-
-
Ruas, Franciele Pires
(2023)
Nesta pesquisa de doutoramento assumimos que o trabalho semiótico se refere à orquestração de modos e recursos semióticos, pelo produtor (agência), com distintos potenciais de significados, tendo em vista o que se deseja ...
-
-
Silva, Camila Rubira
(2023)
Na presente Tese buscamos compreender e gerar explicações para o questionamento: “Como no/pelo experienciar acontece a Formação e a Constituição de Professores(as) de Educação Física para atuar em processos inclusivos?”. ...
-
-
Kleemann, Robson
(2023)
Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em
Ciências, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Originou-se de uma inquietação do pesquisador, e cujo ...
-
-
Senabio, Kelly Pinheiro da Conceição
(2022)
Os profissionais da educação têm um papel fundamental na formação do indivíduo, estimulando a busca pelo conhecimento por meio do ensino da ciência, da cultura e do desenvolvimento do pensamento crítico, no entanto, esses ...
-
-
Moraes, Maria Helena Machado de
(2017)
Os Mestrados Profissionais descortinam estudos voltados para a qualificação profissional, a premissa é formar recursos humanos especializados para diferentes locais de atuação, da sala de aula ao mundo do trabalho. As ...
-
-
Vargas, Cesar Augusto Yaya; Fávaro, Leandro Costa; Rodrigues, Horacio Rodrigo Souza
(Ed. da FURG, 2024)
-
-
Alvariz, Caroline Cruz
(2023)
Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental
(PPGEA), da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e tem como temática os saberes
docentes e ambientais mobilizados em práticas educativas ...
-
-
Bevilacqua, Bruna Santos
(2022)
Em um contexto de múltiplas crises intensificadas pela pandemia, investigamos iniciativas de transição para sociedades sustentáveis, com enfoque no movimento de ecovilas. Ecovilas são assentamentos humanos sustentáveis ...
-
-
Martello, Juliana
(2023)
A presente dissertação pertence à Linha de Pesquisa de Fundamentos da Educação Ambiental.
Foi realizada junto a duas comunidades Mbyá Guarani do Rio Grande do Sul: a Tekoá
Yyrembé e a Tekoá Yvy’ã Poty. A partir da ...
-
-
Campos, Gabriel Leite dos Santos
(2022)
As ações antrópicas têm pressionado de várias formas os habitats e a
biodiversidade, consequentemente, ocasionado um aumento no número de
acidentes ofídicos e causado mortandade de serpentes. Nesse contexto, a
ofidiofauna ...
-
-
Pereira, Joezele da Rosa
(2023)
Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão teórica sobre a
importância da mediação da Arte/Educação na práxis da Educação Ambiental
crítica, a partir da vivência em um projeto de Educação Ambiental, no ...
-
-
Costa, Kelly Pinheiro Varnes
(2023)
Esta dissertação é resultado do processo de estudo para buscar compreender a Educação Ambiental na prática docente das professoras dos Anos Iniciais de uma escola estadual no município do Rio Grande, RS. Nesse intuito, ...
-
-
Peres, Dianelisa Amaral
(2023)
O presente trabalho procurou investigar o Fenômeno da Feminização da Pobreza e a
Injustiça Ambiental a partir de um estudo do bairro Cidade de Águeda considerando a
atuação do CRAS no referido bairro. Para tanto, a ...
-
-
Gentil, Naraina Zerwes
(2023)
A presente dissertação teve como fenômeno de pesquisa registrar e produzir sinais-termos para a área da Educação Ambiental, os quais possibilitaram ampliar a comunicação na Língua Brasileira de Sinais – Libras, assim como ...
-
-
Machado, Isadora Batisti
(2023)
Esta pesquisa de mestrado dispôs-se a descortinar e discutir os desafios, as possibilidades pedagógicas e de que maneiras pode-se promover o Letramento Estatístico no contexto da Educação Infantil, na circunstância do ...
-
-
Mesquita, Tauana Pacheco
(2023)
As Feiras de Ciências tiveram início no Brasil na década de 60, visando familiarizar os indivíduos com equipamentos de laboratório que eram pouco acessíveis. Inicialmente, eram planejados e organizados por professores de ...
-
-
Borges, Andrea Umpierre
(2022)
A presente tese de doutoramento tem por intencionalidade explicitar como se dá a tomada de consciência em relação à prática docente, interpretada segundo a Teoria da Atividade como Atividade Docente. Esta pesquisa buscou ...
-
-
Ortiz, José Oxlei de Souza
(2023)
Esta tese de doutorado foi desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Essa pesquisa teve como intuito principal responder a seguinte ...
-
-
Borba, Sabrina Silveira Pelegrini De
(2023)
O ano de 2020 apresentou algo inesperado, a pandemia da covid-19, e através dela foram geradas inúmeras perdas a nível mundial e com a educação, não foi diferente. Entretanto, essa mesma pandemia possibilitou às escolas ...
-
-
Feijó, Ana Paula Speck
(2023)
Esta tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, na linha de pesquisa “Discursos, Culturas e Subjetividades na Educação em Ciências” e tem como objetivo geral investigar as estratégias de ...