-
-
Molina, Karina da Silva; Ribeiro, Paula Regina Costa
(2021)
Este artigo busca analisar as experiências de algumas indígenas universitárias da FURG, problematizando sua presença e os desafios de estarem na Universidade, a partir das ações afirmativas, as quais foram produzidas em ...
-
-
Sotolani, Matheus D’Amico; Xavier Filha, Constantina
(2021)
A presente pesquisa teve como proposta analisar as Masculinidades e Feminilidades nas propagandas voltadas ao público infantil, em canais televisivos, exibidas no primeiro semestre de 2018. O questionamento foi: “Quais ...
-
-
Santos, Sandro Prado; Silva, Fabrício Aparecido Gomes da; Martins, Matheus Moura
(2021)
O presente texto insurge de uma investigação de Iniciação Científica com vigência de agosto de 2020 a julho de 2021. O objetivo aqui é apresentar o mapeamento, a partir de uma perspectiva cartográfica, das narrativas de ...
-
-
Pereira, Marlyson Junio Alvarenga; Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos; Mazzei, Luiz Davi
(2021)
Os percursos teóricos-metodológicos, suas rupturas, (des)continuidades e poéticas são trazidos, neste texto, ao nosso olhar. Pesquisas científicas, por vezes, preocupadas com os resultados de seus estudos terminam por ...
-
-
Silva, Luciana Aparecida Siqueira; Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
(2021)
A área biomédica, no século XX, consolidou verdades de que corpos intersexo apresentam variações em níveis cromossômicos, gonadais/genitais em desacordo com a lógica binária e o alinhamento sexo-gênero. Tal lógica reverbera-se ...
-
-
Carvalho, Fabiana Aparecida de; Gonçalves, Cleberson Diego; Maio, Eliane Rose
(2021)
Num movimento a/r/tográfico (inter-relação textual, imagética com problematizações e a construção de narrativas que não se esquadrinham pela lógica acadêmica) e com aportes teóricos decoloniais do sul global, discutimos a ...
-
-
Santos, Marina Silveira Bonacazata; Miesse, Maria Carolina; Carvalho, Fabiana Aparecida de
(2021)
Analisam-se questões relacionadas ao gênero e à sexualidade frente ao Movimento Escola sem Partido (MESP) e impactos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa foi de cunho qualitativo, teórico-bibliográfico e ...
-
-
Stefanelli, Francisca Alves da Silva; Xavier Filha, Constantina
(2021)
A pesquisa teve por objetivo identificar a constituição de feminilidades nos livros para a infância que integraram os acervos das obras complementares do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). ...
-
-
Jablonski Júnior, Eduardo Victório
(2022)
No Brasil, criou-se a Lei 12.735, de 2012, que garante a punição a pessoas que fizerem ofensas racistas contra os negros, e isso se deve a uma longa dívida social que a nação tem para com eles, visto que foram ...
-
-
Lage, Allene Carvalho; Macêdo, Perycles
(2022)
Este artigo objetiva compreender de que maneira a formação política e a competência técnica têm influenciado a trajetória profissional das professoras ativistas da Marcha Mundial das Mulheres em ...
-
-
Fialho, Lia Machado Fiuza; Costa, Maria Aparecida Alves da; Leite, Hugo de Oliveira
(2022)
A pesquisa insere-se no campo da história da educação e traz à baila a biografia da professora universitária Margarete Sampaio. O objetivo foi compreender como se deu a trajetória formativa da professora freireana Maria ...
-
-
Ferrari, Anderson; Bezerra, Carolina dos Santos; Castro, Roney Polato de
(2020)
O artigo constrói um histórico da campanha “Libera Meu Xixi” na Universidade Federal de Juiz de Fora, visando problematizar as tensões e os efeitos que essa política produziu tanto internamente quanto na comunidade externa. ...
-
-
Itaqui, Cintia; Ziliotto, Denise Macedo
(2020)
O artigo analisa a experiência do curso transENEM enquanto dispositivo de acesso à
Educação Superior, situando historicamente sua origem e percurso, o ingresso e
permanência dos/as alunos/as, os níveis de participação e ...
-
-
Amaral, Caroline Amaral; Ribeiro, Paula Regina Costa; Barros, Suzana da Conceição de
(2021)
Entendemos que as temáticas gênero e sexualidade são pautas da Psicologia enquanto
ciência e profissão e, em decorrência disso, são importantes na formação de
acadêmicas/os dos cursos de Psicologia Bacharelado. Para ...
-
-
Santos, Mitz Helena de Souza; Silva, Robson Guedes da
(2020)
O presente artigo busca discutir as possíveis relações entre neoliberalismo, governamentalidade e educação. Debatendo como as políticas públicas são operadoras de uma governamentalidade. Intentando refletir sobre escola e ...
-
-
Freitas, Claudia Jorge de; Dias, Gabriella de Oliveira; Baião, Jonê Carla
(2020)
Apresentamos neste texto, a partir de relatos de duas professoras/autoras, dos anos iniciais de uma escola municipal do Rio de Janeiro, um debate sobre produção curricular como política pública para o ensino das diversidades ...
-
-
Barzotto, Carlos Eduardo
(2020)
Partindo do cenário de crescente avanço contra a inclusão de gênero e sexualidade nas políticas públicas educacionais, este artigo tem como objetivo questionar quais os efeitos da proliferação do discurso antigênero no Rio ...
-
-
Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira; Maheirie, Kátia; Gesser, Marivete
(2020)
Trata-se de um artigo de pesquisa documental para a retirada dos termos de igualdade de gênero e de orientação sexual do Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024, notadamente na análise dos enunciados de parlamentares. ...
-
-
Torres-Londoño, Fernando
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-09-01)
Na América hispânica do final do século XVIII, a história natural tornou-se um campo de conhecimento acessível a um público que se distanciava de alguns botânicos e médicos, devido à presença de empresas de comunicação ...
-
-
Espíndola, Carolina dos Santos; Silveira, Juliane de Oliveira Alves
(2022)
Este artigo apresenta um estado do conhecimento (MOROSINI e FERNANDES, 2012) sobre a leitura e a escrita na Educação Infantil, temática que vem sendo cada vez mais discutida entre os pesquisadores e teóricos ...