-
-
Silva, Apolônia de Jerusalém Ferreira; Marcondes, Gláucia Siqueira; Taylor, Jeanne Corrêa Vieira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-07)
O presente trabalho busca discutir e problematizar a produção discursiva dos sujeitos e a
sua relação com as subjetividades, pensando os discursos que circunscrevem as relações
de gênero e as sexualidades e que organizam ...
-
-
Barzotto, Carlos Eduardo
(2020)
Partindo do cenário de crescente avanço contra a inclusão de gênero e sexualidade nas políticas públicas educacionais, este artigo tem como objetivo questionar quais os efeitos da proliferação do discurso antigênero no Rio ...
-
-
Almeida, Maria Rozana Rodrigues de; Ribeiro, Paula Regina Costa; Vilaça, Teresa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
O presente artigo tem, como foco, analisar as dificuldades e os obstáculos encontrados
nas narrativas de mulheres cientistas, em um ambiente inóspito, de difícil acesso e
majoritariamente masculino, como o Continente ...
-
-
Gonçalves, Amanda Emanuele Pereira; Ramalho, Carla Chagas; Matos Sobrinho, José de Andrade
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
O gênero e suas expressões ocorrem através de construções sociais em diversos espaços,
incluindo a escola. Com este entendimento, esta pesquisa teve como objetivo analisar
como professoras(es) de Educação Física encaram ...
-
-
Dal'Igna, Maria Cláudia; Scherer, Renata Porcher
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este artigo examina os modos de constituição do trabalho docente no contexto
brasileiro. Para tanto, realiza-se a análise de uma obra publicada no ano de 1982 e parte
do material empírico produzido em um grupo focal com ...
-
-
Muniz, Gardenia Oliveira; Brito, Talamira Taita Rodrigues
(2021)
A partir das análises realizadas numa pesquisa de mestrado que teve como título:
Narrativas de Professores de Ciências sobre o Mal-estar Docente: Trajetória,
Adoecimento e Permanência, defendida em 2018, destacamos alguns ...
-
-
Campos, Maria Eduarda Castelhano de; Silva, Fabiane Ferreira da; Bonetti, Alinne de Lima
(2021)
A investigação analisa teses e dissertações do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –CAPES, referentes ao assunto transexualidade na educação, com objetivo ...
-
-
Hatje, Luis Felipe
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017-10-12)
O presente artigo constitui um recorte de uma pesquisa de mestrado, que analisa
a constituição de sujeitos transgêneros, que pretende, neste momento, apresentar o
movimento de criação do grupo Transformando Vidas, ...
-
-
Souza, Igor Velho de; Calloni, Humberto; Freitas, José Vicente de
(2005)
Pretendo, nesta reflexão, transitar por alguns dos Movimentos que instauram e que são instaurados, assim como, constituem e são constituídos pelo Pensamento Humano. Tenho como “ponto de partida” este ocidentalizado início ...
-
-
Cruz, Purificación Cruz; Torres, Javier Rodríguez; Pavón, Silvia Martín
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Um artigo baseado em pesquisa de co-educação é apresentado, para verificar se
comportamentos discriminatórios ocorrem em crianças na educação infantil. A professora
dos 22 alunos (11 meninos e 11 meninas) de 4 a 5 anos, ...
-
-
Pereira, Anamaria Ladeira; Pereira, Camila Santos; Pocahy, Fernando
(2021)
Nossa inspiração centra-se em estudos feministas e pós-críticos para, a partir de vivências docentes e estudos científicos, narrarmos as possibilidades de (re)produção dos discursos de ódio em ambientes ...
-
-
Camargo, Marisa
(2007)
O presente texto tem o objetivo de discutir acerca de alguns dos direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente através da proposta de apreciação lúdico-pedagógica. Os personagens criados para protagonizar ...
-
-
Nascimento, Ladivania Medeiros do; Arruda, Ana Paula Dias Vitorino de; Santos, Uaine Maria Felix dos
(2017-05-04)
Nas últimas décadas a Educação Ambiental vem buscando sensibilizar a sociedade para a problemática ambiental, utilizando a interpretação ambiental como instrumento de comunicação. Os jardins botânicos, como ...
-
-
Cieslak, Renata; Seffner, Fernando
(2021)
O artigo aborda um conjunto de situações e questões próprias da cultura escolar, derivadas da presença de professoras e professores LGBTQIA+, bem como de alunos, alunas e alunes que igualmente são ...
-
-
Daltoé, Thaís
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2015)
-
-
Fortunato, Rafael Angelo; Castro, Elza Maria Neffa Vieira de
(EDGRAF, 2010)
O presente artigo apresenta elementos de práticas de educação ambiental não formal, desenvolvidas em atividades turísticas em favelas cariocas, como indicadores de contribuição para a minimização de conflitos socioambientais. ...
-
-
Sampaio, Carlos Alberto Cioce
(EDGRAF, 2003)
A temática do Turismo tem sido estudada sobretudo sob a ótica das Ciências
Sociais Aplicadas. Utilizando-se também de referências bibliográficas das
Ciências Humanas, este ensaio tem como objetivo sugerir proposições ...
-
-
Altmann, Helena; Mariano, Hugo Romano; Pereira, Maria Efigenia Ribeiro; Cruz, Pâmela Suelen Gama da; Martins, Deise da Silva; Coracini, Lucas Fontão Abdalla
(2023-02-01)
Este é um relato de experiência referente às oficinas sobre gênero, sexualidade e corpo
ministradas na “Unicamp de Portas Abertas” (UPA-2022), evento em que estudantes
do Ensino Médio, seus familiares e profissionais da ...
-
-
Ribeiro, Cristiane Jaques; Moraes, Camila de Freitas; Kruger, Nino Rafael Medeiros
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
O objetivo deste artigo é problematizar o lugar da população LGBT e, especialmente, da
LGBTfobia enquanto manifestação de poder que violenta e subjuga corpos, evidenciando a
negação do direito destes tanto na cidade, ...
-
-
Encarnação, Fátima Luvielmo; Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de; Novo, Magda Suzana
(2007)
Este texto trata de uma nova dimensão adotada pela Metodologia Científica, segundo a qual a mesma é capaz de sustentar o tripé Ensino, Pesquisa, Extensão, uma vez que oferece pressupostos metodológicos, qualifica e ...