-
-
Nascimento, Thatiane Oliveira; Silva, Ana Paula Bispo da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Estudos sobre gênero têm destacado a necessidade de rever práticas pedagógicas de
forma a refletir sobre a igualdade de direitos em sala de aula. Este trabalho apresenta um
relato de experiência que teve como objetivo ...
-
-
RIZZA, Juliana Lapa; Silva, Gisele Ruiz
(Ed. da FURG, 2022)
-
-
Silva Junior, Alcidesio Oliveira da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Um corpo minúsculo adentra a sala de aula. Contrastando com sua presença acanhada,
uma lufada de desordem é provocada por Mário e seu vestido cor-de-rosa, dando luz a
um silêncio atônito, assaltado, da ordem do ineditismo. ...
-
-
Iwamoto, Thiago Camargo; Cardoso, Taynara Reges; Oliveira, Leonardo Mercês de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
O presente trabalho tem como objetivo realizar um relato de experiência das
intervenções e formação de discentes do curso de Educação Física, relacionando com a
práxis pedagógica vivenciada no Programa Institucional de ...
-
-
Pocahy, Fernando Altair
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)
O texto apresenta um relato de experimentações em ensino-pesquisa-extensão no
campo-tema dos estudos de gênero, sexualidade, envelhecimento e relações étnicoraciais, a partir de uma ação institucional, com o objetivo de ...
-
-
Ávila, Dárcia Amaro
(2014)
É na busca por compreender a inserção e participação de mulheres na política partidária na contemporaneidade que esta dissertação, situada na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Utopias, tem como objetivo analisar as ...
-
-
Stefanelli, Francisca Alves da Silva; Xavier Filha, Constantina
(2021)
A pesquisa teve por objetivo identificar a constituição de feminilidades nos livros para a infância que integraram os acervos das obras complementares do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). ...
-
-
Pereira, Marlyson Junio Alvarenga; Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos; Mazzei, Luiz Davi
(2021)
Os percursos teóricos-metodológicos, suas rupturas, (des)continuidades e poéticas são trazidos, neste texto, ao nosso olhar. Pesquisas científicas, por vezes, preocupadas com os resultados de seus estudos terminam por ...
-
-
Silva, Apolônia de Jerusalém Ferreira; Castro, Roney Polato de
(2023-02-01)
O artigo tem como foco as discussões realizadas em uma pesquisa de doutorado em
educação, cuja discussão dialoga com alguns dos pressupostos foucaultianos para
pensar questões de gênero e sexualidade nos processos de ...
-
-
Araújo, Pedro
(2023-02-01)
A teoria educacional, voltada para os estágios de desenvolvimento mental, apoiou-se na
tradição dualista do ocidente produzindo e reproduzindo polaridades, onde natureza e
corpo estão separados: “o corpo, localizado no ...
-
-
Bastos, Elisa Cordeiro
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
-
-
Elesbão, Eliane da Silva
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
A construção de um boneco de meia e jornal motiva alunos do 1º ano de uma escola da rede
pública municipal a discutir sobre questões de gênero, sexualidade e raça.
-
-
Amaral, Caroline Amaral
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
Discutir sobre sexualidade dentro do ambiente escolar para muitos/as professores/as é
um grande desafio. Lidar com uma turma de crianças e adolescentes pode trazer alguns
assuntos para dentro da sala de aula, podendo ...
-
-
Silva, Fabiane Ferreira da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
Muitas mulheres foram (e ainda são) excluídas da produção do conhecimento. Mesmo com as
mudanças ocorridas quanto ao acesso à educação e ao Ensino Superior por parte das
mulheres, a representação de quem faz e pode fazer ...
-
-
Ribeiro, Paula Regina Costa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
O Curso Gênero e Diversidade na Escola – GDE Extensão, dá continuidade às
atividades de ensino, pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola –
GESE. O mesmo foi financiado pelo Ministério da Educação, ...
-
-
Avila, Milena Aires de; Feitosa, Raphael Alves; Santos, Felipe Ramon
(2020)
A partir de subsídios teóricos baseados em uma teoria social crítica e feminista,
buscamos dar sentido crítico para a formação docente, tendo em vista a construção de
uma narrativa sobre uma experiência educativa relacionada ...
-
-
Bonilha, Luana Barbarelli; Lima, Luciana Pereira de
(2020)
Este artigo tem como objetivo apresentar um levantamento e análise de políticas públicas federais brasileiras que abordam questões de gênero na Educação Infantil. O levantamento de dados ocorreu no site do Ministério da ...
-
-
Silva, Ester Carolina Martins da; Costa, Mariana Esteves da; Ribeiro, Luiz Paulo
(2023-02-01)
Esta pesquisa teve como objetivo verificar as produções acadêmicas (artigos) sobre a
correlação Gênero e Educação entre os anos de 2000 e 2018. O percurso metodológico
da pesquisa de análise sistemática de literatura ...
-
-
França, Fabiane Freire; Felipe, Delton Aparecido
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-05)
O objetivo deste artigo consiste em analisar os discursos de gênero e raça de docentes
da Educação Básica, na etapa do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais, do
Estado do Paraná-Brasil. Os dados apresentados foram ...
-
-
Martins, Kátia Batista
(2021)
Nesta pesquisa buscou-se investigar os processos educativos desencadeados em uma brinquedoteca com foco nas relações de gênero e sexualidades imbricadas nos brincares. Pautada na pesquisa qualitativa em educação e na análise ...