-
-
Antiqueira, Liliane Silva de
(2018)
Esta tese apresenta uma pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O objetivo foi compreender os sentidos construídos pelos professores ...
-
-
Roveda, Crislaine de Anunciação
(2018)
O desenvolvimento das habilidades matemáticas é fundamental na escolarização das crianças desde a Educação Infantil. Neste estudo nos ocupamos dessa temática a fim de investigar o espaço que esse campo de conhecimento ...
-
-
Aseff, Dionara Teresinha Aragon
(2018)
O presente trabalho esteve centrado em conhecer como os grupos de estudos e pesquisas, que integram professores universitários, professores da educação básica e acadêmicos dos cursos de licenciatura, pelo conviver espontâneo, ...
-
-
Foppa, Carina Catiana
(2015)
Esta pesquisa teve o objetivo de aval iar as perspectivas da construção de uma abordagem de
educação ambiental para o desenvolvimento territorial sustentável em áreas marinhas
protegidas. A perspectiva territorial adotada ...
-
-
Lauxen, Jéssica
(2018)
A presente pesquisa teve como objetivo analisar significados sobre maternidade e sujeito-mãe presentes em dois artefatos midiáticos. Insere-se na linha de pesquisa de Educação Científica: implicações das práticas científicas ...
-
-
Vieira, Suzane da Rocha
(2012)
Esta tese situada na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de
Educadores/as, do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da
Universidade Federal do Rio Grande-FURG, teve como objetivo investigar ...
-
-
Souza, Vagner Viera de
(2019)
Para refletir sobre a Formação de Professores, em um âmbito geral, é preciso pensar em quão diferentes são os sujeitos que atuam nesta atividade. Ao voltarmos os nossos olhares para a Formação dos Professores que atuam na ...
-
-
Flores, Juliana Artigas
(2018)
A pesquisa busca compreender como funciona o currículo das escolas não tradicionais (ENT). O termo ENT foi elaborado pelas autoras desta pesquisa, junto aos estudos de Barrera (2016). Este termo é utilizado para nomear ...
-
-
Veiga, Rita de Cássia Gnutzmann
(2011)
Este trabalho parte do pressuposto de que o projeto do lugar universitário, apoiado pelo Plano
Diretor dos campi de instituições de ensino superior, é um elo entre planejamento e educação,
capaz de potencializar as ...
-
-
Medeiros, Ana Laura Salcedo de
(2019)
Esta tese de doutorado, intitulada O Tempo Duração na Formação de Professores de Ciências Online no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/FURG insere-se na linha de pesquisa Educação Científica: ...
-
-
Franco, Jussara Botelho
(2012)
O presente trabalho investigativo se constitui em um estudo de caso pautado na
análise de conteúdo, resultante do que/fazer de pesquisa realizado em uma
perspectiva materialista junto ao coletivo de trabalhadores que ...
-
-
Brião, Eliane Costa
(2019)
Esta dissertação apresenta uma pesquisa que busca responder a seguinte questão: De que modo a leitura e a escrita vêm sendo propostas no contexto das políticas nacionais para a Educação Infantil entre os anos de 1996 até ...
-
-
Silveira, Maria Caroline Aguiar da
(2019)
A formação de professores está vinculada aos saberes construídos ao longo do percurso formativo, para além dos estabelecidos no currículo. Porém, no percurso de formação curricular institucional, tornam-se mais evidentes ...
-
-
Tavella, Alana Dafne
(2019)
Esta Dissertação tem por objetivo compreender os movimentos e deslocamentos que são operados na formação que perpassa o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG no que diz respeito à ...
-
-
Braun, Flávia Lukasiunas
(2019)
Esta dissertação tem por objetivo analisar quais estratégias têm sido adotadas para o cumprimento da lei federal nº 12.796 - lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de frequência das crianças de 04 e 05 anos de idade à ...
-
-
Matias, Andrea Maria
(2019)
A presente dissertação tem por objetivo problematizar os discursos de verdade que sustentam o Programa Acelera Brasil, do Instituto Ayrton Senna, e como este opera sobre o trabalho docente. Na esteira das contribuições ...
-
-
Oliveira, Larissa Rodrigues de
(2019)
Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, foi orientada pela seguinte questão: como se mostra a (re)significação da docência no âmbito do Projeto ...
-
-
Amaral, Marcel Jardim
(2019)
O presente estudo foi desenvolvido através do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU, na linha de pesquisa: culturas, identidades e diferenças, com o objetivo de analisar se a reserva de vagas para negros (pretos ...
-
-
Chagas, Guilherme Botelho
(2019)
Esta dissertação aborda o tema das políticas sociais, por meio da discussão e problematização acerca das estratégias de governamento presentes no projeto social Acreditar é Investir, desenvolvido no âmbito do Centro de ...
-
-
Silva, Luciana Vitoria da
(2019)
Esta dissertação persegue a pergunta "O que pode um currículo?", tomando currículo enquanto um conjunto de arranjos que visa produzir egressos que são previamente projetados. Certa desconfiança em relação ao que é produzido ...