-
-
Maia, Ana Cláudia Bortolozzi; Venturin, Ana Beatriz; Longhitano, Bianca; Leite, Márcia Gabriela Ribeiro; Gravalos, Nathalia Macedo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Os contos de fadas, ao longo dos tempos, influenciam sobre os padrões sociais na infância.
Esta pesquisa qualitativa documental, analisou a figura da mulher em princesas de três
filmes infantis da Disney: “Branca de Neve ...
-
-
Potes, Isis Marques
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
O presente texto foi produzido tendo como inspiração o dia a dia de uma professora e
seu fazer pedagógico. O objetivo do mesmo é narrar as angústias e reflexões sobre a
prática escolar de uma professora da Educação ...
-
-
Santos, Alison dos; Klein, Carin
(2021)
O Ato Institucional Número 5 perde forças no Brasil em 1978. E é nesse contexto que a
imprensa alternativa da época produz o jornal Lampião da Esquina. O estudo consiste
no exame desse artefato, produzido por um grupo ...
-
-
Silveira, Natália Prestes
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Vemos que a internet tem feito, cada vez mais, parte do cotidiano de crianças e jovens,
atuando na sua educação. Diante disso, o site da Barbie constitui um dos muitos sites de
entretenimento disponíveis para esse público. ...
-
-
Silva, Apolônia Ferreira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
O artigo é parte de um texto de qualificação que resultará em uma tese de doutorado
realizada pelo Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz
de Fora. Apresenta como objetivo problematizar a ...
-
-
Gomes, João Carlos; Almeida, Kássia Priscilla Gonçalves de; Silva, Vanderleia Barbosa da
(2012)
O presente estudo é resultado do projeto “Pedagogia da Roda”, no âmbito da
Universidade Federal de Rondônia (UNIR), vinculado à Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), que tem como objetivo a ...
-
-
Nunes, Marcelo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
-
-
Inocêncio, Adalberto Ferdnando; Carvalho, Fabiana Aparecida de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Este artigo apresenta uma análise do documentário “Laerte-se” a partir da
problematização da necessidade de um sexo verdadeiro e de modos de afirmação da
identidade transgênera da cartunista Laerte Coutinho. Para tal, ...
-
-
Santos, Silmara Aparecida dos; Santos, Vinícius Rangel dos; Ferrari, Anderson
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Partindo do pressuposto de que o cinema é um espaço educativo, nosso propósito é
problematizar o filme Roma a partir de uma perspectiva de gênero. Problematizar, na
perspectiva de Michel Foucault, é uma forma de fazer ...
-
-
Padilha, Lucia Mara de Lima; Dainelli, Elisângela Avelar; Silva, Márcia Barbosa da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-02-07)
Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa realizada
com alunas dos 2º e dos 4º anos do curso de Licenciatura em Pedagogia da
Universidade Estadual de Ponta Grossa, no ano de 2016. O ...
-
-
Zacarias, Alexandre; Oliveira, Elizabete Maria de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12)
Este artigo analisa a concepção de alunas e alunos a respeito da temática “gênero e
família”, segundo um processo de didatização, em quatro etapas, realizado numa Escola
de Referência em Ensino Médio, Recife-PE, envolvendo ...
-
-
Caetano, Bianca Moreira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-10-31)
A escrita desse trabalho de pesquisa tem como objetivo socializar algumas reflexões
percebidas ao longo do processo vivido do estágio supervisionado I do Curso de
Licenciatura em História na modalidade de ensino à distância ...
-
-
Pires, Marisa Barreto
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
O presente trabalho é um relato do resultado de algumas atividades
desenvolvidas ao longo do ano de 2017, na Escola Municipal de Ensino Fundamental
Prof. João de Oliveira Martins, em Rio Grande/RS, com turmas de 7º ano ...
-
-
Gonçalves, Junior Leandro
(2023-02-01)
Quando o corpo fala: narrativas de gênero, identidade, diversidade no “Cis”tema
educacional. Através dessa ótica que a pesquisa desenvolvida se embasa: o corpo, o
sujeito que ocupa os espaços escolares e como é construído. ...
-
-
Santos, Júlio César de Oliveira
(2023-02-01)
Nos últimos anos, as universidades públicas brasileiras vivenciaram intensos processos
transformativos, passando de um contexto de democratização do acesso e permanência,
a um processo de crise, ou de desdemocratização. ...
-
-
Baliscei, João Paulo; Inoue, Gabriela Narumi
(2023-02-01)
Neste artigo, intenta-se problematizar de que maneiras as construções de gênero e a
sexualidade interpelam os artefatos culturais destinados às infâncias e à Educação
Infantil, sobretudo no tocante às cores. Utiliza-se ...
-
-
Matos, Thais Adriane Vieira de; Cunha, Claudia Madruga
(2023-02-01)
Esse artigo busca situar o lugar~corpo infantil nas múltiplas relações que compõe em
ambiente escolar. Amparando-nos na obra de Foucault~Deleuze~Guattari, bem como na
filósofa Judith Butler, cartografamos genealogicamente ...
-
-
Bins, Gabriela Nobre; Meirelles, Helena
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017)
-
-
Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina Costa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2015)
-
-
Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes; Boer, Raphael Albuquerque de
(Ed. da FURG, 2022)