-
-
Avila, Milena Aires de; Feitosa, Raphael Alves; Santos, Felipe Ramon
(2020)
A partir de subsídios teóricos baseados em uma teoria social crítica e feminista,
buscamos dar sentido crítico para a formação docente, tendo em vista a construção de
uma narrativa sobre uma experiência educativa relacionada ...
-
-
Bonilha, Luana Barbarelli; Lima, Luciana Pereira de
(2020)
Este artigo tem como objetivo apresentar um levantamento e análise de políticas públicas federais brasileiras que abordam questões de gênero na Educação Infantil. O levantamento de dados ocorreu no site do Ministério da ...
-
-
Silva, Ester Carolina Martins da; Costa, Mariana Esteves da; Ribeiro, Luiz Paulo
(2023-02-01)
Esta pesquisa teve como objetivo verificar as produções acadêmicas (artigos) sobre a
correlação Gênero e Educação entre os anos de 2000 e 2018. O percurso metodológico
da pesquisa de análise sistemática de literatura ...
-
-
França, Fabiane Freire; Felipe, Delton Aparecido
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-05)
O objetivo deste artigo consiste em analisar os discursos de gênero e raça de docentes
da Educação Básica, na etapa do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais, do
Estado do Paraná-Brasil. Os dados apresentados foram ...
-
-
Martins, Kátia Batista
(2021)
Nesta pesquisa buscou-se investigar os processos educativos desencadeados em uma brinquedoteca com foco nas relações de gênero e sexualidades imbricadas nos brincares. Pautada na pesquisa qualitativa em educação e na análise ...
-
-
Silva, Juliana Collares da; Maraschin, André de Azambuja; Funari, Catiúcia Anselmo; Mello, Elena Maria Billig; Junqueira, Sônia Maria da Silva
(2020)
O presente artigo discute a diversidade sexual e de gênero na BNCC, a partir de olhares e perspectivas freireanas, na intenção de conhecer de que forma a Base aborda estas temáticas no documento final, publicado em 2018. ...
-
-
Barroso, Ramon Roberto de Jesus; Silva, Lana Claudia Macedo da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
O foco desta pesquisa é discutir como movimentos ultraconservadores, especialmente o
Movimento Escola Sem Partido tem se organizado para a retirada de estudos e reflexões
sobre gênero e sexualidade das escolas brasileiras. ...
-
-
Silva, Patrick dos Santos; Herneck, Heloisa Raimunda; Silva, Apolônia de Jerusalém Ferreira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
No ambiente escolar, os/as educandos/as protagonizam dimensões da sexualidade em
conversas, nos namoros, nos bilhetes trocados. Na tentativa de desenvolver uma
sexualidade saudável e sem preconceitos, foi desenvolvido ...
-
-
Santana, Mauro Simões de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Este artigo pretende analisar o fenômeno da neutralização de gênero na língua
portuguesa reivindicado por ativistas do movimento LBTQIA+ como instrumento de
luta por equidade de direitos e contra a discriminação de gênero. ...
-
-
Brício, Vilma Nonato de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)
Este artigo tem como objetivo apresentar o Grupo Experimentações - Grupo de estudos
e pesquisas em currículo, subjetividade e sexualidade na Educação Básica, da
Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de ...
-
-
Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes; Rizza, Juliana Lapa; Boer, Raphael Albuquerque de; Ruiz, Gisele Silva; Vargas, Juliana Ribeiro de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)
O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) completa seus 20 anos de vivências
diálogos e debates acerca das temáticas de corpos, gênero e sexualidade, tanto nas escolas,
quanto nos mais diversos espaços educativos. ...
-
-
Medeiros, Tatiana Roberta; Rosa, Marcelo Victor da; Castro, Jeimis Nogueira de
(2023-02-01)
O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que procurou investigar as
práticas pedagógicas e as hierarquias de gêneros de discentes do nono ano do Ensino
Fundamental da rede municipal de Quatis (RJ). Foi ...
-
-
Sardá-Vieira, Marcos; Bess, Márcio Luiz; Lopes, Vando Ferreira
(2021)
Neste artigo analisamos as nuances relativas à identidade moral e expressão de gênero e sexualidades por meio de desenhos artísticos produzidos por adolescentes e jovens estudantes do Ensino Médio. Nosso ...
-
-
Romero, Jéssica Fiorini; Baliscei, João Paulo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Em um recorte de três personagens que compõem as animações Os Incríveis (2004;
2018) - Helena, Violeta e Evelyn -, percebemos que há caracterizações específicas e
distintas na formação de suas feminilidades. Sendo elas ...
-
-
Pedra, Gabrielle Farias
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
As crianças, cada vez mais, estão se apropriando das diferentes tecnologias, sendo a
plataforma YouTube uma delas. Ao se tornarem youtubers, as crianças produzem
vídeos e apresentam suas experiências e, nessa dinâmica, ...
-
-
Gomes, Sidmar Silveira; Batista, Matheus Henrique Messias
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)
Almejou-se analisar como a contação de histórias por meio de uma personagem Drag
Queen pode fomentar questionamentos acerca de uma sociedade calcada em normas
binárias de gênero e a introdução de crianças nas discussões ...
-
-
Oliveira, Danilo Araújo de; Ferrari, Anderson
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-09)
O conceito de interseccionalidade é tomado como aposta na
problematização do sujeito na sua relação com o saber e currículo. Para isso, é a escola
e o investimento na sala de aula que é o foco da nossa análise. Quais os ...
-
-
Pereira, Lorena Kelly Alves; Fernandes, Francisete Pereira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-06)
Este artigo tem por objetivo relatar os primeiros passos do surgimento do debate sobre gênero e diversidade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará –IFCE campus Crato a partir da ...
-
-
Cagnin, Daiane Cecília; Spaziani, Raquel Baptista
(2023-02-01)
Desde a pequena infância, as meninas são apresentadas aos modos de agir, de se
expressar e se comportar por meio de múltiplos artefatos culturais, que, voltados à
infância, também são pedagogias de gênero. Este artigo ...
-
-
Vargas, Juliana Ribeiro de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-02-07)
Analiso, neste estudo, discursos circulantes nos processos de escolarização da
população feminina encaminharam um modo específico para que meninas e jovens
constituíssem determinados comportamentos entendidos como adequados ...