-
-
Oliveira, Célia Zeri de; Campos, Jailma Bulhões; Oliveira, Marcia Andréa Almeida de
(2022)
Neste ensaio, tratamos da Análise do Discurso enquanto um procedimento teórico-metodológico, apresentando três de suas abordagens, a saber: dialógica, psicanalítica e crítica. O nosso objetivo principal consiste ...
-
-
Maiato, Alexandra Moraes
(2019)
A pesquisa problematiza a baixa participação feminina nas ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM) desencadeada pelos estereótipos de gênero. Sendo a escola lócus de interação social e veículo cultural que ...
-
-
Soares, Luiz Paulo da Silva
(2017)
Este trabalho investigativo é resultado de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande - FURG - na linha de pesquisa Espaços e Tempos ...
-
-
Chagas, Priscila Wally Virissimo
(2016)
A dissertação, intitulada "O CEGO E/NA CIDADE: RESSIGNIFICANDO SABERES NA INTERLOCUÇÃO COM O OUTRO", tem como objetivo investigar "Que aprendizagens são tecidas a partir das vivências da pessoa cega na interação inclusiva ...
-
-
Kolmar, Agelita Vargas
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-10-31)
O objetivo do presente artigo, que se materializou através de entrevistas, foi ter uma visão
geral das concepções que as professoras têm sobre sua prática como docentes de escola
multisseriada. Num primeiro momento foi ...
-
-
Aseff, Dionara Teresinha Aragon
(2018)
O presente trabalho esteve centrado em conhecer como os grupos de estudos e pesquisas, que integram professores universitários, professores da educação básica e acadêmicos dos cursos de licenciatura, pelo conviver espontâneo, ...
-
-
Radünz, Karine
(2019)
O estudo é uma pesquisa qualitativa com enfoque na fenomenologia hermenêutica, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com o objetivo central ...
-
-
Franco, Maria Teresa Bajarano; Martín, Irene Martínez
(2023-02-01)
Este trabalho expõe a narrativa como proposta metodológica de ação transformadora na
formação inicial de professores em torno da diversidade sexual. O objetivo declarado é:
conhecer como narramos as práticas educativas ...
-
-
Vieira, Hamilton Edio Santos; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
O texto propõe pensar a diversidade sexual a partir da perspectiva dos saberes docentes,
procurando apontar uma possível leitura da relação entre ambos a partir de narrativas
docentes. Ao se pensar os saberes docentes ...
-
-
Borges, Daniele Simões
(2018)
Este trabalho de doutoramento tem como tema a docência iniciante na universidade. Sua sustentação teórica nutre-se por meio da teoria da complexidade. A partir dos operadores cognitivos do pensamento complexo aprendemos ...
-
-
Podewils, Tamires Lopes
(2014)
Nesta pesquisa, buscamos conhecer e compreender como a Educação Ambiental perpassou a formação dos Licenciados em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, formados entre os anos de 2007 e 2012. ...
-
-
Podewils, Tamires Lopes
(2024-01-25)
Nesta pesquisa, buscamos conhecer e compreender como a Educação Ambiental perpassou a formação dos Licenciados em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, formados entre os anos de 2007 e 2012. ...
-
-
Cavalcanti, Júlia Nazário de Abreu
(2013)
O artigo enfoca a importância do cumprimento da Lei Nº 9.795/99 da Política Nacional
de Educação Ambiental, esta institui a Educação Ambiental no Brasil – que é a base da resolução Nº 2, de 15 de junho de 2012, que ...
-
-
Altamor, Pâmela Rodrigues
(2017)
A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU/FURG. O estudo foi realizado com três educadoras da EJA e teve comotemática principal a formação continuada para os educadores de jovens e ...
-
-
Silva, Josineide Ribeiro da
(2024-01-29)
O presente trabalho está de acordo com a linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) – EAEFE, do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, e tem como objetivo geral compreender ...
-
-
Rezende, Pauline Apolinário Czarneski
(2018)
Este trabalho é realizado na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) - EAEFE do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, e ...
-
-
Rezende, Pauline Apolinário Czarneski
(2018)
Este trabalho é realizado na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) – EAEFE do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, e ...
-
-
Corrêa, Jonathan Terra
(2017)
Nesta dissertação, buscamos investigar e compreender as referências formativas que os professores de Educação Física, em início de carreira na Educação Básica, mobilizam na (re)organização e no desenvolvimento da sua prática ...
-
-
Oliveira, Johnny Chaves de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
O presente artigo objetiva compreender como os currículos de Pedagogia abordam as
temáticas de gênero e sexualidades na formação docente. Como referencial teórico,
adota-se as reflexões de Michel Foucault, Joan Scott, ...
-
-
Iwamoto, Thiago Camargo; Cardoso, Taynara Reges; Oliveira, Leonardo Mercês de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
O presente trabalho tem como objetivo realizar um relato de experiência das
intervenções e formação de discentes do curso de Educação Física, relacionando com a
práxis pedagógica vivenciada no Programa Institucional de ...