-
-
Correa, Camila Bottero
(2017)
Esta dissertação tem por objetivo problematizar como os discursos da inclusão escolar, materializados em documentos oficiais, colocam em funcionamento estratégias de governamento que operam sobre os normais. Para tanto, ...
-
-
Altamor, Pâmela Rodrigues
(2017)
A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU/FURG. O estudo foi realizado com três educadoras da EJA e teve comotemática principal a formação continuada para os educadores de jovens e ...
-
-
Soares, Luiz Paulo da Silva
(2017)
Este trabalho investigativo é resultado de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande - FURG - na linha de pesquisa Espaços e Tempos ...
-
-
Zdradek, Ana Carolina Sampaio
(2017)
A presente Dissertação de Mestrado em Educação intitulada Olha o meu post! Juventudes em tempos líquidos: um estudo sobre consumo e artefatos culturais das mídias digitais, desenvolvida na linha de pesquisa Linguagens, ...
-
-
Caetano, Letícia Farias
(2016)
Esta Dissertação tem por objetivo investigar o discurso do mal-estar docente produzido no Facebook e como este vem incidindo nos modos de ser e exercer a docência na contemporaneidade. Para isso, apoio-me nos estudos ...
-
-
Martins, Lucas Cardoso
(2016)
A presente dissertação tem como objetivo refletir e problematizar os processos de constituição das identidades docentes de professores homens que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no município do Rio Grande/RS. ...
-
-
Hernani, Maria de Los Angeles Chavez
(2016)
A presente dissertação busca abordar a questão da formação inicial de professores depedagogia em um estudo comparativo entre Peru e Brasil. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar as normatizações e currículo ...
-
-
Chagas, Priscila Wally Virissimo
(2016)
A dissertação, intitulada "O CEGO E/NA CIDADE: RESSIGNIFICANDO SABERES NA INTERLOCUÇÃO COM O OUTRO", tem como objetivo investigar "Que aprendizagens são tecidas a partir das vivências da pessoa cega na interação inclusiva ...
-
-
Cruz, Pedro Bersch da
(2016)
Esta dissertação tem como objetivo problematizar a relação entre a noção de salvação e o futebol, localizada em meio às proposições dos Projetos Sociais Esportivos (PSE) na cidade do Rio Grande - RS. Para tal, estes projetos ...
-
-
Chimieski, Taina Guerra
(2016)
Esta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, e objetiva analisar os efeitos do livro "Os 15 anos de Mariana: um convite a outras aprendizagens ...
-
-
Porciuncula, Eduarda de Mello
(2016)
O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar como os discursos veiculados nas revistas Nova Escola e Pátio distribuídas pelo PNBE para as escolas públicas de Educação Infantil vêm instituindo formas de se compreender ...
-
-
Silva, Marlon Silveira da
(2016)
Em consonância com o projeto de Brasil republicano de base higienista e eugenista, grande parte dos discursos produzidos pela intelectualidade brasileira defenderam a escola e a família como espaços estratégicos de ...
-
-
Cavalheiro, Ariana Souza
(2016)
Esta pesquisa tem como objetivo analisar se/como as discussões sobre os gêneros e as sexualidades estão sendo apresentadas dentro do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Programa destinado à ...
-
-
Acosta, Sidiane Barbosa
(2016)
Esta dissertação tem como objetivo compreender o papel dos coordenadores escolaresna política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC (2012), maisespecificamente, nas escolas pertencentes à rede estadual ...
-
-
Goulart, Treyce Ellen Silva
(2016)
Este trabalho consiste em um relato de pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A dissertação apresenta os caminhos investigativos percorridos ...
-
-
Formentin, Fernanda dos Santos
(2016)
O presente estudo teve como eixo a investigação sobre percepções e aprendizagens infantis sobre animais do Taim a partir de uma investigação-ação. A referida pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação ...
-
-
Mendes, Luiz Osmar
(2015)
Como consequência de suas experiências históricas, a educação brasileira apresenta-se como um espaço fecundo de (re)produção de valores culturais eurocêntricos. Essa situação, ao desconsiderar as experiências históricas, ...
-
-
Quadros, Lígia Maria Oliveira de
(2016)
Esta dissertação buscou identificar a presença dos aspectos da cultura regional nas situações cotidianas vivenciadas por um grupo de crianças de quatro anos de idade no Ambiente de Aprendizagem em Artes e Ciências Naturais ...
-
-
Prado, Gabriela Ortiz
(2015)
A presente dissertação, intitulada "A avaliação na Educação Infantil - Reflexões sobre a perspectiva de uma professora do município do Rio Grande/RS a partir dos relatórios de avaliação" teve como objetivo compreender a ...
-
-
Alvarenga, Bruna Telmo
(2016)
A presente pesquisa tem por finalidade investigar e compreender as percepções e as ações de ensino promovidas pelos docentes que atuam nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, em decorrência ...