-
-
Buscácio, Alana Máximo; Ribeiro, Cláudia Maria; Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
(2021)
Esta pesquisa tem como objetivo cartografar o processo de formação dos/as educadores/as do município de Lavras-MG a partir do contexto do 145º Fórum Sul Mineiro da Educação Infantil, cuja temática foi “A Arte no Currículo ...
-
-
Morando, André; Souza, Nadia Geisa Silveira de; Santos, Paloma Nascimento dos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Analisamos neste artigo a rede de enunciados sobre família e homoparentalidade em um grupo
virtual do Facebook, que reúne pessoas vinculadas à Educação Infantil. Para conhecer os
sentidos atribuídos às famílias pelo ...
-
-
Silva, João Alberto da; Frezza, Júnior Saccon
(2010)
O presente trabalho tem por finalidade abordar, em aspectos psicogenéticos, a importância da construção das noções de tempo e espaço na Educação Infantil. A criança, desde muito cedo, procura se adaptar ao espaço e ao tempo ...
-
-
Bonilha, Luana Barbarelli; Lima, Luciana Pereira de
(2020)
Este artigo tem como objetivo apresentar um levantamento e análise de políticas públicas federais brasileiras que abordam questões de gênero na Educação Infantil. O levantamento de dados ocorreu no site do Ministério da ...
-
-
Gomes, Sidmar Silveira; Batista, Matheus Henrique Messias
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)
Almejou-se analisar como a contação de histórias por meio de uma personagem Drag
Queen pode fomentar questionamentos acerca de uma sociedade calcada em normas
binárias de gênero e a introdução de crianças nas discussões ...
-
-
Díaz, Allyson Bullido; Mateos, Antonio
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017-09-21)
El transgénero constituye una de las realidades de la diversidad sexual humana.
Su presencia evidente en la sociedad sigue siendo invisibilizada por los prejuicios y el
desconocimiento. El presente artículo relata la ...
-
-
Espíndola, Carolina dos Santos; Silveira, Juliane de Oliveira Alves
(2022)
Este artigo apresenta um estado do conhecimento (MOROSINI e FERNANDES, 2012) sobre a leitura e a escrita na Educação Infantil, temática que vem sendo cada vez mais discutida entre os pesquisadores e teóricos ...
-
-
Sena, Dalila Maite Rosa; Fraga, Jaíne Teixeira da; Mendonça, João Guilherme Rodrigues
(2020)
Este trabalho apresenta um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência,
e tem como finalidade integrar os conhecimentos teóricos e práticos na solidificação de
uma aprendizagem científica adquirida nos ...
-
-
Potes, Isis Marques
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
O presente texto foi produzido tendo como inspiração o dia a dia de uma professora e
seu fazer pedagógico. O objetivo do mesmo é narrar as angústias e reflexões sobre a
prática escolar de uma professora da Educação ...
-
-
Baliscei, João Paulo; Inoue, Gabriela Narumi
(2023-02-01)
Neste artigo, intenta-se problematizar de que maneiras as construções de gênero e a
sexualidade interpelam os artefatos culturais destinados às infâncias e à Educação
Infantil, sobretudo no tocante às cores. Utiliza-se ...
-
-
Riva, Gennifer Gabriela; Petrenas, Rita de Cássia
(2023-02-01)
Na fase da educação infantil é necessário tratar de questões referentes à educação
sexual, dentre elas as relações de gênero dentro do ambiente escolar, pois neste
momento, as crianças começam a formar senso crítico, no ...
-
-
Santos, Caroline Delfino dos
(2020)
O presente trabalho objetivo analisar os discursos construídos por crianças do préescolar
em relação à questão racial, com ênfase sobre a negritude enquanto marca
identitária. Embora ainda pequenas, as crianças vão ...