
Barros, Suzana da Conceição de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
Na contemporaneidade, os sujeitos vêm se utilizando das diversas tecnologias digitais, para
exporem e compartilharem sua intimidade, com intuito de seduzirem e tornarem-se visíveis.
Esse fenômeno vem sendo chamado de ...
-
-
Ramalho, Lays da Silva
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2016)
-
-
Oliveira, Paola Silveira de
(2024-01-31)
Nosso trabalho trata-se de uma dissertação de mestrado, elaborada no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA), da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e tem como objetivo problematizar como o exercício ...
-
-
Mendonça, Amanda de; Moura, Fernanda; Aquino, Renata
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Este texto parte da concepção de que gênero e sexualidade são partes integrantes do
direito à educação, estabelecido constitucionalmente no Brasil. Essa premissa é
norteadora para as reflexões propostas em relação aos ...
-
-
Rizza, Juliana Lapa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
Na escola filas que separam meninos e meninas. Presos na porta dos banheiros, uma
bonequinha de vestido e lacinho na cabeça e um bonequinho de bermuda e boné demarcam
onde meninos e meninas devem transitar. No pátio e ...
-
-
Oliveira, Thais Villa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017)
Em nossa sociedade, a escola é a instituição responsável pela transmissão
sistematizada dos conhecimentos desenvolvidos pela humanidade ao longo da História e,
portanto, é considerada como o espaço mais adequado para se ...
-
-
Claro, Lisiane Costa
(2014)
O presente estudo aborda a temática da educação escolar nas comunidades
tradicionais. Essa abordagem ocorre a partir do estudo de caso da Ilha da Torotama,
Rio Grande/RS. É reconhecido que as comunidades tradicionais ...
-
-
Graça, Priscila Machado
(2024-01-31)
O presente trabalho integra a linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores Ambientais. Aborda a temática das relações que se estabelecem entre escola e comunidade em um contexto de pesca artesanal, ...
-
-
Blankenheim, Thaís; Ramos, Natacha Führ; Pizzinato, Adolfo; Costa, Angelo Brandelli
(2020)
O presente artigo se propõe a explorar e discutir as motivações de profissionais da
Educação Infantil para a formação e capacitação nas temáticas de sexualidade e gênero.
Um questionário foi respondido por 96 participantes ...
-
-
Carvalho, Marco Aurélio de; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Super-heróis ao longo dos anos se consagraram como entretenimento de crianças,
jovens e adultos, sendo, muitas vezes, taxados preconceituosamente de cultura inútil.
No entanto, alguns educadores têm defendido o seu uso ...
-
-
Pereira, Lara Torrada
(2019)
Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação Científica: Implicações das Práticas Científicas na Constituição dos Sujeitos" e ...