-
-
Paixão, Márcia Eliane Leindcker da; Stock, Brunna Sordi; Silva, Caroline Silva da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-06)
Este artigo tem como foco o relato de experiência de uma DCG (Disciplina
Complementar de Graduação) oferecida no Curso de Pedagogia Diurno, sendo
aberta a toda comunidade estudantil da Universidade Federal de Santa
Maria/RS. ...
-
-
Frick, Loriane Trombini; Mouro, Karianny Aparecida Gerotto del; Kiessow, Alysson Mateus Rabelo; Prochnow, Ígor; Coldebella, Joyce; Neves, Leidyane Tiberio
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Este trabalho visa descrever as ações de um projeto de extensão, dentro da universidade,
que tem por objetivo construir ações, a partir da interação dialógica com a comunidade,
para a promoção da equidade de gênero e da ...
-
-
Silveira, Verônica Canteiro
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12)
O presente relato busca divulgar os trabalhos que vem sendo desenvolvidos nas aulas de
História sobre as questões de gênero, com o intuito de proporcionar discussões que
permitam refletir sobre o tema, buscando a igualdade ...
-
-
Araújo, Jonas Mateus Ferreira; Silva, Wanderson Diogo Andrade da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
O presente relato é fruto do Projeto Educação, Gênero e Sexualidade – PEGS, que
consistiu em uma pesquisa-ação desenvolvida durante os anos de 2015 a 2017 na escola
Liceu de Iguatu – CE com o objetivo de compreender como ...
-
-
Rodrigues, Walace; Sousa, Jane Guimarães; Andrade, Karylleila dos Santos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12)
Este artigo tem por objetivo discutir e refletir a importância das cantigas de Lindô como
fator contribuinte para a valorização cultural do Quilombo Cocalinho. A pesquisa para
esse artigo foi qualitativa, partindo de ...
-
-
Soares, Rodrigo Lemos; Cavalheiro, Ariana Souza; Bussoletti, Denise Marcos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Entendendo que os Terreiros de Quimbanda como espaços educativos, esta pesquisa
aponta resultados de análises de seis visitas a dois Centros Espíritas de Quimbanda do
município do Rio Grande, Rio Grande do Sul. O objetivo ...
-
-
Reis, Neilton dos; Leal, Leandro; Castro, Roney Polato de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Esse trabalho emerge a partir de reflexões de duas pesquisas de doutorado em Educação
que buscam pensar as questões relacionadas à transgressão ao binário gênero
(feminino/masculino) em um diálogo com as filosofias da ...
-
-
Agreli, Milene Soares; Bruns, Maria Alves de Toledo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Este artigo é uma revisão bibliográfica realizada durante a tese de doutorado A inclusão
da diversidade sexual na Universidade, desenvolvida no Programa de Pós-graduação
em Psicologia da FFCLRP/USP. Propomos neste artigo ...
-
-
Sá-Silva, Jackson Ronie; Silva, Raimundo José Pereira da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Este artigo apresenta uma análise teórica documental que tensiona e problematiza as
ideias de infância, educação infantil, educação sexual e pedofilização social compiladas
em materiais bibliográficos cuja centralidade ...
-
-
Pedra, Gabrielle Farias
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
As crianças, cada vez mais, estão se apropriando das diferentes tecnologias, sendo a
plataforma YouTube uma delas. Ao se tornarem youtubers, as crianças produzem
vídeos e apresentam suas experiências e, nessa dinâmica, ...
-
-
Silva, Apolônia de Jerusalém Ferreira; Marcondes, Gláucia Siqueira; Taylor, Jeanne Corrêa Vieira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-07)
O presente trabalho busca discutir e problematizar a produção discursiva dos sujeitos e a
sua relação com as subjetividades, pensando os discursos que circunscrevem as relações
de gênero e as sexualidades e que organizam ...
-
-
Campos, Mariana de Lima
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Propõe-se uma discussão acerca da relevância da inserção da temática das violências
contra as mulheres nas escolas, evidenciando o papel da disciplina Sociologia. A partir
dos princípios epistemológicos de estranhamento ...
-
-
Oliveira, Ribamar José de; Fortes, Lore
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-02-07)
A partir do pensamento de Albuquerque Junior (2013) sobre a comemoração como a
experiência de um tempo fronteiriço e diante das reflexões de Barroso (2018) sobre o
riso do brincante nas cenas de Reisado nordestino, o ...
-
-
Batista, Ana Carolina e Souza; Carvalho, Bruno Machado de Souza; Franco, Heloísa de Lima Alves; Alvarenga, Hugo Horta Tanizaka de Alvarenga; Laurindo, Jeferson Ulisses Barreto
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-06)
O presente artigo buscou investigar como o atendimento psicológico é conduzido ao
público LGBTI+, tendo em vista o Código de Ética Profissional para nortear seu exercício
clínico que estabelece normas de atuação para os ...
-
-
Gonini, Fátima Aparecida Coelho; Petrenas, Rita de Cássia; Mokwa, Valéria Marta Nonato Fernandes
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12)
Buscamos refletir sobre a presença de homens no curso de Pedagogia, caracterizado
como curso feminino, nas últimas décadas, em nosso país. Para atingir o objetivo,
realizamos levantamento bibliográfico e aplicamos um ...
-
-
Nascimento, Stefany Silva do; Santos, Odair José Silva dos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-07)
O artigo aqui apresentado tem o objetivo de discutir sobre a função do aluno, leitor em
formação, no processo de leitura literária, compreendendo esse estudante como um
elemento primordial para que haja a significação ...
-
-
Ramos, Edimauro Matheus Carriel
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-07)
O presente estudo se embasa na revisão bibliográfica e em um relato de experiência
sobre a inserção da temática gênero no curso de Pedagogia das Faculdades Integradas
de Itararé (FAFIT), no interior de São Paulo. Os dados ...
-
-
Vieira, Hamilton Edio Santos; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
O texto propõe pensar a diversidade sexual a partir da perspectiva dos saberes docentes,
procurando apontar uma possível leitura da relação entre ambos a partir de narrativas
docentes. Ao se pensar os saberes docentes ...
-
-
Simões, Aline Giorgis Santos; Voss, Dulce Mari Silva
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Esse estudo origina-se de uma pesquisa bibliográfica de textos publicados no Portal da
Associação Nacional de Pesquisadores da Educação (ANPED) pelo Grupo de Trabalho
Gênero, Sexualidade e Educação (GT23) acerca da ...
-
-
Neumann, Patrícia
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Gênero e altas habilidades/superdotação (AH/SD), juntos, é um tema contemporâneos
na educação e sociedade. Assim, o objetivo deste texto foi pensar sobre a desigualdade
de gênero nas AH/SD. O método foi bibliográfico, a ...