-
-
Pereira, Eveline Caren Genesini
(2018)
A presente dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, situada na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Utopias. Aborda como ...
-
-
Marques, Liane Orcelli
(2015)
A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e teve como objetivo principal compreender como as ...
-
-
Hernani, Maria de Los Angeles Chavez
(2016)
A presente dissertação busca abordar a questão da formação inicial de professores depedagogia em um estudo comparativo entre Peru e Brasil. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar as normatizações e currículo ...
-
-
Silveira, Maria Caroline Aguiar da
(2019)
A formação de professores está vinculada aos saberes construídos ao longo do percurso formativo, para além dos estabelecidos no currículo. Porém, no percurso de formação curricular institucional, tornam-se mais evidentes ...
-
-
Linck, Lucas Costa
(2018)
A presente dissertação teve como temática os currículos de formação inicial em Educação Física e os espaços de atuação não escolares e objetivou identificar e problematizar as relações potentes entre esses currículos e a ...
-
-
Cavalheiro, Ariana Souza
(2016)
Esta pesquisa tem como objetivo analisar se/como as discussões sobre os gêneros e as sexualidades estão sendo apresentadas dentro do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Programa destinado à ...
-
-
Neves, Júlia Guimarães
(2016)
A dissertação intitulada Histórias de vida no contexto da Educação Popular: narrativas, projetos de vida e (auto)formação foi desenvolvida no âmbito do curso pré-universitário popular Maxximus, vinculado ao Programa de ...
-
-
Lima, Luciano Soares
(2018)
Torna-se imperativo que os processos educativos contemplem questões relacionadas a valores etico-estéticos que possibilitem questionamentos e tomadas de posição com relação à importância de uma vida pautada pela boa ...
-
-
Ferreira, Daiane Ferreira
(2018)
A presente dissertação integra a linha de pesquisa Educação, Linguagens e Utopias, do programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu, da Universidade Federal Do Rio Grande - FURG. A pesquisa tem como objetivo compreender ...
-
-
Correa, Camila Bottero
(2017)
Esta dissertação tem por objetivo problematizar como os discursos da inclusão escolar, materializados em documentos oficiais, colocam em funcionamento estratégias de governamento que operam sobre os normais. Para tanto, ...
-
-
Silva, Alessandra Nery Obelar da
(2014)
O presente trabalho tem por finalidade investigar e analisar as contribuições das ações
vinculadas ao Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE), da
Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O ...
-
-
Alvarenga, Bruna Telmo
(2016)
A presente pesquisa tem por finalidade investigar e compreender as percepções e as ações de ensino promovidas pelos docentes que atuam nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, em decorrência ...
-
-
Porciuncula, Eduarda de Mello
(2016)
O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar como os discursos veiculados nas revistas Nova Escola e Pátio distribuídas pelo PNBE para as escolas públicas de Educação Infantil vêm instituindo formas de se compreender ...
-
-
Funchal, Fernanda Acosta
(2021)
Esta pesquisa apresenta e problematiza aspectos relevantes da experiência de internacionalização da FURG a partir dos sujeitos do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC/OEA). Tal investigação acontece ...
-
-
Silva, Marlon Silveira da
(2016)
Em consonância com o projeto de Brasil republicano de base higienista e eugenista, grande parte dos discursos produzidos pela intelectualidade brasileira defenderam a escola e a família como espaços estratégicos de ...
-
-
Brião, Eliane Costa
(2019)
Esta dissertação apresenta uma pesquisa que busca responder a seguinte questão: De que modo a leitura e a escrita vêm sendo propostas no contexto das políticas nacionais para a Educação Infantil entre os anos de 1996 até ...
-
-
Vargas, Vanessa Alves
(2015)
A presente dissertação, intitulada "Linguagens infantis: As infâncias vividas nos momentos do brincar na Educação Infantil", está inserida na linha de pesquisa "Educação, Linguagens e Utopias", do Programa de Pós-Graduação ...
-
-
Amaral, Caroline Amaral
(2017)
Esta dissertação tem por objetivo analisar os significados que são produzidos e reproduzidos na e pela literatura juvenil contemporânea acerca das identidades sexuais e de gêneros. O material empírico é composto por sete ...
-
-
Arruda, Kelly de Aguiar
(2018)
Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, na Linha de Pesquisa "Espaços e Tempos Educativos", com apoio financeiro do CNPq. A questão ...
-
-
Quispe, Carlos David Laura
(2015)
O propósito deste estudo é compreender os níveis de satisfação usuária de professores, em relação ao uso dos entornos de aprendizagem baseado nos modelos pedagógicos 1:1; assim como estabelecer os principais fatores que ...