-
-
Caseira, Fabiani Figueiredo
(2016)
A presente dissertação tem como objetivo investigar o Programa “Para Mulheres na Ciência”do Brasil, que emerge por meio de uma parceria entre a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a L’Oréal e a United Nations Educational, ...
-
-
Longaray, André Andrade; Fiussen, Deborah Matheus das Neves; Avila, Ananda Lopes
(2014)
O ensino superior brasileiro passou por profundas transformações na última década. Políticas governamentais para a qualificação do corpo docente das Instituições de Ensino Superior (IES) e o aumento das oportunidades de ...
-
-
Ramos, Edimauro Matheus Carriel; Gonçalves, Aracely Mehl
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12)
Esta pesquisa parte da revisão bibliográfica pertinente ao gênero no viés da educação e
busca discutir as relações de gênero no espaço da Educação Infantil. No tocante ao
gênero, voltamos os olhares para três livros da ...
-
-
Maia, Ana Cláudia Bortolozzi; Venturin, Ana Beatriz; Longhitano, Bianca; Leite, Márcia Gabriela Ribeiro; Gravalos, Nathalia Macedo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Os contos de fadas, ao longo dos tempos, influenciam sobre os padrões sociais na infância.
Esta pesquisa qualitativa documental, analisou a figura da mulher em princesas de três
filmes infantis da Disney: “Branca de Neve ...
-
-
Santos, Alison dos; Klein, Carin
(2021)
O Ato Institucional Número 5 perde forças no Brasil em 1978. E é nesse contexto que a
imprensa alternativa da época produz o jornal Lampião da Esquina. O estudo consiste
no exame desse artefato, produzido por um grupo ...
-
-
Silveira, Natália Prestes
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Vemos que a internet tem feito, cada vez mais, parte do cotidiano de crianças e jovens,
atuando na sua educação. Diante disso, o site da Barbie constitui um dos muitos sites de
entretenimento disponíveis para esse público. ...
-
-
Gomes, João Carlos; Almeida, Kássia Priscilla Gonçalves de; Silva, Vanderleia Barbosa da
(2012)
O presente estudo é resultado do projeto “Pedagogia da Roda”, no âmbito da
Universidade Federal de Rondônia (UNIR), vinculado à Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), que tem como objetivo a ...
-
-
Inocêncio, Adalberto Ferdnando; Carvalho, Fabiana Aparecida de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Este artigo apresenta uma análise do documentário “Laerte-se” a partir da
problematização da necessidade de um sexo verdadeiro e de modos de afirmação da
identidade transgênera da cartunista Laerte Coutinho. Para tal, ...
-
-
Santos, Silmara Aparecida dos; Santos, Vinícius Rangel dos; Ferrari, Anderson
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Partindo do pressuposto de que o cinema é um espaço educativo, nosso propósito é
problematizar o filme Roma a partir de uma perspectiva de gênero. Problematizar, na
perspectiva de Michel Foucault, é uma forma de fazer ...
-
-
Padilha, Lucia Mara de Lima; Dainelli, Elisângela Avelar; Silva, Márcia Barbosa da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-02-07)
Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa realizada
com alunas dos 2º e dos 4º anos do curso de Licenciatura em Pedagogia da
Universidade Estadual de Ponta Grossa, no ano de 2016. O ...
-
-
Zacarias, Alexandre; Oliveira, Elizabete Maria de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12)
Este artigo analisa a concepção de alunas e alunos a respeito da temática “gênero e
família”, segundo um processo de didatização, em quatro etapas, realizado numa Escola
de Referência em Ensino Médio, Recife-PE, envolvendo ...
-
-
Nunes, Diego Miranda
(FURG, 2019)
O estudo em questão versa sobre a produção das masculinidades e socioespacialidades produzidas por homens que buscam parceiros do mesmo sexo no Aplicativo Tinder no município do Rio Grande - RS. Compreendemos que existem ...
-
-
Atallah, Gianne Zanella
(2012)
O referido artigo pretende identificar as formas de representação das mulheres
musicistas, a partir das memórias das Alunas e Professoras do Conservatório
de Música de Rio Grande, destacando duas categorias de ...
-
-
Gonçalves, Junior Leandro
(2023-02-01)
Quando o corpo fala: narrativas de gênero, identidade, diversidade no “Cis”tema
educacional. Através dessa ótica que a pesquisa desenvolvida se embasa: o corpo, o
sujeito que ocupa os espaços escolares e como é construído. ...
-
-
Baliscei, João Paulo; Inoue, Gabriela Narumi
(2023-02-01)
Neste artigo, intenta-se problematizar de que maneiras as construções de gênero e a
sexualidade interpelam os artefatos culturais destinados às infâncias e à Educação
Infantil, sobretudo no tocante às cores. Utiliza-se ...
-
-
Matos, Thais Adriane Vieira de; Cunha, Claudia Madruga
(2023-02-01)
Esse artigo busca situar o lugar~corpo infantil nas múltiplas relações que compõe em
ambiente escolar. Amparando-nos na obra de Foucault~Deleuze~Guattari, bem como na
filósofa Judith Butler, cartografamos genealogicamente ...
-
-
Miranda, Anadir dos Reis
(2013)
Este artigo enfoca a discussão sobre a implicação do gênero na
aprendizagem histórica, particularmente quanto à formação das
identidades e consciência histórica de alunas e alunos. Partindo do
pressuposto de que ...
-
-
Simões, Maria Emanuelly Andrade Sartori; Moura, Claudia Helena Gonçalves
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)
Em se tratando de problemas que persistem na sociedade, o enfrentamento da violência
contra a mulher e da desigualdade de gênero exige esforços de toda a sociedade. Uma
importante forma de enfrentamento é a aliança entre ...
-
-
Frick, Loriane Trombini; Mouro, Karianny Aparecida Gerotto del; Kiessow, Alysson Mateus Rabelo; Prochnow, Ígor; Coldebella, Joyce; Neves, Leidyane Tiberio
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Este trabalho visa descrever as ações de um projeto de extensão, dentro da universidade,
que tem por objetivo construir ações, a partir da interação dialógica com a comunidade,
para a promoção da equidade de gênero e da ...
-
-
Telles, Kátia da Silva
(2007)
No dia-a-dia, observa-se que são estabelecidas entre os/as jovens relações díspares, havendo desrespeito aos seus pares, vínculos afetivos frágeis, uma conduta de dominação dos homens para com as mulheres e, ao mesmo tempo, ...