-
-
Acosta, Sidiane Barbosa
(2016)
Esta dissertação tem como objetivo compreender o papel dos coordenadores escolaresna política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC (2012), maisespecificamente, nas escolas pertencentes à rede estadual ...
-
-
Salort, Michelle Coelho
(2010)
Esta dissertação buscou compreender como as relações de pertencimento e meio ambiente,
entendidas como bem comum, são percebidas pelos futuros arte-educadores do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande ...
-
-
Salort, Michelle Coelho
(2024-01-24)
Esta dissertação buscou compreender como as relações de pertencimento e meio ambiente, entendidas como bem comum, são percebidas pelos futuros arte-educadores do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio ...
-
-
Betito, Robert; Almeida, Tabajara Lucas de
(2006)
Nossas sociedades são entidades biológicas abertas que seguem as leis da criticalidade termodinâmica, sendo auto-organizadas conforme o modelo fractal de Mandelbrot. Aplicado-se a lei de potência de Zipf sobre um conceito ...
-
-
Silva, Graziele Baldoni da; Freitas, Deisi Sangoi
(2006)
As notícias sobre ciência e tecnologia, têm hoje, ampla divulgação. No entanto, apesar dessa difusão de informações feita pela mídia, o hábito de leitura da população brasileira sobre temas científicos, ainda é bastante ...
-
-
Pavei, Katiuci; Pereira, Camila Santos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-11)
Esta experiência docente sobre violência contra mulheres foi realizada na EJA.
Apresentaremos o uso didático de uma música como naturalizadora de práticas
violentas. As/os estudantes demonstraram criticidade, aversão, ...
-
-
Mafra, Welma Cristina Barbosa; Rocha, Genylton Odilon Rêgo da; Mafra, Rogério Luís Pereira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)
O presente artigo consiste em um estudo descritivo e interpretativo de natureza qualitativa
que reflete sobre memórias de heteronormatização escolar. Para tanto, foram ouvidos
quatro militantes do Movimento LGBT em ...
-
-
Protásio, Michelle Reinaldo; Albuquerque, Simone Santos de
(2005)
O presente artigo, baseado na pesquisa “A Articulação da Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, tem
por objetivo discutir e problematizar as práticas educativas direcionadas às crianças pertencentes ...
-
-
Siqueira, Juliana Salles de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Incitado pela necessidade de reflexão frente à polêmica pública decorrente
da presença de crianças e imagens de infâncias em proposições artísticas realizadas no
Brasil em finais de 2017, o presente artigo aponta para a ...
-
-
Gonçalves, Junior Leandro
(2023-02-01)
Quando o corpo fala: narrativas de gênero, identidade, diversidade no “Cis”tema
educacional. Através dessa ótica que a pesquisa desenvolvida se embasa: o corpo, o
sujeito que ocupa os espaços escolares e como é construído. ...
-
-
Amorim, Graziele Corrêa; Herneck, Heloisa Raimunda
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-07)
A instituição escolar compõe-se de uma multiplicidade de modos de pensar, agir, sentir
e arquitetar o viver. Passar, pois, a habitá-la nos propicia o convívio com um
emaranhado de temáticas que emergem inesperadamente. ...
-
-
Santos, Júlio César de Oliveira
(2023-02-01)
Nos últimos anos, as universidades públicas brasileiras vivenciaram intensos processos
transformativos, passando de um contexto de democratização do acesso e permanência,
a um processo de crise, ou de desdemocratização. ...
-
-
Baliscei, João Paulo; Inoue, Gabriela Narumi
(2023-02-01)
Neste artigo, intenta-se problematizar de que maneiras as construções de gênero e a
sexualidade interpelam os artefatos culturais destinados às infâncias e à Educação
Infantil, sobretudo no tocante às cores. Utiliza-se ...
-
-
Gonçalves, Manoela de Calazans; Guizzo, Bianca Salazar
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Pensando a Internet enquanto espaço educativo onde não apenas experiências, mas
representações são compartilhadas, o ambiente virtual se mostra como potente campo de
pesquisa para pensar o gênero não-binário. Por outro ...
-
-
Gonçalves, Manoela de Calazans; Guizzo, Bianca Salazar
(2021)
Pensando a Internet enquanto espaço educativo onde não apenas experiências,mas representações são compartilhadas,o ambiente virtual se mostra como potente campo de pesquisa para pensar o gênero não-binário.Por outro ...
-
-
Soares, Guiomar Freitas; Ribeiro, Paula Regina Costa; Gautério, Daiane Teixeira; Machado, Liziane Perez; Soares, Quelem
(2005)
-
-
Simões, Aline Giorgis Santos; Voss, Dulce Mari Silva
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Esse estudo origina-se de uma pesquisa bibliográfica de textos publicados no Portal da
Associação Nacional de Pesquisadores da Educação (ANPED) pelo Grupo de Trabalho
Gênero, Sexualidade e Educação (GT23) acerca da ...
-
-
Silva, Claudio Renato Moraes da
(2012)
A pesquisa utilizou a obra REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental.
2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009. 107 p. ISBN: 9788511001228 a ser presenteada
aos cinco catadores de papelão, no centro da Cidade do Rio Grande, ...
-
-
Rodrigues, Fátima Hernandes
(2007)
O presente artigo tem como objetivo explicar o tipo de trabalho exercido pelos Físico médicos, nos hospitais e clínicas. Além de esclarecer o que é Física-Médica e a sua importância na sociedade moderna.
-
-
Costa, Dhemersson Warly Santos; Silva, Carlos Augusto Silva
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-02-20)
Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivida por um
estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas durante o estágio
supervisionado em uma escola de ensino fundamental localizada ...