-
-
Lopes, Julia; Votto, Thays Rodrigues; Delias, Daniela; Felippe, Carla Imaraya Meyer de
(2017)
O objetivo deste estudo foi conhecer as concepções dos familiares sobre a descoberta da deficiência e os benefícios da estimulação precoce a partir do relato de três famílias de crianças que utilizam o serviço em uma ...
-
-
Lopes, Julia da Fonseca; Beck, Dinah Quesada
(2020)
Situado na vertente pós-estruturalista do campo dos Estudos Culturais em Educação, este artigo problematiza e discute as
práticas de selfie e os usos do aplicativo Instagram, propondo uma reflexão sobre o potencial ...
-
-
Oliveira, Luiza Hoehne Mattos de; Andrade, Miguel Ângelo; Paprocki, Henrique
(2011)
A região da sub-bacia do Parauninha e suas comunidades estão inseridas na Reserva
da Biosfera da Serra do Espinhaço, ambiente caracterizado por destacada
biodiversidade e por aspectos sócio-culturais de valor inestimado. ...
-
-
Crochemore-Silva, Inácio; Knuth, Alan Goularte; Mielke, Gregore Iven; Loch, Mathias Roberto
(2020)
O presente Ensaio apresenta uma reflexão com base em algumas formas vigentes de promoção de atividade física, propondo visibilidade a atividades de lazer e suas desigualdades. O cenário atual de (aumento das) desigualdades ...
-
-
Oliz, Manoela Maciel; Dumith, Samuel de Carvalho; Knuth, Alan Goularte
(2020)
Este estudo teve por objetivo descrever a utilização dos serviços de educação física por adultos e idosos e apresentar características de quem não utilizou tais serviços. Além disso, descrever o conhecimento da população ...
-
-
Rêgo, Ana Carolina Feitosa
(EDGRAF, 2011)
A educação ambiental tornou-se um tema e uma prática da atual sociedade, devido
aos programas e movimentos de alerta referentes à necessidade de inseri-la como
prática diária para a população mundial, que já tem uma ...
-
-
Santos, Saionara Figueiredo; Bubniak, Fabiana Paula; Velloso, Bruno Panerai
(Editora da Furg, 2018)
Este artigo é reflexo do aprofundamento do estudo apresentado no VII Encontro e
Diálogos com a Educação Ambiental. Neste pretendemos destrinchar as representações sociais de
sujeitos surdos, presentes no filme A Gangue ...
-
-
Corrêa, Mônica Marella; Ashley, Patricia Almeida
(Editora da Furg, 2018)
A confusão de interpretações sobre os termos desenvolvimento sustentável (DS),
sustentabilidade, educação ambiental (EA) e educação para o desenvolvimento sustentável (EDS)
pode resultar em uma divergência entre projetos ...
-
-
Rosa, Peter da Silva; Maio, Angelica Carvalho Di
(Editora da Furg, 2018)
O objetivo deste trabalho foi demonstrar a importante contribuição do trabalho de campo
para a Educação Ambiental através da análise da percepção de alunos do ensino médio em relação
ao ecossistema manguezal. Trata-se ...
-
-
Souza, Amanda Trindade de Araújo; Néri, Jordana; Bernardo Neto, Jaime
(Editora da Furg, 2018)
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) estão disseminadas por toda parte.
Nas escolas não é diferente; seja através dos smartphones, ou por laptops e tablets, são
equipamentos que atraem os estudantes no ...
-
-
Leite, Andrea Amorim; Andrade, Maristela Oliveira de; Cruz, Denise Dias da
(Editora da Furg, 2018)
Saber como a comunidade escolar pensa sobre os problemas ambientais é a forma de
desenvolver estratégias para combatê-los. O objetivo do presente trabalho foi diagnosticar a
percepção ambiental sobre os resíduos sólidos ...
-
-
Marques, Ronualdo; Xavier, Claudia Regina
(Editora da Furg, 2018)
A Educação Ambiental é uma temática que interfere diretamente em nossas vidas e
discuti-la possibilita reflexões e discussões para que este saber contribua com a mudança de
comportamento dos indivíduos em sua relação com ...
-
-
Oliveira, Carolina Alves Gomes de; Sánchez, Celso Pereira
(Editora da Furg, 2018)
Este estudo se debruça sobre um grupo de educadoras ambientais comunitárias, que
atuam em comunidades sob vulnerabilidade socioambiental em Magé, RJ. A partir do
acompanhamento deste grupo, tivemos como objetivo levantar ...
-
-
Silva, Leonardo Oliveira da; Almeida, Elineí Araújo de
(EDGRAF, 2013)
O foco deste trabalho é mostrar a importância da pesquisa-ação, no contexto de
ensino-aprendizagem, associada à construção de conhecimentos que envolvem
o estudo dos invertebrados e sua conservação, no contexto de uma ...
-
-
Farias, Saulo Cezar Guimarães
(EDGRAF, 2011)
Este artigo analisa as novas estratégias de organização da gestão ambiental e da
promoção da educação ambiental nos municípios brasileiros, baseadas na
redistribuição das competências e responsabilidades dessas ações ...
-
-
Bandeira, Alexandre Eslabão
(EDGRAF, 2011)
O presente trabalho é a tentativa de compreender alguns processos que geram tensões
e conflitos dentro do modelo de desenhar a cidade e de viver nela. Para tanto, o que
devemos perceber são os arranjos, as formas e os ...
-
-
Guimarães, Simone Sendin Moreira; Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro
(2003)
Este texto tem o objetivo de aprofundar a discussão sobre o papel da universidade na formação "ambiental" dos profissionais que coloca no mercado. Este aprofundamento se fez necessário a partir dos resultados de uma pesquisa, ...
-
-
Branco, Alessandra Batista de Godoi; Royer, Marcia Regina; Nagashima, Lucila Akiko
(Editora da FURG, 2018)
A Educação Ambiental (EA), em seu caráter político, econômico, social e cultural, é
indispensável para a educação e cidadania, por sua natureza de direito inerente a todos os
indivíduos. Na política nacional, são importantes ...
-
-
Lucchesi, Martha Abrahão Saad; Malanga, Eliana Branco
(EDGRAF, 2011)
A universidade brasileira, consciente da responsabilidade de preservação ambiental
da Amazônia, vem fazendo esforços de incremento da pesquisa interdisciplinar.
Estudar esse processo é o objetivo do presente trabalho, ...
-
-
Aragão, João Paulo Gomes de Vasconcelos; Santos, Karolina Maria Bezerra; Silva, Marlene Maria da
(EDGRAF, 2011)
O trabalho trata da gestão ambiental nas escolas a partir de experiências de educação
ambiental. Analisar em que medida a implantação de um sistema simplificado de
gestão ou um projeto de educação ambiental pode contribuir ...