-
-
Assumpção, Ana Paula Vieira de Andrade; Freitas, Silvia Garcia de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-02-16)
A importância de discutir, em sala de aula, temáticas relacionadas a gênero,
à sexualidade, à identidade dá-se pelo simples fato de que vivemos em uma sociedade
em que a diversidade existe, mas que é frequentemente ...
-
-
Vieira, Taís Lima; Ferrari, Anderson; Castro, Roney Polato de
(2021)
O artigo propõe-se a dialogar com os estudos de gênero contemporâneos para pensar a produção de corpos dissidentes, a partir dos argumentos utilizados por um juiz e uma juíza ao analisarem solicitações de garantia ...
-
-
Bastos, Ludimila Corrêa; Eiterer, Carmem Lucia
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
O texto apresenta análise de dados produzidos no âmbito de pesquisa de doutoramento.
A pesquisa de natureza qualitativa apoia-se em entrevistas semi-estruturadas. As autoras
que dão suporte as análises são principalmente ...
-
-
Paixão, Márcia Eliane Leindcker da; Stock, Brunna Sordi; Silva, Caroline Silva da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-06)
Este artigo tem como foco o relato de experiência de uma DCG (Disciplina
Complementar de Graduação) oferecida no Curso de Pedagogia Diurno, sendo
aberta a toda comunidade estudantil da Universidade Federal de Santa
Maria/RS. ...
-
-
Mendonça, Amanda de; Moura, Fernanda; Aquino, Renata
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Este texto parte da concepção de que gênero e sexualidade são partes integrantes do
direito à educação, estabelecido constitucionalmente no Brasil. Essa premissa é
norteadora para as reflexões propostas em relação aos ...
-
-
Souza, Elaine de Jesus; Rocha, Eugerbia Paula da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
A Educação Sexual constitui um campo transdisciplinar que abrange discursos sobre
sexualidade e gênero entremeados na cultura e relações de poder. O objetivo foi
problematizar o/s modo/s de incorporação (ou não) da ...
-
-
Oliveira, Johnny Chaves de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
O presente artigo objetiva compreender como os currículos de Pedagogia abordam as
temáticas de gênero e sexualidades na formação docente. Como referencial teórico,
adota-se as reflexões de Michel Foucault, Joan Scott, ...
-
-
Silva, Elder Luan dos Santos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
Esse texto tem como objetivo refletir os processos de silenciamentos e invisibilidades
das questões de gênero e sexualidade nos currículos oficiais dos cursos de graduação e
nas políticas institucionais de permanência e ...
-
-
Oliveira, Francis Fonseca; Santos, Claudiene
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
Estudos masculinistas são estudos de matriz feminista sobre masculinidades, que
analisam relações de gênero e suas interseccionalidades. Este trabalho visou analisar
quali-quantitativamente como masculinidades e juventudes ...
-
-
Bahiana, Mariane de Almeida; Brito, Leandro Teofilo de; Fonseca, Michele Pereira Souza da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este artigo discute narrativas de professoras regentes em atuação na educação infantil,
problematizando se os efeitos performativos da enunciação “ideologia de gênero”
afetaram (ou não) o trabalho docente com a infância. ...
-
-
Costa, Diego Ravarotto da
(2020)
A partir de uma literariedade às avessas, o sonetista brasileiro Glauco Mattoso tece escritos que reverberam um trajeto e um projeto tanto literários quanto identitários e que desembocam na instituição de uma poética ...
-
-
Blankenheim, Thaís; Ramos, Natacha Führ; Pizzinato, Adolfo; Costa, Angelo Brandelli
(2020)
O presente artigo se propõe a explorar e discutir as motivações de profissionais da
Educação Infantil para a formação e capacitação nas temáticas de sexualidade e gênero.
Um questionário foi respondido por 96 participantes ...
-
-
Carvalho, Marco Aurélio de; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Super-heróis ao longo dos anos se consagraram como entretenimento de crianças,
jovens e adultos, sendo, muitas vezes, taxados preconceituosamente de cultura inútil.
No entanto, alguns educadores têm defendido o seu uso ...
-
-
Pereira, Lara Torrada
(2019)
Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação Científica: Implicações das Práticas Científicas na Constituição dos Sujeitos" e ...
-
-
Nascimento, Thatiane Oliveira; Silva, Ana Paula Bispo da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Estudos sobre gênero têm destacado a necessidade de rever práticas pedagógicas de
forma a refletir sobre a igualdade de direitos em sala de aula. Este trabalho apresenta um
relato de experiência que teve como objetivo ...
-
-
Silva Junior, Alcidesio Oliveira da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Um corpo minúsculo adentra a sala de aula. Contrastando com sua presença acanhada,
uma lufada de desordem é provocada por Mário e seu vestido cor-de-rosa, dando luz a
um silêncio atônito, assaltado, da ordem do ineditismo. ...
-
-
Iwamoto, Thiago Camargo; Cardoso, Taynara Reges; Oliveira, Leonardo Mercês de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
O presente trabalho tem como objetivo realizar um relato de experiência das
intervenções e formação de discentes do curso de Educação Física, relacionando com a
práxis pedagógica vivenciada no Programa Institucional de ...
-
-
Pocahy, Fernando Altair
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)
O texto apresenta um relato de experimentações em ensino-pesquisa-extensão no
campo-tema dos estudos de gênero, sexualidade, envelhecimento e relações étnicoraciais, a partir de uma ação institucional, com o objetivo de ...
-
-
Ávila, Dárcia Amaro
(2014)
É na busca por compreender a inserção e participação de mulheres na política partidária na contemporaneidade que esta dissertação, situada na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Utopias, tem como objetivo analisar as ...
-
-
Silva, Lisiana Lawson Terra da
(2017)
Esta dissertação visa estudar como a sociedade ateniense do século V articulava social e politicamente, a elaboração de um modelo do feminino que era expresso através de uma visão masculina sobre as mulheres e como isso ...