-
-
Xavier Filha, Constantina
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017-11)
O artigo tem por objetivo discutir sobre os conceitos de educação sexual, orientação
sexual e educação para a sexualidade. A opção teórica é pelo termo educação(ões) para a(s)
sexualidade(s). Pretendo no presente artigo, ...
-
-
Pereira, Lorena Kelly Alves; Fernandes, Francisete Pereira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-06)
Este artigo tem por objetivo relatar os primeiros passos do surgimento do debate sobre gênero e diversidade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará –IFCE campus Crato a partir da ...
-
-
Amorim, Graziele Corrêa; Herneck, Heloisa Raimunda
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-07)
A instituição escolar compõe-se de uma multiplicidade de modos de pensar, agir, sentir
e arquitetar o viver. Passar, pois, a habitá-la nos propicia o convívio com um
emaranhado de temáticas que emergem inesperadamente. ...
-
-
Ferreira, Renata Coutinho
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-08)
Pretendo, neste breve artigo, tecer um panorama entre as teorias feministas africanas e
as teorias amefricanas. Buscando a possibilidade de observação entre os respectivos
estudos, visando compreender a importância que ...
-
-
Barrosa, Lucas Alves Lima
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017)
O presente trabalho faz parte de minha pesquisa de conclusão de curso “Sujeitos
masculinos e femininos na Educação Matemática: uma análise de gênero sob a ótica
discursiva de docentes matemáticos”, para obtenção do título ...
-
-
Mateos, Antonio
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017)
La igualdad entre sexos es una conquista por hacer. La propia UNESCO lo ha
declarado una prioridad (ONU, 2106). La legislación española en esta materia ha ido
experimentando avances en los últimos años. Sin embargo, las ...
-
-
Rosa, Mislene Aparecida Gonçalves; Quirino, Raquel
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-08)
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a divisão sexual do trabalho como forma de
segregação das mulheres trabalhadoras, busca-se verificar quais os critérios vigentes e
quais os argumentos utilizados, para explicitar ...
-
-
Santos, Maria das Graças Moura; Costa, Dhemersson Warly Santos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-07)
Este artigo é fruto do recorte inicial de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de
Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, campus de Altamira.
Buscarei nas linhas que entrelaçam esse texto tracejar ...
-
-
Pereira, Cleyton Feitosa; Lage, Allene Carvalho
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-02)
Através de uma pesquisa bibliográfica, com foco nas obras “Educação como
Prática da Liberdade” e “Pedagogia do Oprimido”, tecemos reflexões e conexões entre o
pensamento freireano e a luta cotidiana do Movimento LGBT. ...
-
-
Tolentino, Juliana Gonçalves
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-07)
O presente trabalho visou abordar alguns apontamentos sobre o problema do negro
no Brasil, num plano mais geral, e a questão das mulheres negras, de maneira mais
específica, através do pensamento da intelectual negra ...
-
-
França, Fabiane Freire; Felipe, Delton Aparecido
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-05)
O objetivo deste artigo consiste em analisar os discursos de gênero e raça de docentes
da Educação Básica, na etapa do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais, do
Estado do Paraná-Brasil. Os dados apresentados foram ...
-
-
Polizel, Alexandre Luiz
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-05)
Este trabalho tem por objetivo traçar considerações acerca da constituição de
relatos formativos de um corpo negro, mulher trans e pedagogo em sua trajetória nos
espaços educacionais. Faz-se isto sob a perspectiva ...
-
-
Figueiredo, Roniel Santos; Souza, Marcos Lopes de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-09)
As discussões sobre história e cultura africana e afro-brasileira entraram no currículo
escolar de maneira mais enfática após a lei 10639/2003. Contudo, tendo em vista o
contexto histórico eurocêntrico que faz parte da ...
-
-
Ramos, Edimauro Matheus Carriel; Gonçalves, Aracely Mehl
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12)
Esta pesquisa parte da revisão bibliográfica pertinente ao gênero no viés da educação e
busca discutir as relações de gênero no espaço da Educação Infantil. No tocante ao
gênero, voltamos os olhares para três livros da ...
-
-
Silveira, Natália Prestes
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Vemos que a internet tem feito, cada vez mais, parte do cotidiano de crianças e jovens,
atuando na sua educação. Diante disso, o site da Barbie constitui um dos muitos sites de
entretenimento disponíveis para esse público. ...
-
-
Zacarias, Alexandre; Oliveira, Elizabete Maria de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12)
Este artigo analisa a concepção de alunas e alunos a respeito da temática “gênero e
família”, segundo um processo de didatização, em quatro etapas, realizado numa Escola
de Referência em Ensino Médio, Recife-PE, envolvendo ...
-
-
Martins, Kátia Batista; Ribeiro, Cláudia Maria
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12)
Este estudo é um recorte da pesquisa de mestrado, que investigou os processos
educativos desencadeados numa brinquedoteca, com foco nas relações de gênero e
sexualidades imbricadas nos brincares. Pautada na pesquisa ...
-
-
Pires, Marisa Barreto
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
O presente trabalho é um relato do resultado de algumas atividades
desenvolvidas ao longo do ano de 2017, na Escola Municipal de Ensino Fundamental
Prof. João de Oliveira Martins, em Rio Grande/RS, com turmas de 7º ano ...
-
-
Ferreira, Gisele Martins; Silva, Andréia Alves Correa da; Amaral, Angélica do Nascimento
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Devido a grande diferença social dos gêneros, as pessoas do sexo feminino são
submetidas a diversos preconceitos baseados na supremacia masculina. O objetivo do
presente trabalho é apresentar uma metodologia de problematização ...
-
-
Pavei, Katiuci; Pereira, Camila Santos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-11)
Esta experiência docente sobre violência contra mulheres foi realizada na EJA.
Apresentaremos o uso didático de uma música como naturalizadora de práticas
violentas. As/os estudantes demonstraram criticidade, aversão, ...