-
-
Paranhos, William Roslindo
(2021)
Tempos de pós-verdade. Tempos em que o ódio é incutido nos discursos e torna-se verdade. Este é o panorama que vivenciamos no Brasil de 2021 e que atinge todas as pessoas que nele vivem (mesmo ...
-
-
Sardá-Vieira, Marcos; Bess, Márcio Luiz; Lopes, Vando Ferreira
(2021)
Neste artigo analisamos as nuances relativas à identidade moral e expressão de gênero e sexualidades por meio de desenhos artísticos produzidos por adolescentes e jovens estudantes do Ensino Médio. Nosso ...
-
-
Santos, Alison dos; Klein, Carin
(2021)
O Ato Institucional Número 5 perde forças no Brasil em 1978. E é nesse contexto que a
imprensa alternativa da época produz o jornal Lampião da Esquina. O estudo consiste
no exame desse artefato, produzido por um grupo ...
-
-
Unknown author (2021)
No entrelaçamento de estudos culturais pós-estruturalistas e estudos negros, esta pesquisa partiu da repercussão da divulgação do elenco da releitura em live-action da clássica animação A pequena Sereia ...
-
-
Melo, Ailton Dias de; Ribeiro, Paula Regina Costa
(2021)
Neste artigo o objetivo é discutir a relação mulher-culpa a partir de fragmentos de textos
relacionados à caça às bruxas durante a Inquisição. Como metodologia buscamos
desenvolver um exercício de problematização de ...
-
-
Mineiro, Márcia; Silva, Mara A. Alves da; Ferreira, Lúcia Gracia
(2022)
Este artigo tem como temática as abordagens paradigmáticas que envolvem a pesquisa. Justifica-se como um texto voltado para os pesquisadores iniciantes e docentes que lecionem componentes curriculares ...
-
-
Casado, Sheila Fabiana de Pontes; Rafael, Edmilson Luiz
(2022)
A presente investigação resultante de uma pesquisa de Mestrado3está situada no campo da Linguística Aplicada (LA) por debater a categoria linguístico-gramatical verbo no contexto de ensino, bem como no contexto dialógicoe ...
-
-
Camargo, Janete Santos da Silva Monteiro de; Maio, Eliane Rose; Teruya, Teresa Kazuko
(2022)
A presente investigação surgiu a partir da inquietação provocada pela disciplina Educação Escolar e Diversidade, ofertada pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual de ...
-
-
Arruda, Robson Lima de; Nascimento, Robéria Nádia Araújo
(2022)
Enquanto lócus de vivências e sociabilidade, a escola é um espaço legítimo de produção de saberes e conhecimentos. No entanto, durante a pandemia da Covid-19, essas experiências foram interrompidas, demandando ...
-
-
Saracho, Kamila Rios; Xavier Filha, Constantina
(2021)
A pesquisa teve como objetivo geral discutir/problematizar as
feminilidades/masculinidades produzidas nos vídeos do YouTube, protagonizados por
meninas de até 12 anos, no ano de 2018 e, como objetivos específicos: a) ...
-
-
Almeida, Breno Alvarenga; Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
(2021)
Investigar se as experiências estéticas permitem a problematização de questões relacionadas à produção das identidades e das diferenças no contexto da Educação Infantil exigiu um mergulho em referenciais pós-estruturalistas, ...
-
-
Costa, Aline Guerra da; Reis, Fabio Pinto Gonçalves dos
(2021)
Como pesquisar identidades e subjetividades de pessoas cujo ambiente social a/o pesquisadora/or não faz parte? Este trabalho tem por objetivo demonstrar quais os caminhos metodológicos adotados em uma pesquisa qualitativa ...
-
-
Silva, Gislaine de Fátima Ferreira da; Almeida, Breno Alvarenga; Reis, Fabio Pinto Gonçalves dos; Ribeiro, Cláudia Maria
(2021)
O presente texto, tecido a várias mãos, apresenta o diálogo entre duas pesquisas realizadas no programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Lavras, no que tange as relações étnico-raciais e as experienciações ...
-
-
Cardoso Júnior, Welton; Nunes, Claudio Pinto; Cardoso, Berta Leni Costa
(2022)
Este texto apresenta um diálogo possível entre o método do Materialismo Histórico-Dialético (MHD) com o fenômeno da qualidade de vida. Analisar o mundo sob a ótica do MHD seria o mesmo que entender seus fenômenos a ...
-
-
Ferraz, Rita de Cássia Souza Nascimento
(2022)
O trabalho apresenta considerações teóricas e metodológicas sobre a autoscopia como ferramenta de investigaçãode abordagem reflexiva. Essa perspectiva possibilita a compreensão da autoscopia como técnica ...
-
-
Valle, Paulo Roberto Dalla
(2022)
As discussões na perspectiva da educação inclusiva intersecionando diálogo com o planejamento, currículo, diferenças e diversidade têm constituído pauta recorrente no contexto educacional. Nesta ...
-
-
Souza, Rodrigo Matos de
(2022)
O presente ensaio busca nas teorias schleiermacherianas e ricoeuriana uma proposição para o trabalho de interpretação textual nas pesquisas educacionais. Entendendo que a Hermenêutica pode oferecer, em si, um caminho ...
-
-
Mello, Yasmin Teixeira; Magalhães, Joanalira Corpes
(2021)
As possibilidades de trajetórias trans, em nossa sociedade, ainda são atreladas a diversos preconceitos, negando as existências dessas pessoas em diversos espaços, a exemplo do campo científico. O objetivo deste texto é ...
-
-
Barbosa, Mauriceia Rodrigues
(2021)
O presente trabalho tematiza relações de gênero e educação, tendo como objeto de
estudo o assédio sexual. O objetivo é analisar casos de assédio sexual contra jovens
alunas do ensino médio de uma escola pública do município ...
-
-
Cruz, Lilian Moreira; Coelho, Lívia Andrade
(2022)
A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças substanciais na vida das pessoas, seja no âmbito profissional, pessoal ou acadêmico. Para manter as medidas restritivas de distanciamento social instituídas pela ...