-
-
Maiato, Alexandra Moraes
(2019)
A pesquisa problematiza a baixa participação feminina nas ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM) desencadeada pelos estereótipos de gênero. Sendo a escola lócus de interação social e veículo cultural que ...
-
-
Soares, Luiz Paulo da Silva
(2017)
Este trabalho investigativo é resultado de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande - FURG - na linha de pesquisa Espaços e Tempos ...
-
-
Chagas, Priscila Wally Virissimo
(2016)
A dissertação, intitulada "O CEGO E/NA CIDADE: RESSIGNIFICANDO SABERES NA INTERLOCUÇÃO COM O OUTRO", tem como objetivo investigar "Que aprendizagens são tecidas a partir das vivências da pessoa cega na interação inclusiva ...
-
-
Aseff, Dionara Teresinha Aragon
(2018)
O presente trabalho esteve centrado em conhecer como os grupos de estudos e pesquisas, que integram professores universitários, professores da educação básica e acadêmicos dos cursos de licenciatura, pelo conviver espontâneo, ...
-
-
Radünz, Karine
(2019)
O estudo é uma pesquisa qualitativa com enfoque na fenomenologia hermenêutica, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com o objetivo central ...
-
-
Borges, Daniele Simões
(2018)
Este trabalho de doutoramento tem como tema a docência iniciante na universidade. Sua sustentação teórica nutre-se por meio da teoria da complexidade. A partir dos operadores cognitivos do pensamento complexo aprendemos ...
-
-
Podewils, Tamires Lopes
(2014)
Nesta pesquisa, buscamos conhecer e compreender como a Educação Ambiental perpassou a formação dos Licenciados em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, formados entre os anos de 2007 e 2012. ...
-
-
Podewils, Tamires Lopes
(2024-01-25)
Nesta pesquisa, buscamos conhecer e compreender como a Educação Ambiental perpassou a formação dos Licenciados em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, formados entre os anos de 2007 e 2012. ...
-
-
Altamor, Pâmela Rodrigues
(2017)
A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU/FURG. O estudo foi realizado com três educadoras da EJA e teve comotemática principal a formação continuada para os educadores de jovens e ...
-
-
Silva, Josineide Ribeiro da
(2024-01-29)
O presente trabalho está de acordo com a linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) – EAEFE, do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, e tem como objetivo geral compreender ...
-
-
Rezende, Pauline Apolinário Czarneski
(2018)
Este trabalho é realizado na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) - EAEFE do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, e ...
-
-
Rezende, Pauline Apolinário Czarneski
(2018)
Este trabalho é realizado na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) – EAEFE do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, e ...
-
-
Corrêa, Jonathan Terra
(2017)
Nesta dissertação, buscamos investigar e compreender as referências formativas que os professores de Educação Física, em início de carreira na Educação Básica, mobilizam na (re)organização e no desenvolvimento da sua prática ...
-
-
Souza, Vagner Viera de
(2019)
Para refletir sobre a Formação de Professores, em um âmbito geral, é preciso pensar em quão diferentes são os sujeitos que atuam nesta atividade. Ao voltarmos os nossos olhares para a Formação dos Professores que atuam na ...
-
-
Hernani, Maria de Los Angeles Chavez
(2016)
A presente dissertação busca abordar a questão da formação inicial de professores depedagogia em um estudo comparativo entre Peru e Brasil. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar as normatizações e currículo ...
-
-
Alvarenga, Bruna Telmo
(2016)
A presente pesquisa tem por finalidade investigar e compreender as percepções e as ações de ensino promovidas pelos docentes que atuam nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, em decorrência ...
-
-
Guidotti, Charles dos Santos
(2014)
Nesta pesquisa buscamos compreender se a formação dos futuros professores de física apresenta em seus quadros curriculares conhecimentos referentes às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), assim como, compreender ...
-
-
Jara, Débora de Fátima Einhardt
(2016)
Esta Tese resultou de uma investigação que tem ancoragens na orientação teórico-metodológica de abordagem qualitativa de pesquisa, mais especificamente biográfica. Buscou reconstruir fragmentos da História de Vida e ...
-
-
Miranda, Sicero Agostinho
(2019)
Essa tese apresenta uma pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Esse estudo permeia na Educação em contextos de Pesca, na qual ...
-
-
Dall' Asta, Marilia Nunes
(2018)
Nesta pesquisa, de cunho qualitativo, buscamos problematizar as ações desenvolvidas no Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio e identificar de que forma essas ações contribuem para a formação de professores. O Pacto ...