-
-
Sartori, Renata Coelho; Monteiro, Arlete Assumpção
(EDGRAF, 2010)
O artigo apresenta alguns indicativos sobre a crise ambiental e seus complexos
problemas. Também reconhece que a solução para os mesmos implica a reflexão
sobre mudanças profundas na organização do conhecimento, ou seja, ...
-
-
Rosa, Rafaela da; Romanini, Moises
(2020)
Parte significativa das famílias cria um roteiro de vida, planeja e idealiza a vida do(a)
seu/sua filho/a baseada em princípios heteronormativos, uma vez que a revelação de sua
orientação sexual acaba por provocar uma ...
-
-
Campos, Mariana de Lima
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Propõe-se uma discussão acerca da relevância da inserção da temática das violências
contra as mulheres nas escolas, evidenciando o papel da disciplina Sociologia. A partir
dos princípios epistemológicos de estranhamento ...
-
-
Cardilo, Camila Moura
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
O artigo aborda uma discussão acerca do ensino de dança na escola e sua relação com a
juventude, sobretudo no que se refere a educação antirracista e a diversidade. A dança,
enquanto conteúdo curricular obrigatório da ...
-
-
Nascimento, Diego Ebling do; Afonso, Mariângela da Rosa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-07-20)
Este estudo se propõe a compartilhar, por meio da escrita narrativa, as trajetórias de vida
de homens cisgêneros, que se reconhecem como homossexuais, são formados em
educação física e trabalham com dança. Por meio de ...
-
-
Silva, Renata Laudares; Trevisan, Priscila Raquel Tedesco da Costa; Carmo, Elisangela Gisele do; Rodrigues, Nara Heloisa; Fukushima, Raiana Lídice Mor; Schwartz, Gisele Maria
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
Este estudo investigou questões de gênero na dança esportiva no contexto dos Gay
Games em vídeos disponibilizados no Youtube®. A pesquisa exploratória foi realizada
por meio de Análise Videográfica, a qual resultou em 2 ...
-
-
Esperança, Joice Araújo; Dias, Cleuza Maria Sobral
(2008)
No cenário contemporâneo, as relações que as crianças constroem no seu cotidiano passaram a ser intermediadas pelas experiências vividas via comunicação televisiva. Em razão disso, podemos afirmar que a mídia excede os ...
-
-
Esperança, Joice Araújo; Dias, Cleuza Maria Sobral
(2008)
No cenário contemporâneo, as relações que as crianças constroem no seu cotidiano passaram a ser intermediadas pelas experiências vividas via comunicação televisiva. Em razão disso, podemos afirmar que a mídia excede
os ...
-
-
Melo, Ailton Dias de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-02-20)
-
-
Araújo, Jonas Mateus Ferreira; Silva, Wanderson Diogo Andrade da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
O presente relato é fruto do Projeto Educação, Gênero e Sexualidade – PEGS, que
consistiu em uma pesquisa-ação desenvolvida durante os anos de 2015 a 2017 na escola
Liceu de Iguatu – CE com o objetivo de compreender como ...
-
-
Pietro, Ângela Torma; Yunes, Maria Ângela Mattar
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2016)
-
-
Bagnolo, Carolina Messora
(EDGRAF, 2010)
Este artigo tem como objetivo analisar a produção em qualidade de vida na
América Latina, buscando verificar quais as estratégias de qualidade de vida que
tal literatura esboçou e fazer um contraponto com a sociologia ...
-
-
Franco, Maria Teresa Bajarano; Martín, Irene Martínez
(2023-02-01)
Este trabalho expõe a narrativa como proposta metodológica de ação transformadora na
formação inicial de professores em torno da diversidade sexual. O objetivo declarado é:
conhecer como narramos as práticas educativas ...
-
-
Fernández, Raquel Segura
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
O presente texto convida toda a comunidade educacional a parar de refletir a partir de uma
perspectiva feminista e inclusiva da pedagogia, a agir diante de um sistema educacional
reprodutivo de modelos heteronormativos-binários. ...
-
-
Machado, Virginia Maria
(2005)
O texto se destina a especular, sem maiores aprofundamentos, definições gerais de prática pedagógica na formação de professores e relacionar a didática sistêmica como aglutinadora de paradigmas para a ampliação da visão ...
-
-
Layrargues, Philippe Pomier
(EDGRAF, 2009)
O presente artigo discute de que forma se apresenta a distribuição do poder na
implementação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), segundo a
Lei Federal nº 9.795/99 e seu Decreto de Regulamentação nº 4.281/02; ...
-
-
Agreli, Milene Soares; Bruns, Maria Alves de Toledo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Este artigo é uma revisão bibliográfica realizada durante a tese de doutorado A inclusão
da diversidade sexual na Universidade, desenvolvida no Programa de Pós-graduação
em Psicologia da FFCLRP/USP. Propomos neste artigo ...
-
-
Ferreira, Gisele Martins; Silva, Andréia Alves Correa da; Amaral, Angélica do Nascimento
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Devido a grande diferença social dos gêneros, as pessoas do sexo feminino são
submetidas a diversos preconceitos baseados na supremacia masculina. O objetivo do
presente trabalho é apresentar uma metodologia de problematização ...
-
-
Neufeld, Ângela; Conceição, Martha Silva; Carvalho, Veridiana Pereira de; Pereira, Vilmar Alves
(2010)
Este artigo investiga as práticas educativas de educadoras em formação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pampa Campus São Gabriel.Trata-se do acompanhamento e registros das experiências ...
-
-
Teixeira, Dinair Velleda
(2012)
Este artigo busca elucidar como a mídia narra e representa os imaginários de catástrofes ambientais. Para tanto, toma-se como referência o resultado de pesquisa de dissertação de mestrado2, que mostra o processo de construção ...