-
-
Soares, Guiomar Freitas; Silva, Méri Rosane Santos da; Ribeiro, Paula Regina Costa
(Editora da FURG, 2006)
-
-
Maiato, Alexandra Moraes
(2019)
A pesquisa problematiza a baixa participação feminina nas ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM) desencadeada pelos estereótipos de gênero. Sendo a escola lócus de interação social e veículo cultural que ...
-
-
Simões, Juliana Duarte
(2020)
Esta dissertação está dentro da linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação De Educadores (As) - EAEFE, do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da FURG e tem como objetivo geral compreender ...
-
-
Daltoé, Thaís
(2020)
Esta dissertação resulta de uma pesquisa qualitativa, realizada no Programa de PósGraduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A questão de pesquisa é como os ...
-
-
Pereira, Roberta Avila
(2020)
A dissertação intitulada "Educação Ambiental Popular e o PAIETS: compreensões sobre o horizonte formativo de um programa de extensão" aborda a temática da Educação Ambiental Popular como contribuição no campo educativo ao ...
-
-
Marques, Isabel Ribeiro
(2020)
As discussões atreladas à temática ambiental nunca foram tão presentes como na contemporaneidade. Os discursos entrelaçados á essas questões atravessam diferentes espaços e, muitos desses utilizam o verde como subterfúgio ...
-
-
Pohlmann, Flavia Conceição
(2019)
A complexidade de lidar com o processo de saúde-doença das pessoas demanda competências técnicas e atenção humanizada por parte dos profissionais da saúde. Entretanto, historicamente, a formação do técnico de enfermagem, ...
-
-
Martins, Daner Silva
(2019)
Esta tese apresenta uma pesquisa qualitativa em educação em ciências que visa compreender os processos de ensino e aprendizagem de Matemática para pessoas cegas. Este estudo objetiva investigar como a Matemática se mostra ...
-
-
Rodrigues, Maria de Fatima Baldez
(2018)
Esta tese apresenta o estudo de uma rede de conversação de professores do Ensino Médio, compreendendo que essa é oriunda de uma cultura em que os que vivem nela são sujeitos biologicamente constituídos, legitimados e ...
-
-
Dall' Asta, Marilia Nunes
(2018)
Nesta pesquisa, de cunho qualitativo, buscamos problematizar as ações desenvolvidas no Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio e identificar de que forma essas ações contribuem para a formação de professores. O Pacto ...
-
-
Ruales, Carolina Dupont
(2019)
A presente pesquisa buscou identificar indícios de internalização/significação de alguns conceitos químicos como um processo longo e evolutivo das definições em conceitos e sua relação com os instrumentos mediadores ...
-
-
Freitas, Gustavo da Silva; Gonçalves, Arisson Vinícius Landgraf
(Editora da FURG, 2020)
-
-
Ortiz, José Oxlei de Souza
(2019)
O objetivo central desta pesquisa é investigar e compreender as possibilidades da gamificação articulada ao uso da taxonomia de Bloom revisada e digital na formação inicial de professores de Química. A dissertação encontra-se ...
-
-
Lopes, Julia da Fonseca
(2020)
Desenvolvida na Linha de Pesquisa Culturas, Identidades e Diferenças do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEDU/FURG), esta Dissertação teve como propósito central o estudo das ...
-
-
Guidotti, Charles dos Santos
(2019)
Nesta tese de doutoramento apresentamos compreensões sobre o que se mostrou do fenômeno investigação sobre/na sala de aula de Ciências. Situamos o estudo no campo da formação de professores de Ciências, buscando significar ...
-
-
Maximilla, Naiana Ribeiro
(2019)
Essa dissertação é resultado de um estudo de natureza qualitativa que buscou explorar como é abordada a temática "ciência e método" em disciplinas de metodologia de pesquisa ou metodologia científica (MPC) em cursos de ...
-
-
Soares, Odair Nunes
(2019)
Essa dissertação apresenta uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O objetivo foi compreender que possibilidades emergem de uma ...
-
-
Lucas, Gabriela Braz
(2019)
Esta dissertação apresenta uma investigação de cunho qualitativo em educação em ciências, realizada com os professores do Programa de Letramento Multimídia Estatístico - LeME. Este estudo visa investigar que nível de ...
-
-
Foes, Verônica Felippe de Lima
(2020-10-04)
O uso na vida humana de drogas por estudantes no Brasil alcança o alarmante índice de 23%, repercutindo consequências prejudiciais não somente aos usuários, mas à sociedade e dispositivos de educação. Nesse contexto, é na ...
-
-
Lopes, Eliezer Mendes
(2019)
Esta pesquisa objetiva identificar, por meio da análise de citação e de características dos mestres e docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande tendências acerca ...