-
-
Lima, Ana Carolina Alves de; Felix, Jeane; Carvalho, Maria Eulina Pessoa de
(2023-02-01)
O texto analisa a palestra da professora de História e deputada estadual por Santa
Catarina, no Fórum Nacional sobre Violência Institucional contra Crianças e
Adolescentes, promovido pelo Ministério da Mulher, da Família ...
-
-
Gonçalves, Junior Leandro
(2023-02-01)
Quando o corpo fala: narrativas de gênero, identidade, diversidade no “Cis”tema
educacional. Através dessa ótica que a pesquisa desenvolvida se embasa: o corpo, o
sujeito que ocupa os espaços escolares e como é construído. ...
-
-
Franco, Maria Teresa Bajarano; Martín, Irene Martínez
(2023-02-01)
Este trabalho expõe a narrativa como proposta metodológica de ação transformadora na
formação inicial de professores em torno da diversidade sexual. O objetivo declarado é:
conhecer como narramos as práticas educativas ...
-
-
Xavier Filha, Constantina
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)
O presente artigo tem por objetivo apresentar a trajetória de ensino-pesquisa-extensão
do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Gênero e Educação – Gepsex, na
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato ...
-
-
Rosa, Cristiano Eduardo da; Souza, Jane Felipe de; Sá-Silva, Jackson Ronie
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)
Neste artigo apresentamos algumas contribuições teórico-metodológicas do eixo
temático Infâncias, Gênero e Sexualidade, inserido na linha de pesquisa Educação,
Sexualidade e Relações de Gênero, vinculado ao PPGEdu/FACED/UFRGS, ...
-
-
Duque, Tiago
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)
Esse texto em tela se propõe ao exercício analítico de pensar as ações do Impróprias –
Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq) – e o seus
efeitos, assim como as possíveis contribuições que as ...
-
-
Benatti, Igor Felipe; Leão, Andreza Marques de Castro; Queiroz, Viviane
(2023-02-01)
O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica acerca da violência
contra a mulher no contexto universitário para compreender a percepção de estudantes
universitários sobre o tema e conhecer o fenômeno ...
-
-
Matos, Thais Adriane Vieira de; Cunha, Claudia Madruga
(2023-02-01)
Esse artigo busca situar o lugar~corpo infantil nas múltiplas relações que compõe em
ambiente escolar. Amparando-nos na obra de Foucault~Deleuze~Guattari, bem como na
filósofa Judith Butler, cartografamos genealogicamente ...
-
-
Carvalho, Rubem Viana de; Silva, Luiz Felipe de Oliveira; Lage, Allene Carvalho
(2023-02-01)
Neste trabalho, refletimos sobre as contribuições da teoria queer articulada à
metodologia interseccional como possibilidade de pensarmos currículos escolares, que
sejam comprometidos com o questionamento e enfrentamento ...
-
-
Medeiros, Tatiana Roberta; Rosa, Marcelo Victor da; Castro, Jeimis Nogueira de
(2023-02-01)
O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que procurou investigar as
práticas pedagógicas e as hierarquias de gêneros de discentes do nono ano do Ensino
Fundamental da rede municipal de Quatis (RJ). Foi ...
-
-
Araújo, Luiz Carlos Marinho de; Fochezatto, Camila Beatriz Kummer; Della Justina, Lourdes Aparecida
(2023-02-01)
Toda e qualquer ação que intensifique as discussões sobre gênero e sexualidade no
contexto escolar reforça o movimento em defesa dos direitos humanos. Ao encontro
desse movimento, realizou-se esta pesquisa com o objetivo ...
-
-
Ribeiro, Luiz Paulo; Costa, Mariana Esteves da
(2023-02-01)
Este estudo analisou as representações sociais de professores e professoras da Educação
Básica de Belo Horizonte/MG sobre alunas travestis e transexuais. Foram realizadas
entrevistas narrativas com seis professores e ...
-
-
Baliscei, João Paulo; Inoue, Gabriela Narumi
(2023-02-01)
Neste artigo, intenta-se problematizar de que maneiras as construções de gênero e a
sexualidade interpelam os artefatos culturais destinados às infâncias e à Educação
Infantil, sobretudo no tocante às cores. Utiliza-se ...
-
-
Santos, Júlio César de Oliveira
(2023-02-01)
Nos últimos anos, as universidades públicas brasileiras vivenciaram intensos processos
transformativos, passando de um contexto de democratização do acesso e permanência,
a um processo de crise, ou de desdemocratização. ...
-
-
Riva, Gennifer Gabriela; Petrenas, Rita de Cássia
(2023-02-01)
Na fase da educação infantil é necessário tratar de questões referentes à educação
sexual, dentre elas as relações de gênero dentro do ambiente escolar, pois neste
momento, as crianças começam a formar senso crítico, no ...
-
-
Altmann, Helena; Mariano, Hugo Romano; Pereira, Maria Efigenia Ribeiro; Cruz, Pâmela Suelen Gama da; Martins, Deise da Silva; Coracini, Lucas Fontão Abdalla
(2023-02-01)
Este é um relato de experiência referente às oficinas sobre gênero, sexualidade e corpo
ministradas na “Unicamp de Portas Abertas” (UPA-2022), evento em que estudantes
do Ensino Médio, seus familiares e profissionais da ...
-
-
Silva, Apolônia de Jerusalém Ferreira; Castro, Roney Polato de
(2023-02-01)
O artigo tem como foco as discussões realizadas em uma pesquisa de doutorado em
educação, cuja discussão dialoga com alguns dos pressupostos foucaultianos para
pensar questões de gênero e sexualidade nos processos de ...
-
-
Cagnin, Daiane Cecília; Spaziani, Raquel Baptista
(2023-02-01)
Desde a pequena infância, as meninas são apresentadas aos modos de agir, de se
expressar e se comportar por meio de múltiplos artefatos culturais, que, voltados à
infância, também são pedagogias de gênero. Este artigo ...
-
-
Reis, Rafael dos Santos; Maio, Eliane Rose; Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
(2023-02-01)
Diante da realidade na qual vivemos, marcada por negacionismos e discursos de ódio,
propomos neste estudo refletir direcionadas/o com o questionamento: a construção de
estereótipos ocasiona a exclusão nos espaços escolares ...
-
-
Gonçalves, Josimere Serrão Gonçalves; Ribeiro, Joyce Otânia Seixas
(2021)
O objetivo deste trabalho é apresentar algumas mulheres negras brasileiras protagonistas
buscando problematizar como a produção do conhecimento a partir da colonialidade do
saber/poder produziu verdades, legitimou discursos ...