-
-
Neves, Júlia Guimarães
(2016)
A dissertação intitulada Histórias de vida no contexto da Educação Popular: narrativas, projetos de vida e (auto)formação foi desenvolvida no âmbito do curso pré-universitário popular Maxximus, vinculado ao Programa de ...
-
-
Barbosa, Adriana Bastos
(2015)
Esta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande, na Linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos, que teve por objetivo compreender e ...
-
-
Marques, Liane Orcelli
(2015)
A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e teve como objetivo principal compreender como as ...
-
-
Felix Junior, Paulo Roberto Marczuk
(2015)
Este estudo busca compreender os processos de Constituição de professores de Seminário Integrado frente à proposta que emerge do documento do Ensino Médio Politécnico. Portanto, o principal objetivo desta dissertação de ...
-
-
Beck, Vinicius Carvalho
(2015)
O estudo apresentado neste trabalho integra a pesquisa já em andamento no Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que tem por objetivo analisar as ...
-
-
Bueno, Leticia de Aguiar
(2015)
Esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa, que teve por objetivo conhecer as práticas de letramento desenvolvidas pelas crianças e pela professora de uma turma de pré-escola, em uma escola municipal da cidade ...
-
-
Vargas, Vanessa Alves
(2015)
A presente dissertação, intitulada "Linguagens infantis: As infâncias vividas nos momentos do brincar na Educação Infantil", está inserida na linha de pesquisa "Educação, Linguagens e Utopias", do Programa de Pós-Graduação ...
-
-
Loguercio, Taiana Duarte
(2015)
Esta dissertação tem como objetivo compreender quais as concepções de avaliação das professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal do Rio Grande/RS, a partir da progressão continuada no ciclo da alfabetização. ...
-
-
Borges, Juliana Diniz Gutierres
(2015)
Esta dissertação tem por objetivo analisar como as práticas de atendimento às crianças de zero a três anos que se desenvolveram ao longo do tempo e foram, pouco a pouco, constituindo possibilidades para a emergência da ...
-
-
Marimon, Jessie Ortiz
(2015)
-
-
Blank, Cintia Kath
(2015)
Refletir acerca do potencial do trabalho de pesquisa no espaço escolar através da concepção de Letramento Informacional foi o viés norteador desta dissertação. Assim, este trabalho se propôs a compreender pontualmente a ...
-
-
Quispe, Carlos David Laura
(2015)
O propósito deste estudo é compreender os níveis de satisfação usuária de professores, em relação ao uso dos entornos de aprendizagem baseado nos modelos pedagógicos 1:1; assim como estabelecer os principais fatores que ...
-
-
Freitas, Fabrício Monte
(2014)
O presente trabalho traz uma análise dos impactos e das impressões dos diretores das escolas municipais urbanas da cidade do Rio Grande - RS a respeito das avaliações externas realizadas pela União. A dissertação também ...
-
-
Kaiser, Suzana
(2014)
A presente investigação se insere na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Utopias do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande – PPGEDU\FURG e teve como problemática central compreender ...
-
-
Bastos, Lilian Francieli Morais de
(2014)
A presente dissertação centra-se no estudo da participação infantil no cotidiano escolar, mais precisamente, das instituições de Educação Infantil. Para tanto, assumo como fundamental perceber a criança enquanto ator social, ...
-
-
Quadros, Lígia Maria Oliveira de
(2016)
Esta dissertação buscou identificar a presença dos aspectos da cultura regional nas situações cotidianas vivenciadas por um grupo de crianças de quatro anos de idade no Ambiente de Aprendizagem em Artes e Ciências Naturais ...
-
-
Abrahão, Isabela Pandolfo Leusin
(2015)
Esta pesquisa, intitulada CRIATIVIDADE PARA QUÊ? CONVERSAS, PROCESSOS
E PRODUÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, investiga a criatividade na
formação de professores. Sua fundamentação teórica baseia-se, principalmente, ...
-
-
Silva, Alessandra Nery Obelar da
(2014)
O presente trabalho tem por finalidade investigar e analisar as contribuições das ações
vinculadas ao Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE), da
Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O ...
-
-
Silveira, Janaina Borges da
(2013)
O presente trabalho tem por justificativa compreender como os professores
percebem a não aprendizagem, esse entendimento faz-se necessário entender para
poder lidar com essa temática, cada vez mais latente nas escolas. ...
-
-
Claro, Lisiane Costa
(2014)
O presente estudo aborda a temática da educação escolar nas comunidades
tradicionais. Essa abordagem ocorre a partir do estudo de caso da Ilha da Torotama,
Rio Grande/RS. É reconhecido que as comunidades tradicionais ...