-
-
Santos, Hugo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Um pouco por todo o mundo ocidental multiplicam-se iniciativas e esforços para incluir
temas relativos à diversidade de género e sexual nas políticas educativas e
consequentemente nos currículos escolares. Contudo, muito ...
-
-
Ramos, Edimauro Matheus Carriel
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Sob um olhar interdisciplinar, a obra "A conversa sobre gênero na escola: aspectos
conceituais e políticos-pedagógicos", do autor e pedagogo Marcos Ribeiro, delineia
perspectivas do trabalho docente em torno deste tema, ...
-
-
Cruz, Pâmela Cian da; Desidério, Ricardo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
A sexualidade, proposta inicialmente como tema transversal pelo PCN (BRASIL,
1997), ainda é rodeada por tabus e preconceitos, dos quais precisam ser desmistificados.
Entretanto, existem avanços significativos que contribuem ...
-
-
Daltoé, Thaís
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
O filme passa-se em uma cidade pequena; conta a história de Lucas, professor de uma creche. Durante seu divórcio, ele perde a guarda de seu filho. Após vivenciar uma fase difícil, Lucas está tentando iniciar uma vida melhor, ...
-
-
Silva, Peterson Fernando Kepps da; Maximilla, Naiana Ribeiro; Schwantes, Lavínia
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido em uma turma de
8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Pelotas, RS. Um
dos autores é professor da disciplina de Ciências ...
-
-
Graça, Priscila Machado
(2024-01-31)
O presente trabalho integra a linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores Ambientais. Aborda a temática das relações que se estabelecem entre escola e comunidade em um contexto de pesca artesanal, ...
-
-
Blankenheim, Thaís; Ramos, Natacha Führ; Pizzinato, Adolfo; Costa, Angelo Brandelli
(2020)
O presente artigo se propõe a explorar e discutir as motivações de profissionais da
Educação Infantil para a formação e capacitação nas temáticas de sexualidade e gênero.
Um questionário foi respondido por 96 participantes ...
-
-
Carvalho, Marco Aurélio de; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Super-heróis ao longo dos anos se consagraram como entretenimento de crianças,
jovens e adultos, sendo, muitas vezes, taxados preconceituosamente de cultura inútil.
No entanto, alguns educadores têm defendido o seu uso ...
-
-
Araújo, Pedro
(2023-02-01)
A teoria educacional, voltada para os estágios de desenvolvimento mental, apoiou-se na
tradição dualista do ocidente produzindo e reproduzindo polaridades, onde natureza e
corpo estão separados: “o corpo, localizado no ...
-
-
Barroso, Ramon Roberto de Jesus; Silva, Lana Claudia Macedo da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
O foco desta pesquisa é discutir como movimentos ultraconservadores, especialmente o
Movimento Escola Sem Partido tem se organizado para a retirada de estudos e reflexões
sobre gênero e sexualidade das escolas brasileiras. ...
-
-
Santana, Emilson Braga; Walczak, Aline Teresinha; Silva, Fabiane Ferreira da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
A presente escrita tem o intuito de relatar as experiências de um discente de Ciências da
Natureza – Licenciatura, em uma escola pública do interior do município de
Uruguaiana/RS. A atividade foi denominada “varal das ...
-
-
Oliveira, Cleiton Luiz Freitas de
(2016)
Nesta dissertação objetivamos pesquisar os processos de injustiça ambiental e educacional decorrentes da duplicação da BR-392 a qual liga a metade sul do estado ao Porto de Rio Grande que ocasionou a demolição de parte do ...
-
-
Pires, Marisa Barreto
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
O presente trabalho é um relato do resultado de algumas atividades
desenvolvidas ao longo do ano de 2017, na Escola Municipal de Ensino Fundamental
Prof. João de Oliveira Martins, em Rio Grande/RS, com turmas de 7º ano ...
-
-
Mafra, Welma Cristina Barbosa; Rocha, Genylton Odilon Rêgo da; Mafra, Rogério Luís Pereira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)
O presente artigo consiste em um estudo descritivo e interpretativo de natureza qualitativa
que reflete sobre memórias de heteronormatização escolar. Para tanto, foram ouvidos
quatro militantes do Movimento LGBT em ...
-
-
Amorim, Graziele Corrêa; Herneck, Heloisa Raimunda
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-07)
A instituição escolar compõe-se de uma multiplicidade de modos de pensar, agir, sentir
e arquitetar o viver. Passar, pois, a habitá-la nos propicia o convívio com um
emaranhado de temáticas que emergem inesperadamente. ...
-
-
Costa, Dhemersson Warly Santos; Silva, Carlos Augusto Silva
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-02-20)
Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivida por um
estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas durante o estágio
supervisionado em uma escola de ensino fundamental localizada ...
-
-
Freitas, Claudia Jorge de; Baião, Jonê Carla
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
O texto é parte de uma dissertação de mestrado, já concluída, que investigou cenas e
narrativas em uma escola pública do ensino fundamental, na cidade do Rio de Janeiro,
que envolvem uma criança de 9 anos que desestabiliza ...
-
-
Cassal, Luan Carpes Barros; Oliveira, Tainá dos Santos
(Ed. da FURG, 2023-07)
Diante das condições opressivas presentes nos espaços formativos e do aumento da
violência letal contra população LGBTI+, parece imprescindível considerarmos a
escola, também, como lugar de produção do viver. Entendemos ...