-
-
Amorim, Aline Pinto; Albuquerque, Beatriz de Mello; Gautério, Daiane Teixeira; Jardim, Daniele Barros; Morrone, Eduardo Corrêa; Souza, Rejane Magano
(EDGRAF, 2010)
O presente texto aborda um levantamento sobre uma problemática ambiental da
cidade do Rio Grande-RS, que é o Lixão Municipal. Analisamos os aspectos legais
relacionados com a questão dos resíduos sólidos e das legislações ...
-
-
Paredes, Joaquín
(EDGRAF, 2006)
El autor realiza una revisión de los problemas que interesan al estudio cualitativo
de la educación ambiental (EA) como pretexto para presentar las características de
la investigación cualitativa y su preocupación por ...
-
-
Espíndola, Carolina dos Santos; Silveira, Juliane de Oliveira Alves
(2022)
Este artigo apresenta um estado do conhecimento (MOROSINI e FERNANDES, 2012) sobre a leitura e a escrita na Educação Infantil, temática que vem sendo cada vez mais discutida entre os pesquisadores e teóricos ...
-
-
Laborde, André Luiz Portanova; Calloni, Humberto
(2006)
O presente artigo tem a finalidade de promover a discussão acerca da complexidade e sua compreensão sobre o fenômeno religioso em uma tentativa de verificar seu espaço na noosfera enquanto ambiente de possibilidade de ...
-
-
Freitas, Débora Duarte; Cunha, Leonardo Costa da; Silveira, Raquel da
(2011)
-
-
Cagnin, Daiane Cecília; Spaziani, Raquel Baptista
(2023-02-01)
Desde a pequena infância, as meninas são apresentadas aos modos de agir, de se
expressar e se comportar por meio de múltiplos artefatos culturais, que, voltados à
infância, também são pedagogias de gênero. Este artigo ...
-
-
Malaquias, Januária da Fonseca; Vasconcelos, Fernanda Carla Wasner; Silva, Cristina de Souza; Diniz, Heloísa Damasceno; Santiago, Maria Cristina
(2012)
As características lúdicas inseridas nos jogos proporcionam um aprendizado mais
prazeroso, que envolve a sociedade para a troca de ideias e a busca de novos conhecimentos relativos às questões socioambientais. Esta prática ...
-
-
Favero, Ana Carolina; Silva, Larissa Izabelli Link da; Carvalho, Joana Tatiele de; Emmel, Rúbia; Krul, Alexandre José
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Esta investigação teve o objetivo de compreender concepções de machismo e estereótipos de
gênero dos/as estudantes e identificar como relacionam essas temáticas. Realizado por meio
de uma pesquisa de campo, houve um ...
-
-
Vargas, Juliana Ribeiro de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-02-07)
Analiso, neste estudo, discursos circulantes nos processos de escolarização da
população feminina encaminharam um modo específico para que meninas e jovens
constituíssem determinados comportamentos entendidos como adequados ...
-
-
Lima, Cristiane Pereira; Lacerda, Léia Teixeira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado que discute as relações
de gênero entre meninas e meninos, buscando compreender como elas e eles se veem e veem
o seu “Outro”. Para tanto, foram ...
-
-
Ferracioli, Laércio
(2007)
O texto apresenta os conceitos básicos sobre os mapas conceituais bem como a metodologia de utilização dos mesmos dentro do contexto da investigação das concepções do senso comum no contexto escolar. Dessa forma, os mapas ...
-
-
Aymone, Betina; Medina, Isadora Marcon
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
O estudo intencionou investigar marcadores de gênero presentes nos processos de
socialização de crianças entre seis e sete anos de idade, estudantes do primeiro ano do
Ensino Fundamental, e seu reflexo no ambiente escolar. ...
-
-
Liebgott, Camila Bonin; Weiss, Raquel
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este artigo analisa como, no espaço escolar, fomenta-se ou contesta-se a lesbofobia a
partir de narrativas de professoras lésbicas. Como base teórica, recorre-se a discussões
do campo da Sociologia da Moral, bem como ao ...
-
-
Brandão, Cláudia Mariza Mattos; Schmidt, Elisabeth Brandão
(2008)
-
-
Fialho, Lia Machado Fiuza; Costa, Maria Aparecida Alves da; Leite, Hugo de Oliveira
(2022)
A pesquisa insere-se no campo da história da educação e traz à baila a biografia da professora universitária Margarete Sampaio. O objetivo foi compreender como se deu a trajetória formativa da professora freireana Maria ...
-
-
Rizza, Juliana Lapa; Varela, Cristina Monteggia
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-03-18)
-
-
Longaray, Deise Azevedo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017)
-
-
Sotolani, Matheus D’Amico; Xavier Filha, Constantina
(2021)
A presente pesquisa teve como proposta analisar as Masculinidades e Feminilidades nas propagandas voltadas ao público infantil, em canais televisivos, exibidas no primeiro semestre de 2018. O questionamento foi: “Quais ...
-
-
Silva, Ivone Maria Mendes; Angerami, Adriana
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
Este trabalho apresenta reflexões sobre masculinidades e homossexualidade, partindo da
análise de narrativas produzidas por homens jovens no contexto de grupos focais realizados em
escolas públicas e particulares da ...
-
-
Alves, Jorge Luiz da Silva
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
Este trabalho teve como objetivo fomentar o debate sobre as masculinidades e suas
interações internas. Partindo dos pressupostos dos Estudos de Gênero e dos estudos que
englobam as masculinidades, procuramos perceber de ...